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Comparativo: novo Nissan Kicks está mais estiloso e equipado, mas dará conta do Volkswagen T-Cross? | Comparativo

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      Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, não trouxeram apenas sete medalhas de ouro para o Brasil: o mercado recebeu um campeão (de vendas) para a Nissan, o Kicks. O SUV foi apresentado como carro oficial do evento, patrocinado pela marca japonesa, e chegou às concessionárias em agosto daquele ano. Desde então, tornou–se o veículo mais vendido da história da Nissan no país, com mais de 200 mil unidades.

      Quase cinco anos depois da retumbante estreia, o Kicks recebe uma reestilização de meia-vida, acompanhando o modelo fabricado no México e importado aos Estados Unidos. E mesmo que ele não esteja no pódio entre os SUVs mais vendidos, suas 36.433 unidades emplacadas em 2020 lhe garantiram um bom sexto lugar na categoria. O visual atualizado, os equipamentos bacanudos e um aumento irrisório nos preços devem conferir ao veículo maior expressividade no segmento.

      Facelift deixou o Kicks agressivo, ainda mais se comparado ao estilo quadrado do T-Cross — Foto: Renato Durães

      Mesmo porque o quinto colocado, o Hyundai Creta, terá uma reestilização profunda somente no segundo semestre. Está certo que ele é mais ameaçado pelo sétimo colocado, o Honda HR-V — que vendeu 32.511 carros no ano passado —, do que ameaça o quinto, com cerca de 11 mil emplacamentos a mais. Só que o novo HR-V demora mais para dar as caras por aqui, já que foi revelado na Europa somente no mês passado.

      Mas não importa um degrau acima ou um abaixo: aqui nós vamos colocar o Kicks para brigar com o líder do segmento, o queridinho Volkswagen T-Cross. A versão topo de linha do SUV da fabricante japonesa, a Exclusive CVT, foi lançada por R$ 119.890, praticamente o mesmo valor do alemão na configuração intermediária Comfortline, que sai por R$ 121.090.

      O Kicks ficou mais bonito e bem equipado com as mudanças — Foto: Renato Durães

      Mas não são só os preços compatíveis. Mesmo com as mudanças estéticas (trataremos delas logo mais), o Kicks não teve alterações mecânicas, mantendo o motor 1.6 16V aspirado de 114 cv, independentemente do combustível. E embora o T-Cross seja equipado com um 1.0 de três cilindros, o turbo faz toda a diferença, o que o torna mais potente: são 128 cv com etanol e 116 cv com gasolina. Então, deixe de lado o preconceito bobo de que motor 1.0 “não anda nada”.

      Vamos falar sobre o que realmente mudou no Kicks. O visual é marcado pela grande grade dianteira, que o deixou com uma cara mais agressiva. Os faróis agora estão mais finos e horizontais; na versão de topo são Full LED. Não dá para negar que ficou mais bonito e moderno com a reestilização.

      Nissan Kicks — Foto: Renato Durães

      Falando em versão, os nomes também foram trocados: a S passa a se chamar Sense, a SV vira Advance e a SL torna-se Exclusive.

      Na traseira as diferenças se mostram menos chamativas. Além do para-choque redesenhado, as lanternas recebem iluminação de LED e são interligadas por uma faixa refletiva que serve apenas de enfeite, ou seja, não acende junto com o restante das luzes traseiras. Aliás, esse recurso também é usado no T-Cross.

      Por dentro, a central multimídia traz uma tela de oito polegadas com interface nova (a anterior, com tela de sete polegadas, ainda se mantém na opção de entrada, tanto com câmbio manual quanto com o CVT). O sistema é fácil de mexer e permite customizar atalhos na tela, além de ser compatível com Apple CarPlay e Android Auto (ambos ainda com fio).

