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Consumo – Discuta Aqui

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  • #10013030
    atlan
    Membro

    Ola Pessoal…

     

    Tenho um gol G6 1.6 com 23.000 rodados. No inicio do mês andei viajando pelo RS (6.400 km). De acordo com o computador de bordo, o consumo médio na gasolina, andando a 100-110 km/h com duas pessoas e bagagem (muita…) foi de 14.8 km/l. Isso na região do pampa gaúcho. No retorno para SP, pela BR 101 ficou também próximo disso (14,5 km/l)  Já no alcool fica próximo dos 11,0 km/l. 

    #10013032
    LFelipe
    Membro

    amigos… to assustado

    gasolina… 528km com 50 L de gasolina (90% na cidade resto na br)

    acabei de enxer de alcool e vamos ver no que da.

    Tá ótimo! O meu (1.6) roda na cidade em torno de 480km… :fie1:

    #10013034
    mateusgodoy
    Membro

    Como peguei meu Voyage G6 1.6 a poucos dias, ainda estou experimentando. Mas já fiz a primeira média, considerando o calculo pela bomba do posto e não pelo computador de bordo, e deu 14,0 redondos. Dirigindo numa tocada de vovô. Para um motor 1.6 acho um consumo realmente mundo bom. Usando uns 80% estrada e 20% cidade, com o cambio I-Motion no Manual a maior parte do tempo, e com alguns conhecidos dando aquela famosa voltinha para experimentar.

    Nesse segundo tanque, estou usando o cambio no modo Drive, e sentindo que vai consumir mais, porém andei mais na cidade dessa vez. Vamos ver quanto vai dar.

    Esse motor 1.6 dando pelo menos que 12 km/l pra mim estará excelente. Considerando que antes eu tinha um UP! 2013/2014 MPI (aspirado) que fazia 17 km/l em percurso misto. Com um recorde de 19,5. Já tive Astra 2001 1.8 que fazia 12 km/l, Ford Ka 2009 1.0 que fazia 12 km/l (pior carro que eu já tive e que eu já dirigi), Celta 2009 1.0 que fazia de 15 a 17 km/l.

    Todas as minha médias são feitas na gasolina comum, e calculo foi na bomba.

    Eu recomendo o aplicativo para celular Carrorama. Excelente para monitorar o consumo médio do carro e administrar os gastos com mesmo.

    #10013036
    biguia
    Membro

    Já o meu gol g5 1.0 virou um alcoólatra! De excelentes 15~17km/l passou a fazer 11,5 na estrada. Só viajo com a mala lotada, com + 2 pessoas e ac ligado.

    Tô desconfiado da sonda ou do sensor de detonação, que apesar de funcionarem normalmente, tenho sentido o carro mais fraco, e durante a partida à frio, o carro fica oscilando a rotação abaixo de 900rpm.

    Aí eu desligo o motor e ao religar, o funcionamento é regular, liso, sem falhas.

    Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

    #10013038

    Galera

    Comprei um gol G5 2011/2012 de segunda mão … ele está fazendo com gasolina na cidade sem ac 8 km/l

    Achei pouco, acho que esse consumo deveria ser com ac ligado no mínimo, já vi relatos de pessoas com o Gol fazendo 10 km/l na cidade.

    Eu fiz uma revisão básica nele assim que comprei e troquei filtro de ar (que estava podre), filtro de combustível, óleo e filtro de óleo …

    O mecânico falou que depois era bom levar de novo lá daqui a uns 2 meses pra descarbonizar a TBI, será se vai melhorar consumo? Pois o filtro de ar estava mto sujo e eu pensei que com o filtro novo ia melhorar o consumo e não melhorou, ficou a mesma coisa, só notei o carro mais esperto…

    Tem mais algo que posso checar pra melhorar o consumo dele?

    Obrigado!

    #10013040
    biguia
    Membro
    Galera
    Comprei um gol G5 2011/2012 de segunda mão … ele está fazendo com gasolina na cidade sem ac 8 km/l
    Achei pouco, acho que esse consumo deveria ser com ac ligado no mínimo, já vi relatos de pessoas com o Gol fazendo 10 km/l na cidade.
    Eu fiz uma revisão básica nele assim que comprei e troquei filtro de ar (que estava podre), filtro de combustível, óleo e filtro de óleo …
    O mecânico falou que depois era bom levar de novo lá daqui a uns 2 meses pra descarbonizar a TBI, será se vai melhorar consumo? Pois o filtro de ar estava mto sujo e eu pensei que com o filtro novo ia melhorar o consumo e não melhorou, ficou a mesma coisa, só notei o carro mais esperto…  
    Tem mais algo que posso checar pra melhorar o consumo dele?
    Obrigado!

    Descarbonizar a tbi vc mesmo faz em ksa. Tem muito vídeo na internet mostrando como fazer. É ridiculamente simples! Mas após a limpeza é bom fazer um reset dos parâmetros e novo aprendizado da borboleta de admissão (tbi).

