Clube do Gol › Fóruns › Clube do Gol G5 › G5 – Mecânica e Manutenção › Barra Estabilizadora e de Anti-Torção – Dúvidas
- Este tópico contém 27 respostas, 13 vozes e foi atualizado pela última vez 11 anos, 2 meses atrás por Anônimo.
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28/11/2012 às 22:18 #171349Anônimo
Pessoal, eu tava xeretando acessórios pro G5 e me deparei com essa barra anti-torção https://www.tuningparts.com.br/barra-anti-torcao-inferior-dianteira-para-gol-g5-0812-imohr,16373$488,72.html?veiculo=563&tipo=0
Sabendo que o meu não possui barra estabilizadora, alguém sabe dizer se a função dessa barra é a mesma?
Essa é a inferior e nessa loja tem tbm a superior…
Com certeza aumenta a resistência a torções da carroceria e espalha os impactos para as suspensões dos dois lados… mas seria interessante?
Eu como não sinto falta de estabilidade talvez nem coloque nada assim, mesmo que seja recomendado, mas se alguém se interessar pode ser uma boa aquisição tbm… fica como informação pro pessoal, já que não lembro de ter visto por aqui.
Abs
28/11/2012 às 23:30 #171351Anônimo…não sei em relação ao G5 …mas no meu antigo celtinha eu mesmo instalei a barra estabilizadora …e lhe digo, melhorou d+ a estabilidade (nas curvas, se sente menos as imperfeições do piso, aquele “sacode/inclinação”) e a frenagem, foi uma das melhores aquisições que fiz para o carro
…li aqui no fórum algo a respeito da barra estabilizadora, mas não me lembro onde …alguém disse (isso vc terá que confirmar) que o g5 com direção hidráulica ou ar condicionado (não sei qual destes 2) vem com a barra estabilizadora de fábrica
…a BARRA ESTABILIZADORA tem uma função diferente da BARRA ANTI-TORÇÃO …a grosso modo, a barra estabilizadora melhora a segurança (como eu disse, estabilidade e frenagem), já a anti-torção reforça a carroceria do veículo (ajuda a prolongar / manter a estrutura do veículo)
30/11/2012 às 19:45 #171353AnônimoPessoal, eu tava xeretando acessórios pro G5 e me deparei com essa barra anti-torção https://www.tuningparts.com.br/barra-anti-torcao-inferior-dianteira-para-gol-g5-0812-imohr,16373$488,72.html?veiculo=563&tipo=0
Sabendo que o meu não possui barra estabilizadora, alguém sabe dizer se a função dessa barra é a mesma?
Essa é a inferior e nessa loja tem tbm a superior…
Com certeza aumenta a resistência a torções da carroceria e espalha os impactos para as suspensões dos dois lados… mas seria interessante?
Eu como não sinto falta de estabilidade talvez nem coloque nada assim, mesmo que seja recomendado, mas se alguém se interessar pode ser uma boa aquisição tbm… fica como informação pro pessoal, já que não lembro de ter visto por aqui.
Abs
Opa Rafael, beleza cara?
Por coincidência estava conversando a respeito dessas barras em outro tópico (http://forum.g5clube.com.br/topic/3399-suspensao-rebaixada-ar-fixa-rosca-discuta-aqui/page__st__240__p__134885#entry134885).
De maneira grosseira, barras estabilizadores, por serem ligadas pelas bieletas aos amortecedores dianteiros, servem para impedir que se “transfira” peso de um lado para outro no momento de uma curva. Para isso são feitas de ligas metálicas que aceitam deformações plásticas. Em outras palavras, ao esterçar o volante, devido a resultante centrípeta que “puxa” o veículo pra dentro da trajetória da curva, a reação é de que o amortecedor da roda que está na parte interna da curva tenha seu curso aumentado. Já no caso do amortecedor da roda que vai pelo lado de fora da curva tende a se comprimir. Essa variação de curso entre eles faz com que a barra, ligada fixamente a eles e a carroceria tenha que literalmente se torcer para poder acompanhar o tal diferença de altura. Por consequência, acaba-se que os amortecedores trabalhem menos por assim dizer, não permitindo a carroceria se inclinar tanto (mais estável).
