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Clube do Gol Fóruns Clube do Gol G3 G3 – Personalização e Estética [DIY] Reforma e Pintura de Rodas – Passo a Passo

  • Este tópico contém 2 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 11 anos, 1 mês atrás por Anônimo.
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  • #26111
    Anônimo

      Adaptado do Celta Clube:

      Material necessário:

      1- Sabão em pedra ou em pó e palha de aço para limpeza completa da roda

      2- Uma lixa 280 ou 360 (somente se a roda estiver com camadas da pintura soltas, rachadas ou pintura com riscos fundos)

      3- Duas lixas 600 para tirar o verniz e o brilho da pintura velha

      4- Uma lata pequena de primer cinza para cobrir pequenas imperfeições

      5- Um rolo de fita crepe

      6- Jornal para isolamento

      7- Uma lata de spray (alumínio para rodas)

      8- Uma lata de verniz brilhante

      9- Uma lixa 1200 para dar acabamento final no verniz

      10-Uma máscara para pintura

      11- Estopas

      12- Massa de polir para ser aplicada na pintura logo após o acabamento com a lixa 1200

      13- Thinner para retirar alguns respingos de tinta ou verniz que possam ficar no pneu

      Passo 1:

      Retire a roda do veículo e lave-a por completo, retirando fuligem de freio, pó de alfalto, graxa, etc… Isso facilitará o manuseio da mesma, sem que você suje as mãos e o local de trabalho, ou por ventura suje também a roda antes de ser pintada.

      Logo após, faça uma avaliação de toda a superfície da roda, verificando se possui riscos. Se os riscos forem apenas na pintura, sem atingir o metal da roda, não se preocupe, desaparecem ao passar a lixa 600.

      Passo 2:

      Lixe toda a roda com lixa 600, sempre usando água(facilita o serviço e não levanta poeira), retirando o verniz e a pintura velha. Não é necessário tirar toda tinta. Observe quando ela estiver sem brilho(fosca), ou o fundo da tinta, ou fundo da roda estiverem aparecendo, é o ponto ideal. O serviço está pronto. Aguarde a secagem.

      Os riscos mais fundos ou outras imperfeições, devem ser cobertos com o primer. Após a secagem do primer, lixe-o até que a superfície fique bem lisa e uniforme, acompanhando o desenho da superfície.

      Dica: “Esse primer não é aquele para fundo de pintura e sim, o primer para cobrir imperfeições, tipo massa plástica, porém cinza escuro”.

      Passo 3:

      Lave bem a roda com água e sabão neutro, para retirar qualquer resíduo de gordura ou sujeira que possa ficar na superfície antes da pintura, e após a secagem, passe um algodão embebido com álcool e água.

      Dica: “Evite usar thinner, querosene, etc… ou produtos desse gênero para a limpeza, pois eles são gordurosos, e quando você aplica a tinta, ela não adere na superfície, formando bolinhas, ou como alguns pintores chamam, olho de peixe. Aí, o seu serviço já era. Será preciso lixar novamente pra retirar essa tinta embolada, pois todas as outras camadas aplicadas depois ficarão assim também”.

      Passo 4:

      Isole o pneu com jornal e fita crepe.

      Dica: “Coloque a folha de jornal sobre o conjunto roda e pneu e com um pincel atômico, faça o desenho da circunferência da roda na folha de jornal para ser recortada logo após”.

      Coloque a folha de jornal recortada sobre o pneu e fixe o jornal com fita crepe, grudando-a na borda da roda. Está pronta para receber a pintura.

      Passo 5:

      Comece a pintura com pequenas pulverizadas, sempre em movimentos da direita para esquerda e logo em seguida de baixo para cima, a uma distância de + ou – 30 cm. A 1ª demão deve ser aplicada bem fina, sem exagero, para não escorrer. É só pra tinta grudar e formar a base para outras camadas que virão. Não se surpreenda, vai ficar uma cor fraca, isso é normal. Aguarde a secagem por 05 minutos. Não é necessário que a 1ª demão seque totalmente.

      Passo 6:

      Agora sim, na segunda demão você pode aproximar mais o spray, uns 15 cm, com pulverizadas maiores, fazendo sempre os mesmos movimentos, até que você vê a tinta ficando com aspecto de molhada. Pare por aí e aguarde mais 05 minutos.

      Passo 7:

      Repita o passo 6 por mais 1 ou 2 vezes, 3ª e 4ª demãos de tinta, fica a seu critério, até você enxergar que toda a superfície está com a pintura uniforme, nem mais forte, nem mais fraca. Aguarde mais 20 minutos.

      Dica: “Cada lata de spray rende até quatro camadas de aplicação em cada roda, tanto de tinta como de verniz”.

      Passo 8:

      Passados os 20 minutos, repita os passos 5, 6 e 7, igualmente, para a aplicação do verniz.

      Dica: “O tempo mínimo de secagem, após aplicação, para o verniz deve ser de 12 horas”.

      Repare que o próprio verniz já dá um certo brilho na roda, porém, em algumas partes, ele fica um pouco áspero. Aí é que entra o serviço da lixa 1200, pois ela serve para o acabamento final.

      Passe a lixa 1200 molhada em toda a superfície, esfregando em movimentos circulares, sem muita força para não queimar o verniz. Não esfregue muito, apenas até que você sinta que o verniz ficou liso.

      Seque a roda e passe massa de polir. Após retirar a massa de polir, se quiser caprichar mais, aplique cera.

      As rodas estão prontas para rodar, sem contar naquele dinheirinho que você economizou.

      Lógico que não é aquela pintura de fábrica, mas se a sua roda está feia e sem brilho, esse serviço, com certeza, já dá um visual novo nelas.

      Esse serviço pode ser feito durante a semana e à noite, ou em algum feriado. No meu caso, foi durante a semana, chegava do serviço, colocava o estepe no lugar da roda e mãos a obra.

      #28255
      Anônimo

        Essa postagem é muito boa e não sai tão caro .

        Ótimo para quem quer dar aquela maquiada no aro magnésio .

        Antes de fazer o passo à passo , vou para o primeiro passo .

        1º: Comprar um aro magnésio .

        :megustacalcinha:

        auhsuahsuha’

        #28256
        Anônimo

          Muito boa as dicas… agora mão no bolso e na massa.. :B

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