    Não vi vc falar em troca do filtro de combustível. Seria bacana ver o estado do bicos injetores tb.

    Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

    #10013042
    38 minutes ago, biguia said:

    Descarbonizar a tbi vc mesmo faz em ksa. Tem muito vídeo na internet mostrando como fazer. É ridiculamente simples! Mas após a limpeza é bom fazer um reset dos parâmetros e novo aprendizado da borboleta de admissão (tbi).

    Não vi vc falar em troca do filtro de combustível. Seria bacana ver o estado do bicos injetores tb.

    Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

    Foi trocado o filtro de combustível sim .. o óleo foi trocado por um semi sintético pois o mecânico detectou o início da criação de borra no motor (verificou ao abrir a tampa) aí usou o óleo semi sintético com um flush (vulc, vult nao lembro a marca), ele disse que esse flush era muito bom pois ao contrário dos outros não soltava resíduos e sim dissolvia… aí pediu pra daqui a 2 mil km (ou 2 meses) voltar lá pra por um óleo sintético e verificar se saiu as borras…

    Aí vamos lá.. trocou filtro de óleo, coxim do escape, bujão do carter, anel de vedação do óleo, filtro de ar, filtro de combustível, completou o óleo da direção hidráulica…

    Os bicos injetores seria bom ver, eu não sei ver, vou ver se tem tutoriais na internet, mas depois dessa revisão que foi sexta da semana passada, só estou utilizando gasolina aditivada, não vou mais utilizar comum no meu carro.

    Sobre a TBI, a descarbonização é bem fácil mesmo, o problema ta no  reset dos parâmetros e novo aprendizado da borboleta de admissão (tbi) .. teria que levar em um mecânico pra passar o scanner?

    Editado Março 20, 2017 por Thiago Fernandes

    #10013044
    biguia
    Membro
    2 horas atrás, Thiago Fernandes disse:

    Sobre a TBI, a descarbonização é bem fácil mesmo, o problema ta no  reset dos parâmetros e novo aprendizado da borboleta de admissão (tbi) .. teria que levar em um mecânico pra passar o scanner?

    Sim. É recomendado passar o scanner para fazer esse reset e posterior aprendizado.

    Achei meio estranho o lance do flush como vc citou. Foi adicionado o flush no motor e vc vai rodar 2000km com ele?

    #10013046
    17 hours ago, biguia said:

    Sim. É recomendado passar o scanner para fazer esse reset e posterior aprendizado.

    Achei meio estranho o lance do flush como vc citou. Foi adicionado o flush no motor e vc vai rodar 2000km com ele?

    Ele colocou um semi sintético com o flush pra tirar umas poucas borras que estavam formando (provavelmente devido a óleo ruim do antigo dono) e pediu pra voltar depois de 2 mil km ou 2 meses pra baixar todo o óleo e por um sintético bom.. pq estranho?

    #10013048
    biguia
    Membro
    Ele colocou um semi sintético com o flush pra tirar umas poucas borras que estavam formando (provavelmente devido a óleo ruim do antigo dono) e pediu pra voltar depois de 2 mil km ou 2 meses pra baixar todo o óleo e por um sintético bom.. pq estranho?

    Tudo que já vi sobre flush na internet se procede da seguinte maneira: flush preventivo. Tipo esse que vc fez, porém, drenando o óleo depois de um período com o carro em funcionamento em marcha lenta.

    Flush corretivo: aplica-se o flush, deixando o veículo parado, trabalhar numa faixa de rotação determinada pelo fabricante do produto por um período determinado de tempo, verificando a pressão na bomba de óleo, pois o flush pode deslocar um pedaço de borra, obstruindo o pescador de óleo.

    Na sequência, drena-se o óleo e retira- se o carter e a tampa de válvulas pra conferir o resultado e concluir a limpeza, com descarbonizante ou água quente.

    Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

    #10013050

    Tenho uma Saveiro Cross MSI que tá com 52.000 rodados (desde os 47.000 é minha, antes disso, meu tio pegou com 4.000km rodados de uma senhora que ganhou ela do marido e não gostou hehe). Tô achando o consumo dela excelente. Tenho rodado mais de 600km com um tanque 100% na cidade. Ar ligado às vezes (gosto de andar com o vidro aberto), seguido ando com material na caçamba (trabalho com reformas) e hoje mesmo abasteci depois de 650km rodados. Média dela, na calculadora, de 12,15km/L. Abastecimento anterior, rodei 630km e deu média de 11,8km/L. Sempre gasolina aditivada.

    IMG_2991.JPG

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    IMG_2992.PNG

    #10013052
    offline
    Membro

    Muito bom consumo!

