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- – Multímetro Analógico ou Digital com pontas de prova vermelha e preta
– Estilete
– 3,5 m de cabo flexível (1 mm)
– Fita isolante
Esquema de Ligação:
Esse é um Multímetro Digital facilmente encontrado em lojas de eletrônica.Custa, em média, R$ 15,00.
Primeiramente, vamos conectar a ponta de prova vermelha no borner onde está escrito V (tensão) e a ponta preta no borner escrito COM (terra). Vamos utilizar a escala de Corrente Contínua (DC), conforme mostrado na foto abaixo:
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O fio roxo que vai ligado nela é o que vamos utilizar, desencape 10 mm do fio e faça uma derivação (emenda) com o fio comprado. Isole com a fita isolante, tomando o cuidado de não deixar encostado no coletor de escape. Passe o fio para o interior do veículo.
Esse é o esquema simplificado:
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Depois, fixe o multímetro em algum lugar de fácil visualização no painel. Ligue o fio que você passou para o interior na ponta vermelha do Multímetro e isole com fita isolante. A ponta preta você aterra em qualquer parte da lata do veículo.
Importante: O Multímetro só deve ser ligado e desligado com o motor parado, do contrário você queimará o fusível do Multímetro
Testando:
Ligue o Multímetro girando o botão até na escala 2000 mv (milivolt) e dê a partida no carro. A partir de agora você tem a leitura da sonda através do multímetro. De acordo com o valor da tensão no visor do Multímetro, você vai saber se a mistura ar/combustivel está rica, pobre ou ideal. Segue a tabela dos valores correspondentes:
Velocidade constante: Oscila de 200 mv à 800 mv = Ideal
Aceleração plena: Fixa em 850 mv
Sonda em fase de aquecimento: Fixa em 450 mv durante 1 minuto
100 mv: Pico Pobre
950 mv: Pico Rica