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Carros autônomos para 2025? É o que a Volkswagen está planejando | Mobilidade

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      Além de desenvolver veículos com zero emissões de poluentes, a Volkswagen tem planos ousados para os próximos anos: quer colocar nas ruas o primeiro carro autônomo, ou seja, que dispensa completamente a ação humana para tomar decisões enquanto trafega pela via.

      Segundo o site Automotive News Europe, a decisão dessa virada tecnológica é liderada por Herbert Diess, CEO do Grupo Volkswagen. O executivo planeja fabricar os primeiros autônomos entre 2025 e 2030. “Em breve os sistemas serão capazes de dominar até mesmo as situações complexas da direção autônoma”, afirmou à imprensa europeia.

      A empresa está investindo mais de US$ 85 bilhões (cerca de R$ 435 bilhões) no desenvolvimento de tecnologias ligadas à eletrificação e de carros plenamente autônomos. A Audi, que faz parte do Grupo, planeja lançar o primeiro protótipo até 2024, um projeto que foi batizado de Artemis.

      Conceito de carro autônomo da Volvo — Foto: Divulgação

      O desenvolvimento das redes 5G, que prometem internet móvel mais rápida e estável, será um dos principais aliados para a chegada dos autônomos. De acordo com um estudo da consultoria ABI Research, 41 milhões de veículos em todo o planeta estarão conectados com a tecnologia 5G até 2030. Para o ano de 2035, a expectativa é de que 83 milhões de carros sejam fabricados com um sistema integrado de internet ultrarrápida.

      Com isso, será possível desenvolver veículos de nível 5 de autonomia – essencialmente a automação completa. Atualmente os veículos mais desenvolvidos (como os da Tesla, por exemplo) contam com o nível 2 de automação, que ainda depende da ação humana para a tomada de decisões essenciais.

      Para que não dependa apenas de sensores e câmeras, a ideia é que um automóvel autônomo consiga compartilhar os dados com os carros ao seu redor, o que permitirá uma previsibilidade maior em aceleração, frenagem, mudança de faixa e demais aspectos de condução.

      A rede 5G permitirá que os veículos troquem informações entre si, tomando decisões capazes de oferecer uma camada extra de segurança. Uma das apostas para acelerar essa implantação é o sistema de comunicação C-V2X (Cellular Vehicle-to-Everything), desenvolvido pela empresa norte-americana Qualcomm.

      Apesar do otimismo de Diess, serão necessárias novas regulações e normas para que os veículos autônomos possam trafegar sem a necessidade de um ser humano no controle do volante.

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