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- Este tópico contém 41 respostas, 15 vozes e foi atualizado pela última vez 12 anos, 1 mês atrás por Anônimo.
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30/04/2012 às 16:17 #176630Anônimo
To pensando em colocar na minha barca um filtro esportivo, axo q ficaria massa!
01/05/2012 às 16:40 #176632Anônimomais pq tu queis colocar filtro esportivo?[
olha aqueles infllow, sao otimos.
04/05/2012 às 09:10 #176634AnônimoAlguém já colocou a Polia Regulável? Como fizeram o ajuste? Dá Resultado? To pensando em fazer um UP de volante aliviado e pensei em colocar a polia junto…
Com relação à sonda pós catalisador, me falaram para usar uma especie de afastador da sonda (uma porca com rosca interna e externa que afasta a sonda de dentro do escape, passando a ler menos O2 e resolvendo o problema da central… Será que dá certo hein?
Vocês já andaram com o Sprint Booster? coloquei recentemente no meu G5 power, gostei muito da pegada que o carro fica, no modo RED o acelerador fica muito sensivel, bastando um simples toque para resposta imediata (parece aqueles aceleradores rápidos de moto OFF-ROAD, que so tem 3/4 de volta), a impressão que dá é que o carro ganhou uns 10kgfm de torque! ehehehe Me fez lembrar o meu antigo Voyage Sport 93 com bloco 2.0 e cabeçote trabalhado (276º, 3E e etc..)
GOL G5 1.6 POWER 2011
Reprogramação NASCAR
Filtro K&N InBox
SprintBooster
Velas Iridium
UP de Volante+Polia em vista (Vale?)
Faltando coragem pro Turbo…
04/05/2012 às 13:06 #176636AnônimoAndei com um Peugeot 207 automático de um amigo meu com esse Sprint Booster, e realmente há uma boa melhora na resposta, cheguei até a cogitar de colocar no Gol, mas acabei desistindo.
05/05/2012 às 01:33 #176638AnônimoAlguém já colocou a Polia Regulável? Como fizeram o ajuste? Dá Resultado? To pensando em fazer um UP de volante aliviado e pensei em colocar a polia junto…Opa cara, beleza?
Sou novo aqui no fórum, mas enfim…
Bom, vamos lá! Hahahaha A polia regulável nada mais é do que uma “ferramenta” usada pra alterar as curvas de torque e potência do motor. Tá, e como ela funciona?
Toda vez que se vai trocar a correia dentada ou as polias de um motor, é necessário colocar ele “no ponto”. Colocar o motor nada mais é do que sincronizar a parte debaixo com a de cima, ou seja, sincronizar, deixar no mesmo ponto e no mesmo ciclo (dos 4 possíveis nos motores de ciclo Otto) tanto o cabeçote quanto o virabrequim. No caso dos EA 111, são necessárias 2 etapas.
Para colocar o virabrequim no ponto, é necessário recorrer a duas marcações existentes. Na engrenagem do virabrequim existe uma marca – que nada mais é do que um risco. Além dessa marca existe um outro risco que fica localizado na bomba de óleo, ficando abaixo do tensor da correia, mas mesmo assim ainda visível. O que deve-se fazer é alinhar ambas as marcações, ficando “indicando” a parte do meio do bloco (apontada para cima). Estando as duas alinhadas, isso indicará que o 1º e o 4º cilindros estão em PMS, ou seja, em ponto morto superior, o que indica que eles estão na altura máxima de seu curso. Já o 2º e o 3º pistão vão estar em PMI, ou ponto morto inferior, estando eles na altura mínima de seu curso. Sendo assim, a parte debaixo do motor está no ponto.
Fazendo isso, é bem provável que o cabeçote já esteja no ponto também. Lá na polia do comando existe uma outra marcação em forma de risco bem parecida com essa do virabrequim. Na capa (que vai fixada no bloco do motor) protetora da correia dentada tem outra marcação, em forma de seta apontando para cima bem em cima do suporte que vai ligado ao calço do motor. Essas duas marcações devem coincidir. Caso o virabrequim esteja no ponto correto mas a marcação da polia do comando estiver na outra extremidade da marcação da capa, deve-se dar uma volta completa no virabrequim a fim de enquadrar o comando, deixando o cabeçote no ponto. Isso se deve pelo fato de a cada 2 voltas completas do virabrequim, o comando dá 1 volta. Beleza, mas a pergunta não era de uma simples polia regulável?
Aí é que tá! É nesse ponto do cabeçote que a polia vai cumprir sua função de regulagem livre.
Nesse tipo de polia regulável existem 3 marcações graduadas. A primeira é um 0º ao centro, sendo as outras graduações “positivas” ou “negativas”. Olhando de frente, ao girar a polia para a esquerda, você irá adiantar o comando. Girando para a direita você irá atrasar ele. O porque realmente e como funciona é assunto muito longo e complexo que envolve outros conhecimentos e princípios da mecânica. Porém, pra resumir, adiantar ou atrasar um comando de válvulas significa alterar a abertura/fechamento das válvulas não no seu tempo de duração, mas em qual momento exato elas vão abrir ou fechar durante os ciclos de funcionamento do motor. Com esse adianto ou atraso é possível mudar as faixas de torque/potência. A grosso modo, podemos dizer que adiantando o comando, ou seja, girando a sua polia para a esquerda em direção aos graus “negativos” indicados a esquerda do 0º central, você irá ganhar torque e potência em baixas rotações. Girando ela ao contrário, em direção a direita, ganha-se torque/potência em altas rotações. Ok, e como regula ela?
Regular essas polias requer uma certa experiência e um certo conhecimento em preparação. Com a polia já montada no comando e a correia dentada já tensionada, deve-se afrouxar os parafusos que vão ao redor do parafuso (maior) central que fica a polia no próprio comando de válvulas. Segurando o virabrequim, o comando deve girar. Segurando o comando, o virabrequim é quem deve girar. Com essa movimentação, é possível observar a mudança na graduação do comando, adiantando ou atrasando seu ponto. Agora, uma coisa é certa, toda vez que se ganha torque ou potência em uma faixa de giro, se perde em outra. Ganhar em baixa é perder em alta, assim como vale para o contrário. Ganhar em alta significa perder em baixa. Tudo depende de quantos graus você move o comando. Quanto mais se ganha, mais se perde.
Um ponto, porém, bastante importante é que deve-se tomar cuidado pra não atropelar as válvulas. Adiantar ou atrasar o ponto em muitos graus, como 10 ou até mesmo 6 graus pode fazer com que quando os pistões atinjam o seu PMS, eles acabem por dar de encontro com as válvulas de admissão ou de escape ainda abertas, o que pode destruir um cabeçote e de brinde um bloco também. Bom, mas vale a pena então?
Sim e não cara. Te digo apenas que só uma polia regulável vai trazer um rendimento quase imperceptível no carro. Você falou que quer aliviar o volante do motor também… Quer uma opinião? Com R$ 800,00 já dá pra você brincar com esse seu cabeçote. Abre os dutos, dá uma polida nos de admissão e de quebra ainda dá uma rebaixada na carcaça do cabeçote. Te garanto que isso mais uma polia e, se couber no orçamento, um comando mais nervoso vão trazer mais alegria do que investir numa torneadora pra aliviar esse volante. Tudo bem que não é tão caro assim, mas no custoxbenefício, já
Vale mais a pena o que eu to te falando.
Bom, espero ter ajudado cara!
Um abraço!
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