Menu fechado

Diretor de Produção da Volkswagen fala sobre desafios vencidos na pandemia

Clube do Gol Fóruns Notícias Automotivas Diretor de Produção da Volkswagen fala sobre desafios vencidos na pandemia

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #1010624851
    ClubedoGolClubedoGol
    Mestre

      Mario Rodrigues, diretor da Unidade de Produção da Volkswagen Anchieta, conta como foi que a empresa superou os desafios da Covid-19

      Com o cenário de pandemia do novo coronavírus, como a Volkwagen conseguiu manter o cronograma de lançamento do Nivus no Brasil?

      Demos início à produção no dia 8 de junho, data prevista desde o começo do projeto. Isso foi possível, porque o cronograma estava adiantado em relação ao planejamento que havíamos estipulado. E as equipes estavam comprometidas em seguir o cronograma e manter o lançamento em meio à pandemia, pois mesmo durante a suspensão de atividades, um grupo de empregados permaneceu na fábrica focado no projeto Nivus.

      Por que a VW Anchieta foi escolhida para fabricar o Nivus? Houve mudanças na linha de produção para receber o modelo?

      A fábrica da Anchieta já produz o VW Polo e VW Virtus em sua Estratégia Modular MQB – um dos mais modernos conceitos para produção de veículos – e o Nivus também utiliza esta mesma matriz. Investimentos que estavam contemplados no ciclo de R$ 7 bilhões já anunciados, permitiu novas instalações como na área de Armação. Adquirimos 419 novos equipamentos, sendo que destes 90 são robôs; parte deles contam com a nova tecnologia de ponta VASS6, alinhada com a indústria 4.0, que permite maior precisão e mais segurança; e ampliação de mais de 24 mil m2 de área, totalizando cerca de 105 mil m2.

      Que outras instalações da fábrica sofreram alterações?

      Promovemos uma grande modernização na Estamparia, ao instalarmos a nova prensa PXL “Extra Large” capaz de ampliar a produção de peças em até quatro vezes por minuto e, assim, diminuir custos. Reduzimos também emissões de CO2, o que nos impulsiona na rota global de redução nos impactos ambientais, o programa Go to Zero. O Nivus foi um “acelerador” neste projeto, pois com a atuação da PXL conseguimos otimizar os custos do novo modelo também.

      Qual foi o grande diferencial do Nivus no que diz respeito à produção?

      Sem dúvida alguma foi ter o desenvolvimento do produto de forma 100% digital. Quebramos um paradigma de que é necessário fazer muitos protótipos físicos para desenvolver um veículo. Além de diminuir o tempo do projeto, ao realizar testes e validações virtualmente, tornamos os processos mais eficazes e com significativa redução de custos.

      O Nivus é o primeiro carro desenvolvido no Brasil que será produzido e comercializado na Europa. Como é a relação entre as fábricas da Anchieta, no Brasil, e Pamplona, na Espanha?

      Cerca de 30 pessoas do time da Espanha estão envolvidas no projeto e parte delas tem visitado as instalações no Brasil para conhecer de perto o desenvolvimento do Nivus como experiência para fabricação na Europa, além de reuniões quinzenais pré-estabelecidas entre os times. Outro fator muito importante é que pelo Nivus ter sido concebido na América do Sul sob a plataforma MQB A0, a produção mantém os padrões globais de construção, tecnologia e segurança da marca Volkswagen.

      Como foi o treinamento da equipe para garantir a produção exemplar do Nivus?

      Foram quase sete mil horas de qualificação da equipe que está atuando na produção do Nivus. Estamparia (220 horas), Armação (1.477 horas), Pintura (1.207 horas) e Montagem Final (3.638 horas).

      Qual é o sentimento dos empregados da linha de produção em poder atuar num projeto tão relevante para a marca no Brasil?

       Aqui, na Anchieta, cada veículo que sai da produção nos traz muita satisfação, pois sabemos o quanto ele é importante para a VW na região América do Sul. 

      Para imagens e vídeo do início da produção do VW Nivus, clique aqui.

      Reportagem no site

    Visualizando 1 post (de 1 do total)
    • Você deve fazer login para responder a este tópico.