Clube do Gol › Fóruns › Clube do Gol Quadrado › G1 – Mecânica e Manutenção › [DICA] Upgrade nos freios
- Este tópico contém 118 respostas, 41 vozes e foi atualizado pela última vez 11 anos, 2 meses atrás por Anônimo.
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30/12/2009 às 23:12 #1010125385AnônimoUma das coisas que me incomodava e que estava na lista de prioridade do carro eram os freios, pois como todos sabemos, e sem querer ofender, os freios originais dos quadrados são UM LIXO! pelo menos o meu e de mais um gol que eu dirigi, é molenga, e quando vc pisa até ficar duro vc põe põe força e ele custa a parar…
Depois de muito pesquisar conclui que os Powerbrakes não possuem bom custo benefício, pois o jogo mais barato deles, é mais caro que os originais encontrados no mercado e o disco ainda é menor…
dessa forma o melhor a se fazer sem adaptações grotescas, é esse kitzinho que eu mostro abaixo… eu não vou dizer de baixo custo… é baixo custo em referência aos powerbrakes e outros, mas essa brincadeira leva uma graninha embora, varia de 300 a 500 dinheiros…
eu comprei os discos usados e retificados mais as pinças por 200 reais de um amigo que desmontou um turbo.. o resto é só conferir em qualquer autopeça, eu não vou citar pois comprei um monte de coisa junto e não lembro o preço de cada…
O kit se compõe de:
-Discos e pinças do santana ventilado (ventilado não é furado, é com aquela área de aletas entre os dois lados do disco
-Pastilhas bosch originais
-Fluido de freio DOT5 que aguenta mais o aquecimento quando você frea no pau!
-Parafusos do santana, pois a pinça é mais grossa e assim os originais são muito curtos pra segurar ela! também deve ser originais pois possuem uma liga de aço mais dura, se comprar parafusos chumbrega a hora que chamar na xinxa eles podem romper…O kit serve como uma luva nos nossos quadrados, a furação das pinças é a mesma, o encaixe do disco também, e o cilindro mestre da kombi nos ajuda fazendo uma força extra na hora da pisada… abaixo umas fotinhas pra constar:
(se as imagens ficarem pequenas é só clicar em Web Version no topo da página, pois o photobucket abre em mobile no firefox…)
Diferença entre o cilindro mestre original e o da kombi, que é alguns mm maior… pode parecer pouco mas na hora de frear ajuda! note na foto que o da kombi (direita) é ligeiramente mais grosso, e é isso que ajuda! Nele também há um furo na frente que precisa ser tapado! é só comprar um tampão cônico e parafusar ali, sem segredos!
Aqui é onde o bicho pega! Reparem a diferença da área de contato das pastilhas com o disco! a pastilha do Santana (esquerda) possui visivelmente mais área de contato, e se lembrarmos que são 4 pastilhas, é muito mais material atritando pro golzinho parar!
O inconveniente é se acostumar com os freios depois… ele fica com o pedal da mesma forma, porém o original a hora que fica duro se vc forçar mais ele fica na mesma, esse a hora que começa a ficar duro, vc força um pouco mais e o bicho segura mesmo! ja travei as rodas 2 vezes sem querer… como eu disse é costume!
um abraço e espero ter dado uma luz aos colegas do forum!
01/01/2010 às 17:27 #1010125387AnônimoOtimo DIY….assim que juntar grana vou fazer o freio do meu gol>!!03/01/2010 às 15:12 #1010125389AnônimoGostei de saber sobre isso muito… Interessante!!!!
Mas vc sabe se serve com as rodas originais 13″??
cilindro mestre do próprio Santana naum eh melhor?AbraçO!!
03/01/2010 às 16:40 #1010125391AnônimoMaurO_H escreveu:Gostei de saber sobre isso muito… Interessante!!!!
Mas vc sabe se serve com as rodas originais 13″??
cilindro mestre do próprio Santana naum eh melhor?AbraçO!!
ah sim esqueci de mencionar
NÃO SERVE em rodas 13´´ de nenhum tipo, apenas rodas 14´´ pra cima!
o cilindro da kombi é maior que o do santana, como eu disse é uns milímetros maior… mas como ja é ajuda….
04/01/2010 às 05:57 #1010125393AnônimoPo, eu preciso melhorar os freios do Voya tb… sao ruins mesmo !!! -
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