      Interior tem bom acabamento e comandos simples, fáceis de mexer e com ótima visualização — Foto: Renato Durães

      CVT vai bem no dia a dia, mas falta força em arrancadas — Foto: Renato Durães

      Som da Bose tem até alto-falante no encosto de cabeça do motorista — Foto: Renato Durães

      Apesar da evolução bem-vinda, a central do rival, chamada de VW Play, ainda é mais intuitiva, maior (são 10,1 polegadas) e o iPhone pode ser integrado sem fio.

      Mas o Nissan se destaca mesmo é na lista de equipamentos, com tecnologias inéditas para a categoria. Algumas já estavam disponíveis no antecessor, como câmeras que oferecem visão 360 graus, alerta de veículo no ponto cego e frenagem automática de emergência (que foi melhorada; antes funcionava apenas com radares, agora passa a utilizar uma câmera também).

      Juntam–se à lista o alerta de tráfego cruzado, que detecta veículos se aproximando quando o carro vai sair de uma vaga em marcha à ré a até 8 km/h, e o alerta de saída de faixa, que acende uma luz e treme levemente o volante quando o motorista invade a faixa ao lado (mas não corrige a trajetória).

      Lanternas unidas: Tanto o T-Cross quanto o Kicks têm uma faixa refletiva que liga as luzes traseiras — Foto: Renato Durães

      Esses sistemas são opcionais da versão Exclusive e devem fazer parte de um pacote de tecnologia, assim como era oferecido no modelo anterior, o chamado Pack Tech. É a essa versão, a mais completa da gama, que estamos comparando a base de preços.

      Outro destaque — esse já de série na opção de topo — é o som da grife Bose, que traz nada menos que oito alto-falantes. O grande diferencial é que um deles fica no encosto de cabeça do motorista (apesar de não fazer tanta diferença assim na hora de ouvir música). Há ainda seis airbags, rodas de liga leve de 17”, chave presencial e ar-condicionado digital (de uma zona) entre os principais equipamentos.

      Acabamento de couro é opcional — Foto: Renato Durães

      Câmbio automático de seis marchas é mais rápido e trocas podem ser feitas por borboletas — Foto: Renato Durães

      O T-Cross fica em desvantagem na tecnologia, mas isso não significa que sua lista de equipamentos seja chinfrim. Entre os itens de série estão seis airbags, retrovisores elétricos com função tilt down do lado direito, lanternas de LED, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, painel de instrumentos digital, câmera de ré, chave presencial, rodas aro 17, borboletas no volante para trocas de marchas e seletor de modos de condução. Como opcional, pode receber teto solar panorâmico em um pacote que custa R$ 5.370.

      Mas se o que é bom dura pouco, a coisa começa a desandar para o Kicks por aí. Isso porque, com exceção do consumo, o modelo renovado perde para o T-Cross em nossos testes de pista em todas as medições de aceleração, frenagem e retomada.

      — Foto: Renato Durães

      O Volkswagen acelera até os 100 km/h em 10,6 segundos, enquanto o concorrente cumpre a prova em 11,9 s. Já a retomada de 40 km/h a 80 km/h é 0,5 s mais lenta no Nissan e chega a demorar mais de 1,6 s de 80 km/h a 120 km/h. Para estancar vindo a 100 km/h, o alemão precisa de 39,1 metros, enquanto o japonês faz o mesmo em 51,1 m.

      Os números da pista se traduzem em um desempenho mais prazeroso ao volante do T-Cross. Ele é mais ágil especialmente nas arrancadas e não perde o fôlego em trechos mais íngremes, ao contrário do Kicks.

      Nissan Tricks — Foto: Renato Durães

      Volkswagen T-Cross — Foto: Renato Durães

      Além do detalhe do turbo, o que explica essa diferença no comportamento é o câmbio. No Volkswagen, o câmbio automático de seis marchas tem um funcionamento mais harmonioso, fazendo as trocas com rapidez para que o carro não perca força quando é necessário.

