Menu fechado

[DICA] Barra anti-torção ! Saiba porque usar [ilustrado]

Clube do Gol Fóruns Clube do Gol Quadrado G1 – Mecânica e Manutenção [DICA] Barra anti-torção ! Saiba porque usar [ilustrado]

Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 24 do total)
  • Autor
    Posts
  • #1010118645
    Anônimo
      Pesquisando um pouco sobre suspensão achei algumas ilustrações interessantes quanto ao uso de alguns componentes de reforço na suspensão e sua eficácia.

      Barra Anti Torção Superior e Inferior

      No impacto simultâneo devido a irregularidades no solo/obstáculos. Parte da força exercida é transferida para a carroceria.

      Veículos Sem Barra Anti Torção:

      Imagem

      Veículos Com Barra Anti Torção:

      Imagem

      Em Curvas a força exercida e a transferência de peso concentram-se aumentando a torção da carroceria e diminuindo a dirigibilidade:

      Veículos Sem Barra Anti Torção em Curvas:

      Imagem

      Veículos Com Barra Anti Torção em Curvas:

      Imagem

      Barra Estabilizadora:

      A barra estabilizadora, ou simplesmente estabilizador, consiste em uma ligação entre as suspensões das duas rodas de um mesmo eixo, com o fim de estabelecer um vínculo entre seus movimentos. Em uma curva, com a inclinação da carroceria (rolagem), as rodas externas à curva tendem a comprimir as respectivas molas, enquanto as internas à curva tendem a se afastar da carroceria, distendendo suas molas.

      É aqui que entra o estabilizador: ao “amarrar” com certa flexibilidade as rodas interna e externa de cada eixo, ele as mantém mais niveladas, reduzindo a inclinação da carroceria. Esse efeito é tanto maior quanto mais espessa for a barra.

      O efeito de amarração do estabilizador só aparece quando as rodas do mesmo eixo se movimentam de forma desigual, como as passar por um obstáculo com apenas um lado do carro.

      Veículos Sem Barra Estabilizadora em Curvas:

      Imagem

      Veículos Com Barra Estabilizadora em Curvas:

      Imagem

      * Créditos arrancadabr.com

      #1010118673
      Anônimo
        Isso mesmo Bueno, vai fazer com que o carro escape da curva, pois não vai ter a torção adequada pra fazer a curva, vai deixar o carro com as 4 rodas pra cima kkk
        #1010118675
        Anônimo
          Descobri em outro tópico que não marquei,

          no momento de instalação da barra antitorção inferior no gol quadrado ocorre da barra bater no tubo de escape e é necessário dar um retrabalhinho no tubo, subí-lo, aquecer e mexer, os caras que mexem em escape já o fazem, aí não faz barulho de tubo batendo em barra.

          #1010118677
          Anônimo
            O meu carro já está com o túnel trincado (cerca de uns 5 cm?),é aconselhável colocar a barra ou pode piorar a situação ?
            #1010118679
            Anônimo
              Richard Thiago escreveu:O meu carro já está com o túnel trincado (cerca de uns 5 cm?),é aconselhável colocar a barra ou pode piorar a situação ?

              é aconselhável levar num funileiro (acho que é funileiro que faz) para reforçar este túnel e soldá-lo e aí sim você coloca a barra, pois a tendência desses 5cm é abrir mais… :/

              :bb:

            Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 24 do total)
            • Você deve fazer login para responder a este tópico.