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[DICA] Hora da troca do óleo do câmbio manual

Clube do Gol Fóruns Clube do Gol Quadrado G1 – Mecânica e Manutenção [DICA] Hora da troca do óleo do câmbio manual

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    Anônimo
      Pessoal,

      Vi o texto abaixo sobre “Óleo da caixa de câmbio precisa de revisão; entenda”, e achei muito interessante. Apesar de o manual do proprietário informar que a troca de óleo do câmbio é dispensada, eu troquei o meu semana passada, usei o Shell Spirax S2 80W – API GL-4, conforme especificado em um adesivo de fábrica no meu capô (SAE 80W – API GL-4 – Gol Quadrado 1.8 AP ano 1990) igual ao da foto abaixo:

      Imagem

      Eu estava com problemas na 5a. Marcha, mas depois da troca de óleo melhorou… as outras marchas também o engate ficou macio. A última troca que eu fiz foi a quase 5 anos e 15.000 km. Então sugiro seguir a recomendação de troca do texto abaixo… a cada 50.000 km ou 3 anos, o que ocorrer primeiro. Agora se antes disso o câmbio ficar com problemas sugiro trocar o óleo antes do referido prazo.

      Aproveitando a oportunidade, só usem óleo especificado no manual do proprietário, ou seja a viscosuidade correta (SAE) e o nível de desempenho correto (API), pois se for especificado usar API GL-4 e a pessoa usar o API GL-5 o câmbio quebra.

      Segue abaixo o referido texto que eu citei acima:

      Óleo da caixa de câmbio precisa de revisão; entenda

      Embora não seja do conhecimento da grande maioria dos motoristas, o óleo do câmbio precisa ser revisado. A manutenção preventiva deve ser feita de acordo com os prazos definidos para impedir que o câmbio quebre.

      Fundamental para o perfeito funcionamento do conjunto, o óleo de câmbio tem duas funções essenciais. O fluido opera como todo lubrificante, protegendo as peças internas contra a corrosão e o desgaste, diminuindo os efeitos do atrito entre as partes móveis. Além disso, atua refrigerando e limpando o sistema. Também executa a função de fluído hidráulico, transmitindo torque e manobrando peças internas do sistema.

      É importante verificar o nível de óleo, pois em caso de vazamento, a falta do líquido pode comprometer a lubrificação das peças. É difícil o câmbio queimar óleo, portanto, se o nível está baixo, verifique se existe vazamento. Cada carro tem um local para a verificação. O recomendado é procurar um mecânico especializado para que ele realize o serviço sem comprometer nenhuma peça. A verificação do nível deve ser feita periodicamente, a cada 10 mil quilômetros.

      Fique atento também aos prazos de troca. O lubrificante do câmbio tem a durabilidade bem maior do que o óleo do motor. Isso acontece porque lida com menos sujeira e contaminação.

      Geralmente, o prazo médio para a troca é de 50 mil km ou três anos, podendo variar de acordo com o uso do veículo. A substituição é necessária porque o lubrificante antigo com o passar do tempo perde a viscosidade e pode provocar ruídos e desgaste acentuado nas engrenagens da caixa.

      Automáticos

      O óleo que lubrifica as engrenagens do sistema é específico, o ATF. Cada automóvel possui um tipo específico de óleo indicado pela montadora. Depende de cada modelo também a quilometragem da troca.

      No manual do proprietário há informação de quando é necessário fazer a troca e a orientação de como verificar o nível do óleo da caixa de câmbio automática. Em geral, é recomendado consultar o nível quando o carro está com o motor quente. A falta de óleo na caixa automática compromete os discos de fricção internos e quando isso acontece é preciso substituí-los.”

      Fonte:
      https://economia.terra.com.br/carros-mo … aRCRD.html

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