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- Este tópico contém 5 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 11 anos atrás por Anônimo.
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28/09/2013 às 11:16 #26139Anônimo
É bem simples testar cabos de vela, seja para saber se seus novos cabos de vela resistivos possuem a resistência correta e a qualidade necessária, ou para testar seus cabos de vela atuais. A resistência correta é fundamental para que as velas recebam a corrente correta, de forma que seu motor funcione adequadamente e economize combustível. Nível de Dificuldade:FácilComo fazer:
- 1. Remova apenas um cabo de vela por vez. Se ele for usado, limpe-o com WD-40, pois será mais fácil fazer a inspeção visual se ele estiver limpo. Assegure-se de que as presilhas de metal dos conectores das pontas do cabo estão limpas, livres de corrosão e em boas condições.
2. Prepare seu multímetro, colocando-o na seção de OHM e na faixa de 20.000, ou 20k.
3. Meça o comprimento do cabo, pois será necessário conhecê-lo para determinar os resultados do teste. Para testá-lo, coloque a sonda positiva, ou vermelha, em uma ponta, assegurando-se de que ela está em contato com a presilha de metal do conector, e a negativa, ou preta, na outra ponta.
4. Observe as leituras, que podem variar inicialmente, mas logo devem estabilizar. Um cabo mais curto, de cerca de 30 cm, deve ter resistência de 6 a 7 Ohm, enquanto um cabo mais longo, de 76 cm, deve medir entre 9 e 11 Ohm. Um cabo intermediário, de 60 cm de comprimento, deve ter entre 7,5 e 9 Ohm. Todos esses valores são normais, mas se a resistência medida for inferior a 6 Ohm, independente do comprimento do cabo, ele está com a resistência baixa demais e deve ser substituído.
5. Instale, ou reinstale, os cabos, se a leitura for satisfatória. Aplique uma pequena quantidade de graxa dielétrica na parte interna das presilhas de metal, do interior do conector, para assegurar que o conector não fique preso na vela e para evitar a formação de arcos voltaicos.
6. Instale os cabos novamente nas velas e na tampa do distribuidor, na mesma posição de que os retirou, assegurando-se de que ambas as pontas estejam conectadas firmemente. Puxe-o levemente, após a instalação, para garantir que está bem encaixado. Se tiver dificuldades para fixá-lo, use um alicate de bico fino para ajustar as presilhas, de forma que se encaixem adequadamente.
[img]http://www.netserv32.com/ecommerce_site/arquivos9286/arquivos/cabos%20ngk.jpg [/img] (Clique na imagem para ampliar)
Dicas & Advertências
- Este teste não verifica um possível vazamento de centelha, que pode ocorrer se o isolamento do cabo estiver quebrado ou defeituoso. Para isso, inspecione o cabo visualmente, ou veja se a centelha está saindo do cabo ou formando arco voltaico, com o motor em funcionamento.
Em alguns casos, até mesmo cabos novos podem não apresentar a resistência adequada. Evite cabos muito baratos e de marcas desconhecidas.
Cabos sólidos de cobre, como os MSD ou modelos especiais para competições, apresentarão resistência muito baixa ou nula, e parecerão estar em curto, então este teste só vale para cabos resistivos, de carbono.
Teste apenas um cabo por vez, pois é fundamental que você não altere a ordem deles.
Fontes:
http://www.ehow.com.br/testar-cabo-vela-veiculo-como_21835/ http://www.netserv32.com/ecommerce_site/arquivos9286/arquivos/cabos%20ngk.jpg 11/12/2013 às 12:20 #28455AnônimoSó para complementar: De acordo com as informações de Hiromori Mori, da área de Assistência Técnica da NGK, a empresa tem dois tipos de cabos de ignição: O SC (Supressor no Fio, Cabo Resistivo) e o ST (Supressor no Terminal, Terminal Resistivo). “O que muda é a forma de confecção de cada um, o SC é um cabo supressivo de fio de níquel-cromo e o ST tem terminais resistivos. É importante frisar que o tipo do cabo é determinado pela montadora para um veículo específico e não pode ser trocado por outro”, afirma.
No primeiro tipo, o cabo supressivo de fio níquel-cromo contém revestimento de EPDM (Material de borracha) na parte branca da borracha, o que proporciona maior rigidez de elétrica e aguenta mais de 60 mil V. A parte externa do cabo dá proteção a ataques químicos e suporte a altas temperaturas. O fio de níquel-cromo faz a condução da energia elétrica. “Outra característica desse tipo de cabo é a resistência, que está no próprio fio, então, quanto maior o comprimento do fio, maior a resistência e quanto menor, menor a resistência”, explica.
Outro tipo de cabo disponibilizado é o ST, cuja resistência está no terminal lado vela transformador e do lado da vela, logo, tanto faz o comprimento do fio, a resistência é sempre a mesma. “Temos uma resistência de níquel-cromo no terminal e o fio é um mero condutor de corrente elétrica, com maior rigidez de elétrica”, analisa Hiromori.
Teste de resistência ÔhmicaO mecânico deve efetuar os testes de resistência ôhmica toda vez que suspeitar que os cabos apresentam problemas de funcionamento. Para isso, é preciso que o técnico tenha um multímetro ou um ohmímetro devidamente aferido e em bom estado de conservação. Meça o valor de resistência ôhmica entre os terminais do cabo na escala de 20 k?. Confira os valores respectivos de cada tipo de cabo:
Cabos SC:resistência no próprio cabo, então cada cabo tem um valor de resistência diferente. A resistência é de 7,5 k? por metro, com uma tolerância de 40%. Coloque o multímetro na escala de 20 k? e coloque as pontas do multímetro nas duas extremidades do cabo. Faça a medição. O cabo mais curto tem valor menor do que os maiores. Cabos ST:a resistência está nos terminais, então, independentemente do tamanho do cabo, a resistência vai ser a mesma. Para os cabos de ignição de 4,0 a 8,0 k? e para os cabos da bobina, de 1,0 a 3,0 k ohms. 11/12/2013 às 12:20 #28458AnônimoNo caso do meu Gol, 1.0 16v / Mi (AT) – com distribuidor – Gasolina (1997 a 07/2001) o cabo de vela é um ST, mais precisamente, o ST-V24… Então o teste do tópico não se encaixa.
Segue o teste de resistência dos Cabos:
Antigos:[img]http://img7.imageshack.us/img7/4162/ejng.jpg [/img] [img]http://img15.imageshack.us/img15/4533/b1q3.jpg [/img] [img]http://img837.imageshack.us/img837/311/45u3.jpg [/img] [img]http://img844.imageshack.us/img844/7663/si41.jpg [/img] Novos:[img]http://img560.imageshack.us/img560/2772/9v1a.jpg [/img] [img]http://img191.imageshack.us/img191/3368/zcrb.jpg [/img] 11/12/2013 às 12:29 #28456AnônimoCabo da bobina:(Não testei o antigo, só o novo)
12/12/2013 às 01:18 #28457AnônimoMuito bom! :palmas:
- 1. Remova apenas um cabo de vela por vez. Se ele for usado, limpe-o com WD-40, pois será mais fácil fazer a inspeção visual se ele estiver limpo. Assegure-se de que as presilhas de metal dos conectores das pontas do cabo estão limpas, livres de corrosão e em boas condições.
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