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Abastecido somente com gasolina meu Gol G6 demora a dar a partida.

Clube do Gol Fóruns Clube do Gol G6 G6 – Mecânica e Manutenção Abastecido somente com gasolina meu Gol G6 demora a dar a partida.

  • Este tópico contém 11 respostas, 7 vozes e foi atualizado pela última vez 9 anos, 7 meses atrás por Anônimo.
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  • #161927
    Anônimo

      Pesquisando encontrei um post de 2011, o qual se queixava que, abastecido com gasolina seu gol demorava mais a ligar que quando abastecido só com álcool. Pois bem, exatamente isso acontece comigo hoje, como disparo do preço do álcool, passei a usar gasolina, e reparei nessa situação.

      No álcool, e bater a chave e ele pega, agora com gasolina, o motor de arranque gira uma 4 vezes antes de pegar. Vi que seu tópico está trancado no fórum, o que impossibilita de comentar.

      Enfim, alguém descobriu o motivo desse problema? Tem alguma dica a passar, meu gol é um G6 2013, com 30 mil km, tudo em dia na manutenção e prevenção, isso ocorria com as velas originais como também agora com as iridium, ou seja não eram as velas, foi o combustível utilizado, se ponho álcool ele pega na hora, com gasolina, fica bem difícil a primeira partida.

      Alguém tem ideia porque meu gol não gosta de gasolina, e prefere o álcool?

      []´s

      Enviado do meu iPad usando Tapatalk

      #161929
      Anônimo

        Pesquisando encontrei um post de 2011, o qual se queixava que, abastecido com gasolina seu gol demorava mais a ligar que quando abastecido só com álcool. Pois bem, exatamente isso acontece comigo hoje, como disparo do preço do álcool, passei a usar gasolina, e reparei nessa situação.

        No álcool, e bater a chave e ele pega, agora com gasolina, o motor de arranque gira uma 4 vezes antes de pegar. Vi que seu tópico está trancado no fórum, o que impossibilita de comentar.

        Enfim, alguém descobriu o motivo desse problema? Tem alguma dica a passar, meu gol é um G6 2013, com 30 mil km, tudo em dia na manutenção e prevenção, isso ocorria com as velas originais como também agora com as iridium, ou seja não eram as velas, foi o combustível utilizado, se ponho álcool ele pega na hora, com gasolina, fica bem difícil a primeira partida.

        Alguém tem ideia porque meu gol não gosta de gasolina, e prefere o álcool?

        []´s

        Enviado do meu iPad usando Tapatalk

         

         

        Amigo

         

        O Problema é mais grave que se pensa, pois isso é por causa de vaaaaarrrriiiiiioooossss motivos…

         

        Vou tentar resumir em dois pontos para podemos entender…

        1. O Projeto do motores flex, pois nunca, nunca mesmo a parte mecânica vai conseguir se adaptar a mistura de combustível, a tentativa de melhorar o funcionamento é por vários sensores no sistema… As próprias montadoras assumem que cada uma escolhe que combustível melhor se adapta seu motor, isso é uma realidade, outro fato é inumeras situações que o motor tem se adaptar para queimar as misturas como: Temperatura ambiente, condições de conservação do sistema mecânico e ai vai… Fora que o cidadão pode ser premiado com um carro com um defeitinho, certo? Pois produzindo um carro por minuto tudo é possível… rsrsrs 
        2. Qualidade do combustível, quer seja ele gasolina ou álcool, isso não precisa nem debater.

        Beleza, espero ter ajudado o entendimento.

         

        Abraço!

        #161931
        Anônimo

          Conversando com o colega murilomelo autor do post antigo, no caso dele que era idêntico ao meu, o problema segundo ele era: A bomba de combustível. Foi trocada e tudo voltou ao normal estava com problema na vazão. Entretanto o carro dele era mais rodado, como o meu tem relativamente uma baixa quilometragem (25 mil km, quando descoberto que havia um problema), hoje com 39 mil km, colocamos em ultimo na lista de prováveis peças a condenar, e deixa pra verificar, se for o caso, na concessionária na revisão dos 40 mil.

