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Clube do Gol Fóruns Clube do Gol G3 G3 – Elétrica e Iluminação Como testar um cabo de vela de um veículo

  • Este tópico contém 5 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 11 anos atrás por Anônimo.
Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 6 do total)
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  • #26139
    Anônimo

      É bem simples testar cabos de vela, seja para saber se seus novos cabos de vela resistivos possuem a resistência correta e a qualidade necessária, ou para testar seus cabos de vela atuais. A resistência correta é fundamental para que as velas recebam a corrente correta, de forma que seu motor funcione adequadamente e economize combustível.

      Nível de Dificuldade:Fácil

      Como fazer:

    • 1. Remova apenas um cabo de vela por vez. Se ele for usado, limpe-o com WD-40, pois será mais fácil fazer a inspeção visual se ele estiver limpo. Assegure-se de que as presilhas de metal dos conectores das pontas do cabo estão limpas, livres de corrosão e em boas condições.

      2. Prepare seu multímetro, colocando-o na seção de OHM e na faixa de 20.000, ou 20k.

      3. Meça o comprimento do cabo, pois será necessário conhecê-lo para determinar os resultados do teste. Para testá-lo, coloque a sonda positiva, ou vermelha, em uma ponta, assegurando-se de que ela está em contato com a presilha de metal do conector, e a negativa, ou preta, na outra ponta.

      4. Observe as leituras, que podem variar inicialmente, mas logo devem estabilizar. Um cabo mais curto, de cerca de 30 cm, deve ter resistência de 6 a 7 Ohm, enquanto um cabo mais longo, de 76 cm, deve medir entre 9 e 11 Ohm. Um cabo intermediário, de 60 cm de comprimento, deve ter entre 7,5 e 9 Ohm. Todos esses valores são normais, mas se a resistência medida for inferior a 6 Ohm, independente do comprimento do cabo, ele está com a resistência baixa demais e deve ser substituído.

      5. Instale, ou reinstale, os cabos, se a leitura for satisfatória. Aplique uma pequena quantidade de graxa dielétrica na parte interna das presilhas de metal, do interior do conector, para assegurar que o conector não fique preso na vela e para evitar a formação de arcos voltaicos.

      6. Instale os cabos novamente nas velas e na tampa do distribuidor, na mesma posição de que os retirou, assegurando-se de que ambas as pontas estejam conectadas firmemente. Puxe-o levemente, após a instalação, para garantir que está bem encaixado. Se tiver dificuldades para fixá-lo, use um alicate de bico fino para ajustar as presilhas, de forma que se encaixem adequadamente.


    • [img]http://www.netserv32.com/ecommerce_site/arquivos9286/arquivos/cabos%20ngk.jpg[/img]

      (Clique na imagem para ampliar)

      Dicas & Advertências

    • Este teste não verifica um possível vazamento de centelha, que pode ocorrer se o isolamento do cabo estiver quebrado ou defeituoso. Para isso, inspecione o cabo visualmente, ou veja se a centelha está saindo do cabo ou formando arco voltaico, com o motor em funcionamento.

      Em alguns casos, até mesmo cabos novos podem não apresentar a resistência adequada. Evite cabos muito baratos e de marcas desconhecidas.

      Cabos sólidos de cobre, como os MSD ou modelos especiais para competições, apresentarão resistência muito baixa ou nula, e parecerão estar em curto, então este teste só vale para cabos resistivos, de carbono.

      Teste apenas um cabo por vez, pois é fundamental que você não altere a ordem deles.


    • Fontes:

      http://www.ehow.com.br/testar-cabo-vela-veiculo-como_21835/

      http://www.netserv32.com/ecommerce_site/arquivos9286/arquivos/cabos%20ngk.jpg

    #28455
    Anônimo

      Só para complementar:

      De acordo com as informações de Hiromori Mori, da área de Assistência Técnica da NGK, a empresa tem dois tipos de cabos de ignição: O SC (Supressor no Fio, Cabo Resistivo) e o ST (Supressor no Terminal, Terminal Resistivo). “O que muda é a forma de confecção de cada um, o SC é um cabo supressivo de fio de níquel-cromo e o ST tem terminais resistivos. É importante frisar que o tipo do cabo é determinado pela montadora para um veículo específico e não pode ser trocado por outro”, afirma.

      No primeiro tipo, o cabo supressivo de fio níquel-cromo contém revestimento de EPDM (Material de borracha) na parte branca da borracha, o que proporciona maior rigidez de elétrica e aguenta mais de 60 mil V. A parte externa do cabo dá proteção a ataques químicos e suporte a altas temperaturas. O fio de níquel-cromo faz a condução da energia elétrica. “Outra característica desse tipo de cabo é a resistência, que está no próprio fio, então, quanto maior o comprimento do fio, maior a resistência e quanto menor, menor a resistência”, explica.

      Outro tipo de cabo disponibilizado é o ST, cuja resistência está no terminal lado vela transformador e do lado da vela, logo, tanto faz o comprimento do fio, a resistência é sempre a mesma. “Temos uma resistência de níquel-cromo no terminal e o fio é um mero condutor de corrente elétrica, com maior rigidez de elétrica”, analisa Hiromori.

      Teste de resistência Ôhmica

      O mecânico deve efetuar os testes de resistência ôhmica toda vez que suspeitar que os cabos apresentam problemas de funcionamento. Para isso, é preciso que o técnico tenha um multímetro ou um ohmímetro devidamente aferido e em bom estado de conservação. Meça o valor de resistência ôhmica entre os terminais do cabo na escala de 20 k?. Confira os valores respectivos de cada tipo de cabo:

      Cabos SC: resistência no próprio cabo, então cada cabo tem um valor de resistência diferente. A resistência é de 7,5 k? por metro, com uma tolerância de 40%. Coloque o multímetro na escala de 20 k? e coloque as pontas do multímetro nas duas extremidades do cabo. Faça a medição. O cabo mais curto tem valor menor do que os maiores.

      Cabos ST: a resistência está nos terminais, então, independentemente do tamanho do cabo, a resistência vai ser a mesma. Para os cabos de ignição de 4,0 a 8,0 k? e para os cabos da bobina, de 1,0 a 3,0 k ohms.

      #28458
      Anônimo

        No caso do meu Gol, 1.0 16v / Mi (AT) – com distribuidor – Gasolina (1997 a 07/2001) o cabo de vela é um ST, mais precisamente, o ST-V24…

        Então o teste do tópico não se encaixa.

        Segue o teste de resistência dos Cabos:

        Antigos:

        [img]http://img7.imageshack.us/img7/4162/ejng.jpg[/img]

        [img]http://img15.imageshack.us/img15/4533/b1q3.jpg[/img]

        [img]http://img837.imageshack.us/img837/311/45u3.jpg[/img]

        [img]http://img844.imageshack.us/img844/7663/si41.jpg[/img]

        Novos:

        [img]http://img560.imageshack.us/img560/2772/9v1a.jpg[/img]

        [img]http://img191.imageshack.us/img191/3368/zcrb.jpg[/img]

        [img]http://img837.imageshack.us/img837/2296/q5d7.jpg[/img]

        [img]http://img209.imageshack.us/img209/5692/q5up.jpg[/img]

        #28456
        Anônimo

          Cabo da bobina:

          (Não testei o antigo, só o novo)

          [img]http://img89.imageshack.us/img89/6475/ofed.jpg[/img]

          #28457
          Anônimo

            Muito bom!

            :palmas:

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