      Já o CVT do modelo da Nissan, que simula seis marchas, até vai bem no dia a dia, ajudado pela leveza do veículo — a diferença entre os dois é de 166 kg. Mas, como em todo câmbio CVT, é só precisar pisar mais fundo para que o motor suba de giro rapidamente e comece a “gritar”.

      Ainda bem que o isolamento acústico é bom. Há ainda um botão Sport que deveria deixar as respostas de aceleração mais rápidas, mas não dá para perceber muita diferença durante a condução. A impressão é de que ele fica mais barulhento, além de aumentar o consumo.

      Novo Nissan Kicks recebe uma bem-vinda mudança de visual

      Novo Nissan Kicks recebe uma bem-vinda mudança de visual

      Por outro lado, a bomba de combustível é mais amigável quando se trata do Kicks. Com etanol, o SUV roda 8,3 km/l na cidade e 11,9 km/l na estrada. O T-Cross faz, respectivamente, 7,6 km/l e 9,5 km/l.

      — Foto: Renato Durães

      Se você vai gastar menos para abastecer o japonês, na hora da manutenção a balança volta a pender para o lado do alemão, já que suas três primeiras revisões são de graça, enquanto as do rival saem por R$ 1.430. O preço das peças é mais equilibrado, e dá para entender a grande diferença de mais de R$ 1.300 nos valores do farol, já que os do Kicks são Full LED. Por fim, o seguro do T-Cross também sai relativamente mais em conta.

      No fim das contas, a escolha mais racional dá a vitória ao T-Cross, mas o Kicks é um ótimo rival. Se sua pegada é uma performance mais esportiva, vá de Volkswagen. Mas se as tecnologias de assistência à condução o encantam, não deixe de considerar o Nissan no seu processo de seleção.

      Eu era assim e fiquei assim

      A grade ficou maior e os faróis, mais finos e horizontais, aumentando a agressividade do visual. O para-choque também é novo e acompanha a evolução de estilo do SUV. — Foto: Renato Durães

      Além do para-choque redesenhado, as lanternas passam a ter LED e são unidas por uma faixa refletiva com função apenas estética, que não acende. — Foto: Renato Durães

      Itens

      Nissan Kicks Volkswagen T-Cross
      Airbags laterais Série Série
      Frenagem de emergência Opcional Não Disponível
      Ar-condicionado digital Série Série
      Ass. de rampa Série Série
      Bancos de couro Série Opcional
      Alerta de ponto cego Opcional Não Disponível
      Central multimídia Série Série
      Chave presencial Série Série
      Comandos no volante Série Série
      Faróis de led Série Não Disponível
      Controle de estabilidade Série Série
      Assistente de faixa Opcional Não Disponível
      Piloto automático Série Série
      Direção elétrica Série Série
      Airbags de cortina Série Série
      Câmeras 360º Série Não Disponível
      Sensor de ré Série Série
      Teto solar Não Disponível Opcional
      Sensor crepuscular Série Série

      A lista básica de equipamentos dos dois modelos parece ser bem compatível: ambos são bem completos, apesar de o teto solar ser opcional no T-Cross e não ser oferecido no rival. Os tesouros do Kicks, porém, estão bem guardados. Ele traz câmera 360 graus, alerta de colisão frontal, assistente de faixa, alerta de tráfego cruzado e monitoramento de ponto cego, itens inexistentes no alemão mesmo na versão acima da avaliada.

