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Clube do Gol Fóruns Clube do Gol G3 G3 – Mecânica e Manutenção Catalisador do carro e a sua importância

Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 8 do total)
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  • #26132
    Anônimo

      [img]http://s20.postimg.org/8rxtimy59/catalytic_converter_cutopen.jpg[/img]

      O catalizador do seu automóvel é uma peça muito importante contra a poluição. Ele foi desenvolvido para eliminar parte dos gases que o motor produz na queima com combustível.

      Muitos donos de carros, quando o catalizador apresenta um defeito, eles eliminam esta peça para que o conserto do escapamento fique mais barato, porém, isso é errado e segundo a lei nr 9.503 do código de trânsito braisleiro o proprietário estará sujeito a multa.

      Veja como funciona um catalisador e dados interessantes sobre a peça:

      O catalisador de redução é a primeira parte do catalisador. Usa platina e ródio para ajudar a reduzir a saída de NOx. Quando as moléculas NO ou NO2 entram em contato com o catalisador, ele “expulsa” o átomo de nitrogênio para fora da molécula. Com isso, o átomo fica retido e o catalisador libera o oxigênio na forma de O2. Os átomos de nitrogênio se unem com outros átomos de nitrogênio. Todos são retidos pelo equipamento, formando N2. Por exemplo:

      2NO = N2 + O2 ou 2NO2 = N2 + 2O2

      O catalisador de oxidação

      É a segunda parte do catalisador. Reduz os hidrocarbonetos não-queimados e o monóxido de carbono, queimando-os (oxidação) sobre o catalisador de platina e paládio. Isso ajuda na reação do CO e dos hidrocarbonetos com o restante do oxigênio nos gases de escapamento. Por exemplo:

      2CO + O2 = 2CO2

      O Catalizador é formado por uma carcaça de aço inox com miolo cerâmico impregnado de óxido de alumínio e outros metais nobres ativos. A função é transformar os gases tóxicos, os hidrocarbonetos, monóxido de carbono e óxidos de nitrogênio em gases não poluentes.

      Fonte: http://carrocarro.com.br/2008/catalizador-do-carro-e-a-sua-importancia/

      #28394
      Anônimo

        O meu está diretão , arranquei tudo !

        #28395
        Anônimo

          Então, Sidney… O mecânico, pai de um amigo meu, deu uma volta no carro (depois dele já ter passado por 2 oficinas) e conseguiu reproduzir o problema (tem um tópico falando sobre o q tá rolando no Golzinho). O carro parou com ele, depois de ter esquentado um pouco.

          Disse que olhou por baixo e o catalisador tava vermelho (de tão quente).

          Aí vou voltar no mecânico e mandar rancar (pq vai que ainda assim não resolve o problema).

          Tomara que seja só isso mesmo. Mas qual a diferença de andar sem o catalisador, na prática?

          Enviado de meu Next7D12 usando o Tapatalk 2

          #28396
          Anônimo

            Fonte: http://maringa.odiario.com/veiculos/noticia/736332/combustivel-ruim-e-inimigo-no-1-do-catalisador/

            O catalisador, importante componente do sistema de escapamento do veículo, é uma espécie de “filtro”. Ele reduz o efeito nocivo de vários gases gerados pela queima do combustível no motor por meio de reações químicas ativadas por metais presentes em seu núcleo, como ródio, platina e paládio. Em caso de defeito, não é possível reparar a peça. Ela deve ser trocada.

            Apesar de não necessitar de manutenção periódica, o catalisador pode apresentar problemas caso não sejam tomados alguns cuidados simples. Seu principal inimigo é o combustível adulterado.

            [img]http://src.odiario.com/Imagem/2013/04/07/g_0704capa-autos01.jpg[/img]

            VeículosImprimirEnviar por e-mailComunicar erroNewsletterRSSCelular

            07/04/2013 às 02:00 – Atualizado em 07/04/2013 às 03:48

            Combustível ruim é inimigo nº 1 do catalisador Talita Amaral e AE A A A

            O catalisador, importante componente do sistema de escapamento do veículo, é uma espécie de “filtro”. Ele reduz o efeito nocivo de vários gases gerados pela queima do combustível no motor por meio de reações químicas ativadas por metais presentes em seu núcleo, como ródio, platina e paládio. Em caso de defeito, não é possível reparar a peça. Ela deve ser trocada.

            Apesar de não necessitar de manutenção periódica, o catalisador pode apresentar problemas caso não sejam tomados alguns cuidados simples. Seu principal inimigo é o combustível adulterado.

            Troca – Ao encontrar defeitos no catalisador, única alternativa é trocar a peça. Preço varia de acordo com o modelo

            “A peça original do carro dura mais de 80 mil quilômetros. Mas combustível ruim pode queimar o óleo e estragar o catalisador”, diz o mecânico Rodrigo Cantarelli Previatti.

            Ele afirma que o carro não pode ficar sem o catalisador, porque isso pode interferir na leitura do sistema de injeção eletrônica. “Entretanto, muitas pessoas, quando pesquisam o preço da peça, não querem fazer a troca e pedem para que o mecânico fure o catalisador ou retire a peça”, explica Previatti.

            Ele afirma que um catalisador pode custar entre R$ 300 e R$ 450, mas o preço varia de acordo com o modelo do automóvel.

            Perda de eficiência

            Defeitos são difíceis de notar. “O consumo de combustível acima do normal, o barulho e o mal cheiro são alguns sinais de que o catalisador está com problemas”, diz o mecânico.

            Impactos fortes podem romper a parte cerâmica. Nesse caso, surge um ruído similar ao de um chocalho.

            Os efeitos são a liberação de gases nocivos ao homem, como o monóxido de carbono (CO).

            Além do combustível adulterado, a falta de manutenção de velas, filtros e sonda lambda (sensor que controla a mistura entre o ar e a gasolina e está localizado entre o tubo de escape e o catalisador) pode reduzir o tempo de vida deste componente.

            Para o conselheiro da Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil) Francisco Satkunas, o aspecto mais grave da perda de eficiência da peça é ambiental. “Se não forem filtrados, os gases afetam a saúde e o poluem o meio ambiente”.

            DE OLHO NAS DICAS

            Desligar os bloqueadores de ignição;

            Evitar fazer com que o motor do carro ‘pegue no tranco’;

            Deixar de lado o hábito ruim de dar bombeadas no acelerador;

            Evitar as partidas contínuas quando o motor se recusa a ligar;

            Manter bicos injetores, filtros e velas sempre limpos;

            Realizar a manutenção perIódica indicada no manual do proprietário;

            Usar sempre peças originais e abastecer com combustível de boa qualidade.

            #28397
            Anônimo

              uma duvida , os catalisadores dos G3 nao ficam perto do motor ? onde vai a sonda ali e tals ?

              acho que os q tem no meio do carro ali é tipo um silencioso …

              dizem que é meio caro pra trocar por causa do processo quimico do catalizador ali …

              alguem já trocou ou sabe onde fica ?

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