Menu fechado

Conhea o Scout, modelo que vai ganhar releitura pelas mos da Volkswagen

Clube do Gol Fóruns Notícias Automotivas Conhea o Scout, modelo que vai ganhar releitura pelas mos da Volkswagen

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #1010800749
    ClubedoGolClubedoGol
    Mestre

      Scout 800(foto: New Legend 4x4/Reprodu
      Scout 800 (foto: New Legend 4×4/Reproduo)

      O Grupo Volkswagen confirmou que vai relanar uma releitura da linha Scout no mercado americano, modelo produzido naquele mercado entre os anos de 1960 e 1980. Naquela poca o modelo era fabricado pela International Harvester, empresa que tambm produzia caminhes, motores, mquinas agrcolas, e muito mais. Porm, agora a nova marca do Grupo Volkswagen ganha o nome do modelo que fez sucesso como picape e como um precursor dos SUVs: Scout.

      Scout 80 1961(foto: Wikimedia Commons)
      Scout 80 1961 (foto: Wikimedia Commons)

      Ainda no foi divulgado o local exato, mas os veculos sero projetados e construdos nos Estados Unidos. J foram divulgado esboos oficiais revelando que o modelo renasce com as mesmas variantes originais, uma picape e um SUV, porm 100% eltricos. O modelo ter uma plataforma nova, pensada para eltricos com capacidade para o fora de estrada.

      Esbo
      Esboos dos novos Scout, SUV e picape (foto: Volkswagen/Divulgao)

      Apesar disso, j foi adiantado que haver sinergia entre as marcas do grupo, apesar da Scout ter atuao independente. Prottipos comeam a rodar j em 2023. A Volkswagen est investindo pesado no mercado americano, onde quer dobrar sua participao de 5% para 10%. Para isso, j iniciou a produo do SUV eltrico ID.4, e, em breve, ter o reforo do carismtico ID Buzz, a releitura eltrica da Kombi.

      Mas, o que o Grupo Volkswagen tem a ver com a International e o Scout? que, quando a empresa precisou fechar as portas em meados da dcada de 1980, sua diviso de caminhes Navistar International foi adquirida pela Traton, que o brao de veculos pesados do grupo alemo. Curiosidade: na dcada de 1960, a International chegou a atuar no Brasil como subsidiria na construo de caminhes.

      Scout 80(foto: Bring a Trailer/Reprodu
      Scout 80 (foto: Bring a Trailer/Reproduo)
      Scout 80(foto: Wikimedia Commons)
      Scout 80 (foto: Wikimedia Commons)

      A histria do Scout

      O Scout 80 foi lanado nos Estados Unidos em 1960 com uma carroceria extremamente verstil. Com teto rgido, removvel ou em lona, seja inteirio ou fracionado, o veculo podia ser usado como picape, perua ou at um conversvel. Sua proposta era ser um pouco menos espartano que um jipe Willys, apesar de ainda ser bastante rstico.

      Scout Campermobile(foto: Wikimedia Commons)
      Scout Campermobile (foto: Wikimedia Commons)

      Uma verso “motorhome” chegou a ser lanada em 1963, a Campermobile, com beliche, cozinha e banheiro, mas no chegou a fazer sucesso. Com 3 mil unidades, a srie limitada Red Carpet, em comemorao s 100 mil unidade produzidas, foi disputada, trazendo carroceria branca e interior vermelho.

      Scout 800(foto: Wikimedia Commons)
      Scout 800 (foto: Wikimedia Commons)

      Em 1965 o modelo foi renovado, passando a se chamar Scout 800. Sua principal novidade era a oferta de um banco traseiro com opcional, transformando oficialmente o veculo em um jipe, mas ainda havia a opo de picape. Aqui tambm nascia a histria do modelo com um dos vrios que so considerados os precursores dos SUVs modernos.

      Scout 800(foto: Wikimedia Commons)
      Scout 800 (foto: Wikimedia Commons)

      Em 1968 o modelo ganha mais itens de conforto, e passa a se denominado Scout 800A. Sua verso mais sofisticada, chamada Aristocrat, trazia rack de teto em ao inoxidvel, rodas de rali e pintura em dois tons, azul e prata. Ainda houve uma atualizao de vida curta em 1970, o Scout 800B, com pequenas mudanas. Essa primeira dcada do Scout considerada vitoriosa, tendo superado a prpria Jeep no mercado americano.

      Scout II (foto: Parke Pleasents/Reprodu
      Scout II (foto: Parke Pleasents/Reproduo)

      Em 1971 chega ao mercado o Scout II, com novos detalhes visuais e entre-eixos menor em quase 8 centmetros. At sair de linha, em 1980, o modelo basicamente mudou de grade a cada ano que passou.

      Scout II Traveler(foto: Wikimedia Commons)
      Scout II Traveler (foto: Wikimedia Commons)

       

      Uma carroceria com a distncia entre-eixos alongada foi lanada a partir de 1975, com as verses Traveler e Terra. Ao todo, ao longo de 20 anos, foram fabricados mais de 500 mil unidades do Scout. Um dos motivos do fim da empresa foi a crescente dificuldade em competir com as trs grandes de Detroit: Ford, General Motors e Chrysler.

      Scout II Traveler(foto: Wikimedia Commons)
      Scout II Traveler (foto: Wikimedia Commons)

      Reportagem no site

    Visualizando 1 post (de 1 do total)
    • Você deve fazer login para responder a este tópico.