Sempre zerei desligando a bateria e juntando os polos negativo e positivo do chicote de um dia para o outro.
Depois ligue o polo negativo e depois o positivo, dê partida no carro e sem acelarar nem nada, deixe ele ligado parado na lenta até a ventoinha armar
Fazia isso com meu celta e com o vectra.
No vectra eu fazia isso, depois saia na pista por 8 ~ 10KM.
Na pista deixava cortar 1ª, 2ª e 3ª. A melhora na performance do carro era boa… e no consumo também. hehehehe
E sobre a limpeza, eu acho que pode limpar no lugar.
A sujeira que fica na TBI é do respiro positivo do carter (´vento´ que o motor faz), ou seja, é vapor de óleo.
Com o Car80 dissolve isso tudo e o motor queima. Acho que não traz problema não. A quantidade é pequena.
Daria problemas na vedação das válvulas caso os retentores de válvulas estivessem ressecados e ficasse escorrendo óleo pela haste constantemente, ou aneis de segmento que o óleo iria subir pelo pistão.
Mas acho a quantidade irrisória a ponto de danificar algo…
Pra adiantar, tirar a TBI é bem fácil mas não recomendo.
Ela é eletronica (acelerador eletronico), tem um motor de passo na ponta do eixo e não dá pra movimentar ela com a mão.
A vedação dela (TBI) no coletor é feito por um anel de borracha (o´ring) que também recomendo trocar caso tire ela. Pra evitar entrada falsa de ar.
Então, acho melhor limpar no lugar. Alguém acelera pra voce, assim movimenta a TBI e voce joga o Car80.
Edit: Como tem acelerador eletronico, acho bom deixar o carro com a chave no contato SEM dar partida por uns 5 minutos pra TBI se adaptar.
Os meus carros antigos eram acelerador a cabo…