Já as barras anti-torção servem justamente para não permitir que as torres dos amortecedores sofram torções que, em casos mais extremos, causam trincas nos pontos de solda das longarinas/caixas de ar/torres. As cahamadas “inferiores” são fixadas no agregado da suspensão, evitando que este é quem sofra torções em seu eixo.
É errado, porém, dizer que ela não contribui para a estabilidade do carro – uma vez que ela, ao não permitir torções, evita também transferências de peso entre as chapas. Mas o efeito “estável” dela só é perceptível se usado em conjunto com amortecedores, molas, rodas e pneus adequados pro projeto. Uma barra anti-torção por si só não causa efeitos sensíveis ao volante, mas previnem a integridade da carroceria.
Abraço!
Editado Novembro 30, 2012 por GMT Performance
30/11/2012 às 22:26 #171355AnônimoGostei dos comentários bem elucidativos, fiquei com vontade de colocar no meu quando mexer na suspa acho que pode dar uma grande ajuda pro sistema todo, to errado?
hehehehe abraço
30/11/2012 às 23:33 #171357Anônimo…não sei em relação ao G5 …mas no meu antigo celtinha eu mesmo instalei a barra estabilizadora …e lhe digo, melhorou d+ a estabilidade (nas curvas, se sente menos as imperfeições do piso, aquele “sacode/inclinação”) e a frenagem, foi uma das melhores aquisições que fiz para o carro
…li aqui no fórum algo a respeito da barra estabilizadora, mas não me lembro onde …alguém disse (isso vc terá que confirmar) que o g5 com direção hidráulica ou ar condicionado (não sei qual destes 2) vem com a barra estabilizadora de fábrica
…a BARRA ESTABILIZADORA tem uma função diferente da BARRA ANTI-TORÇÃO …a grosso modo, a barra estabilizadora melhora a segurança (como eu disse, estabilidade e frenagem), já a anti-torção reforça a carroceria do veículo (ajuda a prolongar / manter a estrutura do veículo)
Opa Rafael, beleza cara?
Por coincidência estava conversando a respeito dessas barras em outro tópico (http://forum.g5clube.com.br/topic/3399-suspensao-rebaixada-ar-fixa-rosca-discuta-aqui/page__st__240__p__134885#entry134885).
De maneira grosseira, barras estabilizadores, por serem ligadas pelas bieletas aos amortecedores dianteiros, servem para impedir que se “transfira” peso de um lado para outro no momento de uma curva. Para isso são feitas de ligas metálicas que aceitam deformações plásticas. Em outras palavras, ao esterçar o volante, devido a resultante centrípeta que “puxa” o veículo pra dentro da trajetória da curva, a reação é de que o amortecedor da roda que está na parte interna da curva tenha seu curso aumentado. Já no caso do amortecedor da roda que vai pelo lado de fora da curva tende a se comprimir. Essa variação de curso entre eles faz com que a barra, ligada fixamente a eles e a carroceria tenha que literalmente se torcer para poder acompanhar o tal diferença de altura. Por consequência, acaba-se que os amortecedores trabalhem menos por assim dizer, não permitindo a carroceria se inclinar tanto (mais estável).
Já as barras anti-torção servem justamente para não permitir que as torres dos amortecedores sofram torções que, em casos mais extremos, causam trincas nos pontos de solda das longarinas/caixas de ar/torres. As cahamadas “inferiores” são fixadas no agregado da suspensão, evitando que este é quem sofra torções em seu eixo.
É errado, porém, dizer que ela não contribui para a estabilidade do carro – uma vez que ela, ao não permitir torções, evita também transferências de peso entre as chapas. Mas o efeito “estável” dela só é perceptível se usado em conjunto com amortecedores, molas, rodas e pneus adequados pro projeto. Uma barra anti-torção por si só não causa efeitos sensíveis ao volante, mas previnem a integridade da carroceria.
Abraço!
Simplesmente admirável as respostas dos dois.
Agradeço a paciência em responder… e como esperava, parece que vai ajudar o pessoal que mexe mais na suspensão do carro. Bem legal!
Agora eu sei melhor o que os dois modelos de barra fazem… e até considero colocar uma estabilizadora ou até mesmo essa anti-torção, pois com certeza trarão benefícios à dinâmica do carro, que é mto importante no meu ponto de vista, e até um dos principais motivos de eu gostar do meu Gol.
Abraços e valeu ae pessoal!
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