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10/11/2011 às 13:35 #1010231961AnônimoAmigos, preciso urgentemente de ajuda com minha parati 91 CHT 1.6 Gasolina.
Meu carro não dá centelha, não é módulo, não é bobina (gol MI), não é chicote do módulo, não é rotor, não é bateria, não´são os cabos, testamos o distribuidor, em fim, esta parecendo até pegadinha… Colocamos um módulo, bobina, chicote tudo novo e nada de centelha, jogamos o positivo direto em cima da bobina e nada, o carro dá partida mas não pega!
Vale ressaltar que o carro já teve esse “sintoma” antes mexe pra cá mexe pra lá e não encontramos nada e depois ele voltou a funcionar, tetamos achar o defeito mas “sem” defeito fica difícil, dessa vez já esta nessa ha uma semana.
O defeito se deu da seguinte forma, estacionei o carro e no dia seguinte o carro não funcionou mais, eu disse estacionei, não morreu! Muito estranho…
Será que a bobina impulsora do distribuidor pode acarretar isso? Foi a única coisa que não substituimos ainda para testar…
Alguém já passou por algo parecido?
Alguém tem alguma nova idéia?Obrigado!
10/11/2011 às 14:32 #1010231963AnônimoWagnerParati91,Beleza ???
Vcs checaram a parte dos cabos positivos e negativos, principalmente o terra do motor ??? O comutador de partida esta legal ??? Pois pelo o que vc conta parece que qdo o sistema esta acionando o arranque ele funciona, mas ao voltar para a posição ligado ele desliga, é isso mesmo ???
Tenta faze o teste de retirar os fio do comutador, e vai fazendo uma ligação direta, ao juntar dois vai acender o painel ao junta tres o arranque aciona, aí vc solta o arranque e deixa os dois ligados para ver se funciona …..
Depois conta aí o resultado ….Abraços !!!
10/11/2011 às 16:18 #1010231965AnônimoWagner, blz?Talvez ele tenha um botão corta corrente escondido em algum lugar… kkkkk!
Se bem que positivo direto na bobina deveria faiscar de qualquer maneira.. a não ser que o defeito esteja naquele plugue q vai pro distribuidor, sei lá..rsrsrs11/11/2011 às 08:01 #1010231967AnônimoGalera, já fizemos ligação direta! Matamos tudo pra dentro do carro pois o carro tem alarme, o que também foi desligado, deixamos apenas o acionamento do arranque na chave.Vou explicar um pouco mais, chega corrente na bobina plastica (MI), o negativo e o positivo estão ok, ao virármos a chave (acender o painel) com uma lâmpada de teste no plug da bobina a mesma ascende, se acionarmos o arranque a mesma pisca.
Chega corrente no plug do distribuidor negativo e posito. Como falei antes a bobina é zero, o módulo é zero, o chicote está bom, cabos bons, o mêcanico testou o distribuidor e o rotor, tudo OK, creio que mesmo assim possa ser a bobina do distribuidor (bobina impulsora) que não está com a resistência boa, e pode estar dando fuga para o distribuidor, assim não gerando o sinal para a bobina plástica.
O que acham? é muito estranho. Se eu tivesse um distribuidor, substituiria e fazia o teste, mas… Pois já li que essa bonina impulsora as vezes corta a centelha, devido ao isolamento dela não estar bom.
Obrigado pela ajuda de vocês.
11/11/2011 às 08:45 #1010231969AnônimoWagnerParati91,Beleza ???
Olha o que achei na net …..
Bobina impulsora
Alguns conselhos sobre falhas na bobina impulsora:
Falha na bobina impulsora pode ser confundida com defeito na bomba de combustível.Fique atento para não trocar peça errada.
Um defeito que pode ocorrer é ao acionar a ignição, o motor girar, mas não pegar, então a maior dificuldade será descobrir qual a peça defeituosa, pois o defeito pode não acontecer em todas as partidas.
Em uma situação como esta, o melhor caminho para solucionar o problema é testar, pois são vários os itens que podem apresentar defeito similar:
bomba de combustível,
relé da injeção,
chicote,
caixa central,
bobina de ignição
e
bobina impulsora.A família dos motores AP foi lançada no Brasil em agosto de 1985 e os primeiros 1.8 equiparam o Santana e o Gol GT. A parceria entre Ford e VW, que ocorreu no ano de 1987, gerou a Autolatina Brasil, onde colocaram no mercado carros como:
Apollo, Pointer, Logus da VW, Verona, Royale e Versailles da Ford. Também temos o Escort, Verona, Gol, Parati, Saveiro, Voyage, Passat entre outros fabricados no período que durou o acordo entre as duas montadoras VW e Ford.Todos estes veículos estão sujeitos a apresentarem defeito na bobina impulsora, então antes de condenar a bomba de combustível, verifique também a bobina impulsora.
Obs.: Na revista Reparação Automotiva de maio de 2008, foi relatado um caso de problema na bobina impulsora.
Fonte: http://www.atel.com.br/site/info15.asp
Nestes aqui tem algumas dicas de como testar a parte de ignição:
http://www.planatc.com.br/manuais/manua … 20revB.pdf
http://mecanicacaseira.blogspot.com/201 … lsora.html
http://opaleirosdoparana.ativoforum.com … eletronica
Pelo o que sei tambem a reistência dela deve estar entre 500 e 1,5 K ohms …..
Se o isolamento dela não estiver legal, procura em auto peças uma fita (geralmente laranja) que eles vendem que parece um pano, é usada para isolar os estatores de motores elétricos: arranque, alternador, etc …..
Aí vc tira a sua fora e refaz o isolamento dela …..Abraços !!!
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