    #10013054

    galera do clube, preciso de uma luz, tenho uma saveiro trooper 10/11, com 109k km. vou explicar o caso abaixo:

    uso sempre gasolina, porem fim do ano fui viajar, e deixei com meu pai, e ele abasteceu com álcool, quando fui pegar de volta estava com a luz de injeção acesa, levei em um amigo meu que plugou o Scanner e deu falha de cilindro, porem o funcionamento normal. De lá para cá a saveiro virou no lula pra beber, coisa de 10,5-11,5km/l na rodovia com ar condicionado ligado, e na gasolina (esse consumo e andando na manha, pezinho de seda, se pisar faz 8km/l), assim como o desempenho acima de 3000rpm +- esta bem fraco, já andei sofrendo pra acompanhar gol 1.0 na subida. No fim de fevereiro levei na oficina e dei uma geral, troquei as velas por iridium, cabos de vela original vw, filtro de combustível novo, filtro de ar inflow, limpeza e equalização de bicos, troca da correia dentada e tensor da mesma, troca correias acessórios; a luz de injeção apagou e o consume melhorou levemente. Junto com toda essa manutenção, também pus amortecedores dianteiros com 5cm a mais para dar uma levantada na mesma.

    A pergunta é: esse consumo alto pode ser por causa dos amortecedores terem mexido na aerodinâmica do carro, ou tem alguma coisa errada?

    Obs.-1: moro em cidade pequena e não tem mecânicos e oficina qualificada para um diagnostico avançado, assim como tenho uma restrição de tempo enorme do serviço para estar levando em outra cidade para um diagnostico.

    Obs.-2: o mecânico daqui, assim como eu suspeita de alguma falha não diagnosticável pelo Scanner dela da sonda lambda, ou o catalisador entupido.

    #10013056
    biguia
    Membro
    galera do clube, preciso de uma luz, tenho uma saveiro trooper 10/11, com 109k km. vou explicar o caso abaixo:
    uso sempre gasolina, porem fim do ano fui viajar, e deixei com meu pai, e ele abasteceu com álcool, quando fui pegar de volta estava com a luz de injeção acesa, levei em um amigo meu que plugou o Scanner e deu falha de cilindro, porem o funcionamento normal. De lá para cá a saveiro virou no lula pra beber, coisa de 10,5-11,5km/l na rodovia com ar condicionado ligado, e na gasolina (esse consumo e andando na manha, pezinho de seda, se pisar faz 8km/l), assim como o desempenho acima de 3000rpm +- esta bem fraco, já andei sofrendo pra acompanhar gol 1.0 na subida. No fim de fevereiro levei na oficina e dei uma geral, troquei as velas por iridium, cabos de vela original vw, filtro de combustível novo, filtro de ar inflow, limpeza e equalização de bicos, troca da correia dentada e tensor da mesma, troca correias acessórios; a luz de injeção apagou e o consume melhorou levemente. Junto com toda essa manutenção, também pus amortecedores dianteiros com 5cm a mais para dar uma levantada na mesma.
    A pergunta é: esse consumo alto pode ser por causa dos amortecedores terem mexido na aerodinâmica do carro, ou tem alguma coisa errada?
    Obs.-1: moro em cidade pequena e não tem mecânicos e oficina qualificada para um diagnostico avançado, assim como tenho uma restrição de tempo enorme do serviço para estar levando em outra cidade para um diagnostico.
    Obs.-2: o mecânico daqui, assim como eu suspeita de alguma falha não diagnosticável pelo Scanner dela da sonda lambda, ou o catalisador entupido.

    A suspeita de perda de compressão de cilindro, não está completamente descartada.

    Os amortecedores tb não interferem tanto no consumo.

    A sonda lambda é fácil de testar via scanner ou multímetro. Veja como fazer no canal Dr. ie no yt.

    Já o catalisador, tem que testar com ferramenta certa. Tem vídeo no YouTube sobre isso.

    Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

    #10013058

    Bom dia, gostaria de relatar minha experiência com o chip de potência, assim vai o relato:
    Como dito no post anterior, minha saveiro, estava com consumo alto, já tinha feito de tudo, então resolvi chipar pra ver no que dava. Assim fui até cascavel na prado powerchip, fui muito bem atendido lá pelo Ari, e a oficina super limpa e organizada me passou uma baita confiança, mas vamos ao que interessa, os resultados.
    Em motor aspirado como muitos sabem, não há milagres, o que senti uma grande melhora foi mesmo no consumo.
    Moro próximo a Guarapuava, até cascavel são 220km, na ida com carro original, o consumo via computador de bordo foi de 14,4 na gasolina e com ar condicionado desligado. Já na volta com o remap, o consumo foi 14,6 com ar condicionado ligado o tempo todo, é pra voltar é mais subida também.
    Destaco que meu computador de bordo “mente” 10% a mais no consumo real, destaco também que essas média foi andado bem tranquilo, na velocidade dá via, com algumas retomadas forte para ultrapassar.
    No quesito potencia, senti que em 5ª marcha acima dos 80km/h o carro está mais solto, e sobe mais, mas nada muito exagerado.
    Já remapeada, fiz um trajeto plano, de 50km onde via computador de bordo, o consumo foi de 17 km/LT sem ar condicionado. Achei excelente os números obtidos com o remap.
    Recomendo o serviço de remap, para quem quer ganhar economia, e uma leve melhora no desempenho.

    Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk

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