A Ford apresentou esta semana o seu terceiro lançamento para o segmento de carros elétricos: o Explorer EV. O SUV inaugura uma onda de modelos da marca americana destinados para o mercado internacional e chega primeiro na Europa.
O carro em si já é bem-conhecido, especialmente nos EUA. No entanto, a grande novidade é que versão elétrica do crossover será construída usando uma plataforma modular para carros elétricos desenvolvida pela Volkswagen, a MEB. O modelo também será fabricado na fábrica da Ford em Colônia, na Alemanha.
Vale recordar que as montadoras firmaram um acordo comercial global em 2019 que prevê ainda o lançamento de um segundo veículo da Ford com a mesma arquitetura da VW.
Por enquanto, poucos detalhes sobre o carro foram revelados. A Ford diz que o Explorer EV terá variantes com tração traseira e tração nas quatro rodas. No carregamento rápido DC, o modelo promete recuperar de 10% a 80% de carga em 25 minutos (ainda não há nenhuma informação oficial sobre autonomia).
O SUV chega ao Velho Continente em duas versões: Explorer e Explorer Premium, ambos por menos de 45.000 euros — praticamente R$ 256 mil na cotação atual sem taxas e impostos. As reservas já estão abertas através do site europeu da Ford.
No interior, uma característica notável do EV é a sua tela sensível principal de 15” que pode se mover para cima e para baixo e esconde um espaço de armazenamento embutido com trava para guardar objetos de valor. Sua lista de itens de equipamentos inclui itens como acesso sem chave, Android Auto e Apple CarPlay (sem fio), iluminação ambiente de 10 cores, carregador sem fio, e mais.
O veículo também conta com 12 sensores ultrassônicos, cinco câmeras e radares que auxiliam no funcionamento dos sistemas de assistência ao motorista.
O Explorer EV é o mais novo membro da linha atual de EVs da empresa, que inclui também o Mustang Mach-E e a picape F-150 Lightning — dupla que colocou a Ford na segunda posição em vendas de veículos elétricos nos EUA, atrás apenas da Tesla.
Na Europa, a empresa vai investir US$ 1 bilhão para converter sua fábrica alemã em uma linha de montagem exclusiva para veículos elétricos. A meta é produzir 1,2 milhão de EVs nos próximos seis anos.
O Explorer elétrico também desembarca mais tarde na América do Norte e será construída na fábrica da Ford em Oakville, Ontário, até o final de 2024. A planta canadense da empresa também está em processo de conversão para fabricar apenas EVs.