      Seu bolso

      Nissan Kicks Exclusive volkswagen T-Cross Comfortline
      Preço R$ 120 mil (estimado) R$ 121.090
      Pacote de peças R$ 7.174 R$ 5.799
      Revisões até 30 mil km R$ 1.430 Grátis
      Seguro** R$ 3.532 R$ 2.730
      Desvalorização 1º ano N/D N/D
      Garantia 3 anos 3 anos
      Taxa de Financiamento 1,97% a.m. 1,97% a.m.
      Valor da Parcela (36 x, ent. 50%) R$ 2.292 R$ 2.313
      Consumo cidade/estrada 8,3-11,9 km/l 7,6-9,5 km/l

      Teste

      Nissan Kicks Exclusive Volkswagen T-Cross Comfortline
      ACELERAÇÃO
      0 – 100 km/h (s) 11,9 10,6
      0 – 400 m (s) 18,4 17,4
      0 – 1.000 m (s) 33,9 31,7
      Velocidade a 1.000 m (km/h) 152,9 167,8
      Veloc. real a 100 km/h (km/h) 94 98
      RETOMADA DE VELOCIDADE
      40 – 80 km/h (Drive) 5 s 4,5 s
      60 – 100 km/h (D) 7,2 s 5,8 s
      80 – 120 km/h (D) 8,9 s 7,3 s
      FRENAGEM
      100 – 0 km/h (metros) 51,1 39,1
      80 – 0 km/h (m) 31,3 24,7
      60 – 0 km/h (m) 20,3 14,5

      Dados da montadora

      Nissan Kicks Exclusive volkswagen T-Cross Comfortline
      Motor Dianteiro, transversal, 4 cil. em linha, 1.6, 16V, flex Dianteiro, transversal, 3 cil. em linha, 1.0, 12V, turbo, flex
      Cilindrada 1.598 cm³ 999 cm³
      Potência 114 cv a 5.600 rpm 116/128 cv a 5.500 rpm
      Torque 15,5 kgfm a 4.000 rpm 20,4 kgfm a 2.000 rpm
      Velocidade máxima 175 km/h 189 km/h
      Câmbio Automático, CVT Automático, 6 marchas
      Direção Elétrica Elétrica
      Suspensão Indep., McPherson (D) e eixo de torção (T) Indep., McPherson (D) e eixo de torção (T)
      Freios Discos ventilados (D) e tambores (T) Discos ventilados (D) e discos sólidos (T)
      Pneus 205/55 R17 205/55 R17
      Tração Dianteira Dianteira
      Carroceria SUV, 4 portas, 5 lugares SUV, 4 portas, 5 lugares
      Comprimento 4,31 m 4,19 m
      Largura 1,76 m 1,76 m
      Altura 1,59 m 1,56 m
      Entre-eixos 2,61 m 2,65 m
      Tanque 41 litros 52 litros
      Peso 1.139 kg 1.305 kg
      Porta-malas (fabricante) 432 litros 420 litros

      Notas

      Nissan Kicks Volkswagen T-Cross
      CONFORTO
      Acabamento 8 8
      Espaço interno 6 7
      Porta-malas 8 7,5
      Ergonomia 7 7,5
      Equipamentos de série 7 7
      Equip. de segurança 9 6
      Subtotal 45 43
      DINÂMICA
      Motor 6 8
      Frenagem 5 9
      Suspensão 8 8
      Desempenho 6 8
      Consumo 8 6
      Câmbio 6 8
      Sensação ao volante 7 8
      Subtotal 46 55
      MERCADO
      Preço 6,5 6
      Desvalorização N/D N/D
      Garantia 8 8
      Seguro 6 8
      Revisões 7 10
      Preço das peças 5 6
      Atualidade 10 7
      Subtotal 42,5 45
      TOTAL 133,5 143

      Volkswagen T-Cross — Foto: Divulgação

      Vencedor: Volkswagen T-Cross

      Mesmo que o Kicks tenha ficado mais belo e seja recheado de tecnologias inéditas na categoria, na hora de dirigir o T-Cross acaba se dando melhor, por oferecer um desempenho mais acertado que o do rival. Pesou também o fato de a manutenção do SUV da Volkswagen ser bem mais em conta, principalmente porque as três primeiras revisões são gratuitas, além de o seguro ter uma diferença de R$ 800. Em desempenho, o Nissan só leva vantagem no quesito consumo.

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