Clube do Gol › Fóruns › Clube do Gol G5 › G5 – Mecânica e Manutenção › Conheça as mentiras que contam em postos e oficinas
- Este tópico contém 11 respostas, 11 vozes e foi atualizado pela última vez 12 anos, 4 meses atrás por Anônimo.
-
AutorPosts
-
24/10/2011 às 19:56 #179761Anônimo
1. Amortecedor barato
Comerciantes desonestos anunciam amortecedores e pneus abaixo do preço de custo. O incauto chega na loja, tem a suspensão desmontada, ouve mentiras e se vê obrigado a trocar buchas, molas e bandejas. Tudo de segunda linha, claro, mas com preços de primeira. A conta é sempre de assustar. O pior é que, muitas vezes, ainda dizem que os amortecedores ou pneus ruins (motivo inicial da ida à loja) estão bons. Afinal, se trocasse estas peças pelo preço anunciado, o lojista mau-caráter sairia no prejuízo.
2. Óleo no dedo
Nessa cascata clássica, o frentista puxa a vareta do óleo, esfrega o lubrificante entre os dedos e diz que está na hora de trocar o óleo. Não caia nessa. É normal que o óleo esteja escuro, já que, além de lubrificante, o produto tem poder detergente e mantém as partículas de sujeira em suspensão. Para saber a hora da troca, basta anotar a quilometragem do carro e fazer a substituição no prazo indicado pelo manual.
3. Tem que descarbonizar
O carro tem pouco tempo de uso e aparentemente está perfeito. Quando vai para a revisão, a concessionária mal intencionada empurra um serviço de “descontaminação” ou “descarbonização” do motor. Tal procedimento não consta em qualquer dos planos periódicos de revisão estipulados pelos fabricantes.
4. Flex à prestação
Comprou um carro zero quilômetro flex? Pois comece abastecendo com gasolina e vá botando álcool aos poucos, para o carro ir se acostumando… Pois é: a besteira acima é repetida por alguns mecânicos. No mundo real, não há prejuízos em pôr álcool ou gasolina, em qualquer proporção, desde a saída do carro da fábrica.
5. Amortecedor morre aos 35.000 Km
Nos anos 70 e 80, uma grande fábrica de amortecedores brasileira inventou que este componente da suspensão tem prazo de validade. Puro golpe para vender mais. Não existe uma quilometragem certa para a troca: o componente pode durar apenas 10.000 km ou passar dos 100.000 km em perfeitas condições – a vida útil depende do tipo de uso que o carro tem e dos caminhos que são percorridos.
6. Óleo grosso
Tem gente que aconselha usar óleo de grande viscosidade em motor com alta quilometragem. A justificativa é de que se gastará menos lubrificante, mesmo que o motor já esteja com grandes folgas internas. O problema é que, com o “óleo grosso”, o bombeamento é dificultado e a lubrificação é reduzida. Em resumo: o desgaste do motor será ainda mais acelerado.
7. Aditivada é ruim
Outra tremenda bobagem, repetida por muitos mecânicos (e até alguns consultores técnicos de concessionárias). Na verdade, este tipo de combustível mantém limpo o sistema de alimentação do motor. Mesmo carros que nunca usaram a aditivada não terão problema em adotar o combustível, já que a ação detergente é bem suave e não solta todos os detritos de uma vez. Parte dessa confusão foi alimentada por um texto mal redigido no manual do proprietário dos carros da Honda. Vale lembrar que, em muitos países do Primeiro Mundo, todas as gasolinas trazem aditivos.
8. Produtos milagrosos
Volta e meia aparecem remédios mágicos para todos os males do motor. São pílulas para se jogar no tanque, aditivos que dispensam óleo no cárter ou imãs que ordenam as moléculas de gasolina, garantindo mais economia e potência. Invariavelmente são “testados pela Nasa” e seus anúncios mostram “atestados de institutos americanos de tecnologia”. Se o caro leitor não quer gastar dinheiro à toa, fuja desses milagres automotivos. Outra vertente é a dos chips que transformam qualquer carro a gasolina em flex – mas sempre aumentando muito o consumo.
Fonte: Extra Explica
24/10/2011 às 22:48 #179763Anônimoboa brunao..
24/10/2011 às 23:16 #179765Anônimomuito boa as dicas ai bruno , eu ja tinha postado algo parecido uma vez … mais tem muito mais lorotas que falam na oficina …
uma delas que eu ja tive que ouvir e que prescisa trocar o adtivo do radiador pelo frentista toda vez que eu peço pro kra encher a agua do limpador de parabrisa… eles falam isso porque o nivel da agua com o carro frio e um e com o carro quente ele sempre fica um pouco mais baixo pois a agua evapora um pouquinho , e os frentista ja ficam falando que o carro tem que completar o liquido e sempre falam que o da cor do carro e mais caro eles ainda olham pela cor e nao pela marca
outr lorota que eu ja ouvi e do liquido de arrefecimento que o aditivo faz o sistema vazar se o carro tiver com o radiador “enferrujado”(essa foi pq o fiz uma sangria no radiador do meu antigo carro e eles cobraram o aditivo e nao puseram) .
uma coisa tbm de ficar esperto e o golpe de oferecer espelhamento ou cristalizaçao de pintura na ccs quando o carro e 0km alegando que o carro nao vem com a pintura “protegida” e dando garantia de 3 anos de queimados na pintura(que carro com essa idade faz isso?) o meu carro mesmo quando eu comprei me ofereceram … como eu nao sou bobo recusei … mais conheço gente que aceitou
e outra coisa tbm que eu ja vi e o golpe e de alegar fazer serviço de limpeza no ar condicionado , e nao efetuar , a chevrolet tem ate mais um golpe um aparelho que higieniza o ar so ligando ele e deixando o ar ligado por 30 min que lorota ! a vw faz assim quando vc deixa o carro na revisao , eles cobram a troca do filtro e higienizaçao e nao efetuam o serviço …. uma limpeza e troca do filtro so deve ser feito quando o sistema esta com um mal odor (quando liga pouco o ar da esse cheiro mais sai usando) e ai sim o serviço deve ser feito , la pelos 30 , 35 mil km !!! ja vi ccs “fazendo” ate em carro sem ar !!
mulher e dose pra cair nessas … eles adoram fazer isso e com elas … tbm tudo pra elas ta bom … os consultores de ccs passam um preço pra mulher(2x mais ) e um pra homem no serviço e por nao entenderem o minimo de mecanica … nem procuram saber
25/10/2011 às 07:19 #179767Anônimoessa da cristalizaçao tentaram me empurrar tambem quanto comprei o carro, nao aceitei.
25/10/2011 às 11:01 #179769AnônimoOutra clássica: quando vai trocar o amortecedro o safado da loja fala que precisa trocar também as molas que já estão cansadas. Nunca caí nessa. Falo só assim: amigo, troca SOMENTE os amortecedores. Aí o cara faz aquela cara de e sai até de perto, rs.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.