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Ar quente para caixa de ar.

  • Este tópico contém 6 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 8 anos, 9 meses atrás por Anônimo.
Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 7 do total)
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  • #1010114187
    Anônimo
      Boa noite :D
      Primeira postagem aqui no cdgq, dei uma pesquisada aqui e não encontrei nada sobre…

      Tenho um Gol 1000 CHT 1995 e um “mechânico” teve que mexer no motor porque ele ferveu, e nessa manutenção ele me tirou uma peça que tinha ligado na caixa do filtro de ar ao coletor de escape.
      O cara tirou até a conexão dessa mangueira no coletor e não sei qual o nome dela ou se é junto com o coletor.

      Bom, espero que me ajudem. :**

      #1010114189
      Anônimo
        deve ser uma mangueira usada para pegar o calor do escape e esquentar o ar que vai pro carburador, se for isso, relaxa, o carro funciona normalmente sem.
        #1010114191
        Anônimo
          gabcarletti escreveu:deve ser uma mangueira usada para pegar o calor do escape e esquentar o ar que vai pro carburador, se for isso, relaxa, o carro funciona normalmente sem.

          Funciona, mas como moro na Serra do RS demora bastante pra esquentar o carro.

          A peça que to falando é a de metal ali no escapamento.
          Imagem

          E fuçando vi que a portinha dentro da caixa de ar não ta abrindo.

          #1010114193
          Anônimo
            No seu caso acho que:
            existe uma válvula chamada Thermac que controla a passagem do ar quente e frio pelo duto com destino a caixa do filtro, é bem provável que sua válvula não estava funcionando corretamente e como esta válvula nova é difícil de achar para comprar é um dos motivos que levam o mecânico a retirar este duto que capta ar quente proveniente da região do coletor de escapamento, na fase fria do motor é bom que a mistura receba uma quantidade de ar quente…porém na fase quente do motor o ar ambiente ou “frio” é mais eficiente visando rendimento.

            qnt a demora em esquentar seu carro é bem mais provável que sua válvula termostática não esteja no lugar ou travada aberta, ao verificar esta válvula também verifique o interruptor de acionamento do ventilador do radiador(cebolão) pois ambos trabalham em conjunto seguindo uma regra de temperatura (graus).

            no meu caso eu mesmo retirei este duto em questão após fazer uma pesquisa sobre densidade do ar, também retirei a tubulação de ar quente que sai da tampa de válvulas e entra na caixa do filtro, ainda estou em fase de testes de rendimento…inclusive com aquecimento do etanol para partida à frio, em breve postarei o resultado…

            Porque retirar este duto ?
            pelo que pesquisei esta relacionado com a densidade do ar ( quente ou frio ), sabendo-se que o ar quente é menos denso que o ar frio a idéia é deixar entrar somente ar frio ( temperatura ambiente );

            Mas porque ?
            a mistura de ar menos denso com combustível não é tão eficaz, diminuindo o rendimento;
            por exemplo, num carro com controle de injeção eletrônica quem faz isso são os sensores que enviam dados para a central e ela por sua vez controla a quantidade de combustível a injetar com base nos dados recebidos, se o ar ambiente estiver mais denso a central injeta menos combustível se estiver menos denso injeta mais combustível a fim de homogenizar a mistura;
            Como os carburados não tem esta inteligência, não conseguem decidir por si próprio é preciso que alguém faça isso mecanicamente.

            Abs !

            #1010114195
            Anônimo
              unife escreveu:No seu caso acho que:
              existe uma válvula chamada Thermac que controla a passagem do ar quente e frio pelo duto com destino a caixa do filtro, é bem provável que sua válvula não estava funcionando corretamente e como esta válvula nova é difícil de achar para comprar é um dos motivos que levam o mecânico a retirar este duto que capta ar quente proveniente da região do coletor de escapamento, na fase fria do motor é bom que a mistura receba uma quantidade de ar quente…porém na fase quente do motor o ar ambiente ou “frio” é mais eficiente visando rendimento.

              qnt a demora em esquentar seu carro é bem mais provável que sua válvula termostática não esteja no lugar ou travada aberta, ao verificar esta válvula também verifique o interruptor de acionamento do ventilador do radiador(cebolão) pois ambos trabalham em conjunto seguindo uma regra de temperatura (graus).

              no meu caso eu mesmo retirei este duto em questão após fazer uma pesquisa sobre densidade do ar, também retirei a tubulação de ar quente que sai da tampa de válvulas e entra na caixa do filtro, ainda estou em fase de testes de rendimento…inclusive com aquecimento do etanol para partida à frio, em breve postarei o resultado…

              Porque retirar este duto ?
              pelo que pesquisei esta relacionado com a densidade do ar ( quente ou frio ), sabendo-se que o ar quente é menos denso que o ar frio a idéia é deixar entrar somente ar frio ( temperatura ambiente );

              Mas porque ?
              a mistura de ar menos denso com combustível não é tão eficaz, diminuindo o rendimento;
              por exemplo, num carro com controle de injeção eletrônica quem faz isso são os sensores que enviam dados para a central e ela por sua vez controla a quantidade de combustível a injetar com base nos dados recebidos, se o ar ambiente estiver mais denso a central injeta menos combustível se estiver menos denso injeta mais combustível a fim de homogenizar a mistura;
              Como os carburados não tem esta inteligência, não conseguem decidir por si próprio é preciso que alguém faça isso mecanicamente.

              Abs !

              Interessante isso sobre a densidade!

              No caso esse sistema foi utilizado no Gol para garantir que tenha queima do combustível e não haja condensação dentro do motor quando estiver frio, consequentemente ele utiliza menos combustível pra funcionar “frio” e não da aqueles engasgos e de quebra ajuda o motor esquentar mais rápido.

              Teria como eu testar a válvula Thermac?
              E consigo encontrar o suporte do duto que vai em cima do escapamento? Queria saber o nome dele pra procurar pela região.

              EDIT:
              Como bom curioso pesquisei sobre a valvula Thermac e vi que a portinhola não tava abrindo, com o carro ligado comecei a tirar as mangueiras e vi que não tinha vácuo indo pra ela, retirando as mangueiras e testando encontrei isto:

              Imagem

              Tirei essa bolinha da mangueira e a portinhola se abriu facilmente! :D
              Só não sei se ela vai se fechar…

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