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[DIY] Leitura de Sonda Lambda com Multímetro

Clube do Gol Fóruns Clube do Gol G3 G3 – Elétrica e Iluminação [DIY] Leitura de Sonda Lambda com Multímetro

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  • #26137
    Anônimo

      Fala, galera.

      Esse tutorial eu encontrei na Comunidade Tuning, e como já vi que é um assunto que interessa bastante gente, vou compartilhar com vocês:

      Material necessário:

    • – Multímetro Analógico ou Digital com pontas de prova vermelha e preta

      – Estilete

      – 3,5 m de cabo flexível (1 mm)

      – Fita isolante


    • Esquema de Ligação:

      Esse é um Multímetro Digital facilmente encontrado em lojas de eletrônica.Custa, em média, R$ 15,00.

      Primeiramente, vamos conectar a ponta de prova vermelha no borner onde está escrito V (tensão) e a ponta preta no borner escrito COM (terra). Vamos utilizar a escala de Corrente Contínua (DC), conforme mostrado na foto abaixo:

      [img]http://www.corsaclube.com.br/materias/faca_voce_mesmo/multimetro_hallmeter/images/imagem02.jpg[/img]

      O fio roxo que vai ligado nela é o que vamos utilizar, desencape 10 mm do fio e faça uma derivação (emenda) com o fio comprado. Isole com a fita isolante, tomando o cuidado de não deixar encostado no coletor de escape. Passe o fio para o interior do veículo.

      Esse é o esquema simplificado:

      [img]http://www.corsaclube.com.br/materias/faca_voce_mesmo/multimetro_hallmeter/images/imagem03.jpg[/img]

      Depois, fixe o multímetro em algum lugar de fácil visualização no painel. Ligue o fio que você passou para o interior na ponta vermelha do Multímetro e isole com fita isolante. A ponta preta você aterra em qualquer parte da lata do veículo.

      Importante: O Multímetro só deve ser ligado e desligado com o motor parado, do contrário você queimará o fusível do Multímetro. Então, na hora de ligar, ligue primeiro o Multímetro e depois o Motor, e, na hora de desligar, desligue primeiro o Motor e depois o Multímetro.

      Testando:

      Ligue o Multímetro girando o botão até na escala 2000 mv (milivolt) e dê a partida no carro. A partir de agora você tem a leitura da sonda através do multímetro. De acordo com o valor da tensão no visor do Multímetro, você vai saber se a mistura ar/combustivel está rica, pobre ou ideal. Segue a tabela dos valores correspondentes:

      Velocidade constante: Oscila de 200 mv à 800 mv = Ideal

      Aceleração plena: Fixa em 850 mv

      Sonda em fase de aquecimento: Fixa em 450 mv durante 1 minuto

      100 mv: Pico Pobre

      950 mv: Pico Rica

    #28444
    Anônimo

      Escrevi quase tudo isso no tópico de instalação do hallmeter…rsrs

      #28445
      Anônimo

        Tópico movido para a Seção de Elétrica. :ufa:

        #28446
        Anônimo

          pierrelsantos wrote:

          Escrevi quase tudo isso no tópico de instalação do hallmeter…rsrs

          Sim, só que achei esse, que tava explicado direitinho, aí compartilhei aqui :D

          p.s: valeu por mover, viajei!

          hsiuAHsiah

          #28447
          Anônimo

            Muito bom!

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