           

          Segue aqui meus testes, após trocar o filtro de combustível:

           

          – Abasteci só com álcool (Shell/ipiranga/BR) – OK! Tanto no frio quanto no calor, o carro pega de primeira sem qualquer vacilo;

          – Abasteci só álcool aditivado (Shell) – OK! Tanto no frio quanto no calor, o carro pega de primeira sem qualquer vacilo; Entretanto parece, eu disse parece que gasta um pouco mais)

          – Abasteci só com gasolina comum (Shell, Ipriranga, BR) – Toda primeira partida pela manhã ou após um parada de cerca de 5 horas, é bem difícil de pegar, tem que insistir, e a temperatura parece influenciar nessa dificuldade, pois, quanto mais frio mais pesado parece que é pra virar o motor. (No video a temperatura era de 20cº as 6:20)

           

          – Abasteci só com gasolina aditivada (Shell [VpowerNitro], BR [Grid], Ipiranga [aditivada] – Novamente toda primeira partida pela manhã ou após um parada de cerca de 5 horas, é bem difícil de pegar.

           

          – Abasteci só com gasolina Podium – Mesma coisa nas primeiras partidas, entretanto não pude analisar a variante tempo, pois na semana que abasteci com podium esta bem quente, uns 30 de media, o que fez essa dificuldade ser minima. Mas em compensação, a diferença na queima é perceptível na resposta do acelerador. Se fosse mais barata colocaria sempre.

           

          – Abasteci com 50% gasolina + 50% álcool – O problema é imperceptível nessa proporção, mas basta altera-la favorecendo mais gasolina na mistura, o problema vem surgindo na mesma proporção.

           

          Ou seja, meu carro não gosta da p*rra da gasolina!

           

          Minha pergunta, se o problema for o mesmo do Murilo, (bomba de combustível) porque seria somente nas primeiras partidas? Nas próximas o problema deixa de existir; Por que não acontece também com o álcool (que era o combustível típico para esse tipo de problema).

           

          Abastecido só com álcool, em temperaturas entre 5 cº a 32cº que são as temperaturas experimentadas por aqui, pega na primeira e sem vacilar sempre! Ai eu pergunto, porque a bomba funcionaria perfeitamente nessas condições? 

           

          Acho difícil pensar que o meu problema possa ser na bomba de combustível. Estou desconfiando de mal interpretação da central do carro, alguma coisa que esta dificultando ou impedindo de ler o tipo de combustível e sua mistura, para ajustar a queima. Sei lá, acho que nessa próxima semana que farei a revisão dos 40 km, vou pedir pra olharem o sistema de injeção e verem que a mistura mostrada é a correta pra somente gasolina. Ai se persistir o problema vou pra bomba, fazer o que?!

           

          Video: 20/03/15 às 06:20 39.900 KM (Gasolina Shell V-Power Nitro)

           

          https://youtu.be/3LSRQnpJ8LE

          Editado Março 20, 2015 por rakiras

          #161933
          Anônimo

            Tenho esse mesmo problema. 
            Eu geralmente ando no Etanol, mas encho o tanque em um cidade próxima aí quando não tenho tempo de ir lá coloco Gasolina pra rodar até ir lá encher. Meu reservatório de partida a frio tá sempre cheio com gasolina aditivada porque na maior parte rodo no Etanol.
            Sempre que coloco gasolina fico uns 10 minutos tentando ligar, isso quando o carro tá frio, quando tá quente liga normal, mas depois de rodar com o carro por um tempo considerável (30min) ele não apresenta mais isso de não pegar.
            Fiquei meio encucado porque um carro novo já dando problema é sacanagem, fui pesquisar sobre e vi que o motivo é praticamente esse que o Hildegardo falou dos sensores.

             

            Isso explica direito:

             

            “Os motores hoje são controlados pela injeção eletrônica que através de sensores, atuadores e de uma central de processamento monitora e comanda todo o seu funcionamento. Acontece que para essa central trabalhar ela possui parâmetros pre – determinados, o que nós mecânicos chamamos de mapas de injeção, e no caso existem mapa para gasolina e para o álcool.

             
            A medida que o motor funciona com determinado combustível a central de comando se utiliza os mapas de injeção para esse combustível, ou seja, ela já sabe quanto tempo será o pulso dos bicos injetores, por exemplo. Então, quando é colocado outro combustível no tanque do veículo a central não sabe qual o combustível no tanque, e continua a trabalhar como se fosse o combustível anterior. Desde que o veículo passe a funcionar por tempo suficiente para que a sonda lambda volte a sua temperatura de trabalho e passe a informar qual o combustível está no tanque.
             
            Caso o veículo pare pouco tempo depois de abastecido, é muito comum escutar relatos de perca de desempenho e ou até mesmo do não funcionamento do mesmo. Quando o carro é ligado depois de muito tempo parado, a injeção passa a trabalhar em fase fria, para aquecer o motor mais rapidamente. Ela aumenta a quantidade de combustível em relação a quantidade de ar (mistura ar/combustível.), só que essa relação é diferente para a gasolina e para o álcool, aí começam os problemas.
             
