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[ DICA ] Aditivo na água x bomba de água!

Clube do Gol Fóruns Clube do Gol Quadrado G1 – Mecânica e Manutenção [ DICA ] Aditivo na água x bomba de água!

  • Este tópico contém 8 respostas, 5 vozes e foi atualizado pela última vez 12 anos, 1 mês atrás por Anônimo.
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  • #1010241097
    Anônimo
      Olá pessoal, queria alertar a galera sobre o uso do aditivo…

      Como a maior parte de nós sabemos, os aditivos trabalham junto com os lubrificantes do motor, cuja função é diminuir atritos internos, existem várias tipos de aditivos e também várias utilizações, alguns são para motores novos, sua utilização tem como objetivo prolongar a vida útil do motor…

      MAIS ATENÇÃO:

      Antes de usar aditivo no seu quadrado´ recomendo…

      Trocar o reservatório de água do radiador por um ´novo´, o aditivo tem por função eliminar resíduos, no meu caso meu reservatório estava muito velho e sujo ( 3 anos sem trocar kkk ), me indicaram trocar, para que não corra risco de vazamento devido ao desgaste com o tempo…

      Verificar todas as mangueiras de água, para ver se não estão desgastadas ( no meu caso, quando adicionei aditivo, passou uns 15 minutos mangueira inferior que liga o radiador ao bloco do motor começou a vazar, troquei imediatamente, me falaram que é normal, o aditivo limpa todo tipo de resíduo interno, e como nunca havia trocado aquela mangueira, ja estava bem desgastada …)

      Lembrando : ´´faça isso com o motor do carro frio, para não correr riscos com queimaduras ´´

      Bomba de Água… normalmente a bomba de água dos nossos quadrados, junta muito sujeira, o adivitivo quando adicionado a água, vem limpando tudo, então se você nunca usou aditivo, fique de olho na bomba, que é quase certeza que ela vai dar pau. Caso isso aconteça, ai vai média de preço –> bomba nova R$68,00 + carcaça da bomba R$50,00, a carcaça na maior parte das vezes tem que trocar, com o aquecimente da agua, os parafusos 10mm que a prendem ressecam e é normal quebrar com uma pegada mais forte para solta-los… muita atenção também nos apertos, pois essas peças não fabricam mais original e são muito frágeis, se não souber dosar a força, vai trincar a carcaça nova ( assim como eu fiz ), então cuidado com o aperto, pois na peça vai uma junta de papelão, ja para não ter necessidade de sufocar a peça.

      Como trocar: primeiramente esgote toda água (mangueira inferior do radiador ), solte o alternador, empurre ele para baixo, remova a correia… empurre o mesmo para cima, ficando fácil de visualizar 4 parafusos 13mm da bomba de água e 1 parafuso 10mm na frente da bomba ( sem a grade dianteira é mais fácil de retirar com uma L´ 10mm ), após isso remova todas as mangueiras, não tem segredo, preste atenção na posição das mangueiras para não fazer confusão, remova o diafragma da antiga bomba ( 2 parafusos 10mm ) e monte-os na bomba nova, em seguida que todos parafusos estiverem presos ( pegue base pela bomba antiga ) faça o processo inverso do que citado acima… adicione novamente a aguá, muita atenção para ver se não vaza nada, após isso, ligue o motor completando a água… OBS: nunca encha até o nivel, sempre um pouco abaixo para não dar muita pressão, pois a água circula mais livremente para o resfriamento do motor ).

      Prestem atenção principalmente no RADIADOR, no meu caso não tive problemas, mais andei conversando com uma galera, alguns tiveram problemas de vazamentos pelo radiador…

      Só para a galera saber, no meu quadrado´ usei Bardahl ( anticorrosivo para radiador, a cor do líquido é Rosa ), segundo indicações, é o melhor que existe no mercado, custa média de R$19,00

      espero ter ajudado…

      vlw

      #1010241099
      Anônimo
        só pra complementar, existem dois tipos de aditivos, os de limpeza (se usa por uns dias e depois esvazia e troca a água de novo)

        e outro que é anticorrosivo e anti-fervura/congelamento (pra ser usado normalmente e trocado uma vez por ano)

        pra quem não usa aditivo regularmente, não recomento usar o de limpeza, pode abrir buracos em possíveis ferrugens no radiador.

        #1010241101
        Anônimo
          bem lembrado Glaucio…

          vlw

          #1010241103
          Anônimo
            “OBS: nunca encha até o nivel, sempre um pouco abaixo para não dar muita pressão, pois a água circula mais livremente para o resfriamento do motor ).”

            Essa ou não sabia, valeu pelas dicas.

            Uso Radiex R1922 o de cor azul, como aditivo anticorrosivo e anti-fervura/congelamento na proporção 30%, é um produto também recomendavel???

            Grato

            GOL 1000 1994 Unico dono
            Original Exceto:
            Painel de Instrumentos do GTS
            Barras Inferior/Superior

            #1010241105
            Anônimo
              essa do nível de água pouca gente sabe…

              esse anticorrosivo Radiex R1922 ( azul ) também é excelente anticorrosivo, meu pai tem um Corsa GLS 1.6 16v 97/98( ele é segundo dono 70.000 km ) e usa no carro dele.

              Caso a galera que use Anticorrosivo ( aditivo ) queira indicar fiquem avont´s, afinal quanto mais opniões melhor, pois a água do radiador é uma coisa muito importante…

              Vlw amigo.

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