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23/09/2013 às 13:09 #26132Anônimo
[img]http://s20.postimg.org/8rxtimy59/catalytic_converter_cutopen.jpg [/img] O catalizador do seu automóvel é uma peça muito importante contra a poluição. Ele foi desenvolvido para eliminar parte dos gases que o motor produz na queima com combustível.
Muitos donos de carros, quando o catalizador apresenta um defeito, eles eliminam esta peça para que o conserto do escapamento fique mais barato, porém, isso é errado e segundo a lei nr 9.503 do código de trânsito braisleiro o proprietário estará sujeito a multa.
Veja como funciona um catalisador e dados interessantes sobre a peça:
O catalisador de redução é a primeira parte do catalisador. Usa platina e ródio para ajudar a reduzir a saída de NOx. Quando as moléculas NO ou NO2 entram em contato com o catalisador, ele “expulsa” o átomo de nitrogênio para fora da molécula. Com isso, o átomo fica retido e o catalisador libera o oxigênio na forma de O2. Os átomos de nitrogênio se unem com outros átomos de nitrogênio. Todos são retidos pelo equipamento, formando N2. Por exemplo:
2NO = N2 + O2 ou 2NO2 = N2 + 2O2
O catalisador de oxidação
É a segunda parte do catalisador. Reduz os hidrocarbonetos não-queimados e o monóxido de carbono, queimando-os (oxidação) sobre o catalisador de platina e paládio. Isso ajuda na reação do CO e dos hidrocarbonetos com o restante do oxigênio nos gases de escapamento. Por exemplo:
2CO + O2 = 2CO2
O Catalizador é formado por uma carcaça de aço inox com miolo cerâmico impregnado de óxido de alumínio e outros metais nobres ativos. A função é transformar os gases tóxicos, os hidrocarbonetos, monóxido de carbono e óxidos de nitrogênio em gases não poluentes.
Fonte:
http://carrocarro.com.br/2008/catalizador-do-carro-e-a-sua-importancia/ 23/09/2013 às 15:37 #28394AnônimoO meu está diretão , arranquei tudo ! 29/09/2013 às 11:48 #28395AnônimoEntão, Sidney… O mecânico, pai de um amigo meu, deu uma volta no carro (depois dele já ter passado por 2 oficinas) e conseguiu reproduzir o problema (tem um tópico falando sobre o q tá rolando no Golzinho). O carro parou com ele, depois de ter esquentado um pouco. Disse que olhou por baixo e o catalisador tava vermelho (de tão quente).
Aí vou voltar no mecânico e mandar rancar (pq vai que ainda assim não resolve o problema).
Tomara que seja só isso mesmo. Mas qual a diferença de andar sem o catalisador, na prática?
Enviado de meu Next7D12 usando o Tapatalk 2
03/10/2013 às 19:09 #28396AnônimoFonte: http://maringa.odiario.com/veiculos/noticia/736332/combustivel-ruim-e-inimigo-no-1-do-catalisador/ O catalisador, importante componente do sistema de escapamento do veículo, é uma espécie de “filtro”. Ele reduz o efeito nocivo de vários gases gerados pela queima do combustível no motor por meio de reações químicas ativadas por metais presentes em seu núcleo, como ródio, platina e paládio. Em caso de defeito, não é possível reparar a peça. Ela deve ser trocada.
Apesar de não necessitar de manutenção periódica, o catalisador pode apresentar problemas caso não sejam tomados alguns cuidados simples. Seu principal inimigo é o combustível adulterado.
[img]http://src.odiario.com/Imagem/2013/04/07/g_0704capa-autos01.jpg [/img] VeículosImprimirEnviar por e-mailComunicar erroNewsletterRSSCelular
07/04/2013 às 02:00 – Atualizado em 07/04/2013 às 03:48
Combustível ruim é inimigo nº 1 do catalisador Talita Amaral e AE A A A
O catalisador, importante componente do sistema de escapamento do veículo, é uma espécie de “filtro”. Ele reduz o efeito nocivo de vários gases gerados pela queima do combustível no motor por meio de reações químicas ativadas por metais presentes em seu núcleo, como ródio, platina e paládio. Em caso de defeito, não é possível reparar a peça. Ela deve ser trocada.
Apesar de não necessitar de manutenção periódica, o catalisador pode apresentar problemas caso não sejam tomados alguns cuidados simples. Seu principal inimigo é o combustível adulterado.
Troca – Ao encontrar defeitos no catalisador, única alternativa é trocar a peça. Preço varia de acordo com o modelo
“A peça original do carro dura mais de 80 mil quilômetros. Mas combustível ruim pode queimar o óleo e estragar o catalisador”, diz o mecânico Rodrigo Cantarelli Previatti.
Ele afirma que o carro não pode ficar sem o catalisador, porque isso pode interferir na leitura do sistema de injeção eletrônica. “Entretanto, muitas pessoas, quando pesquisam o preço da peça, não querem fazer a troca e pedem para que o mecânico fure o catalisador ou retire a peça”, explica Previatti.
Ele afirma que um catalisador pode custar entre R$ 300 e R$ 450, mas o preço varia de acordo com o modelo do automóvel.
Perda de eficiênciaDefeitos são difíceis de notar. “O consumo de combustível acima do normal, o barulho e o mal cheiro são alguns sinais de que o catalisador está com problemas”, diz o mecânico.
Impactos fortes podem romper a parte cerâmica. Nesse caso, surge um ruído similar ao de um chocalho.
Os efeitos são a liberação de gases nocivos ao homem, como o monóxido de carbono (CO).
Além do combustível adulterado, a falta de manutenção de velas, filtros e sonda lambda (sensor que controla a mistura entre o ar e a gasolina e está localizado entre o tubo de escape e o catalisador) pode reduzir o tempo de vida deste componente.
Para o conselheiro da Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil) Francisco Satkunas, o aspecto mais grave da perda de eficiência da peça é ambiental. “Se não forem filtrados, os gases afetam a saúde e o poluem o meio ambiente”.
DE OLHO NAS DICASDesligar os bloqueadores de ignição;Evitar fazer com que o motor do carro ‘pegue no tranco’;
Deixar de lado o hábito ruim de dar bombeadas no acelerador;
Evitar as partidas contínuas quando o motor se recusa a ligar;
Manter bicos injetores, filtros e velas sempre limpos;
Realizar a manutenção perIódica indicada no manual do proprietário;
Usar sempre peças originais e abastecer com combustível de boa qualidade.
03/10/2013 às 22:20 #28397Anônimouma duvida , os catalisadores dos G3 nao ficam perto do motor ? onde vai a sonda ali e tals ? acho que os q tem no meio do carro ali é tipo um silencioso …
dizem que é meio caro pra trocar por causa do processo quimico do catalizador ali …
alguem já trocou ou sabe onde fica ?
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