            Para resolver o falhamento é muito simples, com um scanner automotivo o seu mecânico pode fazer a adaptação para o combustível utilizado. Caso o motor não esteja funcionando o processo é mesmo, mas você pode funciona – lo na força, com o velho empurrão. Mas ou outro método é mais simples, abra o capô, localize  o corpo de borboleta e desligue seu plug, então abra a borboleta e peça para alguém  funcionar o motor acelerando, quando o motor pegar conecte o plug novamente.
             
            Então sempre que possível rode com o veículo por trinta minutos depois que for colocado um combustível diferente (se tinha gasolina, foi colocado álcool, por exemplo, ou vice e versa.), pois assim você dará tempo para que  a central reconheça esse combustível e se adapte a ele, ou seja, passa a utilizar o mapa de injeção do combustível abastecido.”

            Editado Março 20, 2015 por Gabriel93

            #161935
            Anônimo

               

              Tenho esse mesmo problema. 

              Eu geralmente ando no Etanol, mas encho o tanque em um cidade próxima aí quando não tenho tempo de ir lá coloco Gasolina pra rodar até ir lá encher. Meu reservatório de partida a frio tá sempre cheio com gasolina aditivada porque na maior parte rodo no Etanol.

              Sempre que coloco gasolina fico uns 10 minutos tentando ligar, isso quando o carro tá frio, quando tá quente liga normal, mas depois de rodar com o carro por um tempo considerável (30min) ele não apresenta mais isso de não pegar.

              Fiquei meio encucado porque um carro novo já dando problema é sacanagem, fui pesquisar sobre e vi que o motivo é praticamente esse que o Hildegardo falou dos sensores.

               

              Isso explica direito:

               

              “Os motores hoje são controlados pela injeção eletrônica que através de sensores, atuadores e de uma central de processamento monitora e comanda todo o seu funcionamento. Acontece que para essa central trabalhar ela possui parâmetros pre – determinados, o que nós mecânicos chamamos de mapas de injeção, e no caso existem mapa para gasolina e para o álcool.

               
              A medida que o motor funciona com determinado combustível a central de comando se utiliza os mapas de injeção para esse combustível, ou seja, ela já sabe quanto tempo será o pulso dos bicos injetores, por exemplo. Então, quando é colocado outro combustível no tanque do veículo a central não sabe qual o combustível no tanque, e continua a trabalhar como se fosse o combustível anterior. Desde que o veículo passe a funcionar por tempo suficiente para que a sonda lambda volte a sua temperatura de trabalho e passe a informar qual o combustível está no tanque.
               
              Caso o veículo pare pouco tempo depois de abastecido, é muito comum escutar relatos de perca de desempenho e ou até mesmo do não funcionamento do mesmo. Quando o carro é ligado depois de muito tempo parado, a injeção passa a trabalhar em fase fria, para aquecer o motor mais rapidamente. Ela aumenta a quantidade de combustível em relação a quantidade de ar (mistura ar/combustível.), só que essa relação é diferente para a gasolina e para o álcool, aí começam os problemas.
               
              Para resolver o falhamento é muito simples, com um scanner automotivo o seu mecânico pode fazer a adaptação para o combustível utilizado. Caso o motor não esteja funcionando o processo é mesmo, mas você pode funciona – lo na força, com o velho empurrão. Mas ou outro método é mais simples, abra o capô, localize  o corpo de borboleta e desligue seu plug, então abra a borboleta e peça para alguém  funcionar o motor acelerando, quando o motor pegar conecte o plug novamente.
               
              Então sempre que possível rode com o veículo por trinta minutos depois que for colocado um combustível diferente (se tinha gasolina, foi colocado álcool, por exemplo, ou vice e versa.), pois assim você dará tempo para que  a central reconheça esse combustível e se adapte a ele, ou seja, passa a utilizar o mapa de injeção do combustível abastecido.”

               

               

              Falou tudo! É exatamente isso.

              Eu rodo no etanol já tem uns bons meses e é outra coisa. Limpei os bicos em 05/2014 estavam bem sujos. A partir daí meti só etanol (coloquei gasolina quando viajei, umas 4x só) e quando mandei verificar os bicos ontem, estavam limpos e equalizados.

              Combustível limpo, carro fica mais esperto, polui menos e etc.

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