Clube do Gol › Fóruns › Clube do Gol Quadrado › G1 – Mecânica e Manutenção › [DUVIDA/AJUDA] preparar AP 1.9 Turbo
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28/03/2012 às 20:24 #1010173227Anônimorrooddnneeyy escreveu:Entao JrMatos
eu to mais ou menos na mesma sintonia que vc …
comprei a goleta ela veio fumando tb fikei com ela um bom tempo até começar a comprar as peças …
primeiro comprei um kit de um amigo qe se enforco numas dividas.. paguei barato num kit 4248
depois me empolguei e fui atras de mais coisas
hj to com um jogo de pistao AFP de 83mm embreagem dupla de pista com disco de 4 pastilhas
acabei economizando um pouco mas peguei ainda um bura BROSOL PIERBURG que n é grande coisa mas ja me habilita com esse kit que eu comprei do brother
comprei um cabeçote de tucho Mecanico e mandei preparar na paula faria aki em sao paulo
ja veio com 49g polia regulavel e os cara cortaro todos os pontos quentes da camara e polirao os dutos
resumindo ta daora eu achei….estava pensando em bloco alto do 20 moderno na intenção de por um jogo de bielinha H forjada…
proposital mesm pra rodar com mais de 1.5 …a minha duvida … qual bloco fica mais resistente( com maior parede interna dentre as canaletas pras galerias de arrefecimento)
o do 18 baixo ou alto? 20 baixo ou alto?o bloco alto com bielinha sem turbo fica manco eu sei mas com turbo ele vai sofrer mt se rodar acima de 1.5 ou aguenta facil uuns 2.3 ?
e em questoes de estrutura somente uma suspenção e os coxins de poliuretano dao conta dde uns 300vc aproximadamente ou vou precisar convidar o santo antonio?
e em relação as bielas forjadas qual o molhor preço eu posso encontrar numas forjadas?
desculpa qualquer coisa ai ao editor do topico…. e um abraç pra galera ae espero ter achado o lugar certo pra comartilhar com a galera as ideias mais fortes de sampa = )
Cara. pra começar….seja mto bem vindo ao CDGQ…acredito q falo por todos….
Apreciei mto seu empenho…mas discordo de algumas coisas….se bem q estamos aqui justamente para trocar opiniões e experiências….
Bom vamos ao q interessa…
1º vc disse q esta com um kit 42/48 q eu acho ótimo para andar na rua…pega rápido e da a ideia de ter sempre a cavalaria a sua mão…eu usaria 50/62 para 1.9…mas como vc já tem beleza….essa serve…
2º como vc já tem os pistões de 83mm verifique se eles são para vira 1.8 ou 2.0…pois tem diferença de altura…só ai q vc pode escolher o Bloco….
3º 300cv fácil assim…não acho q rola…mas se der certo e vc atingir essa cavalaria…vai ter q trocar…cambio….tulipa…homocinética…e por ai vai….
se eu fosse vc ficava mais perto dos 200cv…véi…não sei se vc já teve um….mas 200cv….é mto loko num Gol Quadrado…e ai sim…vc pode mandar…só as buchas e coxinhos…de PU….flw Abraço.04/04/2012 às 18:02 #1010173229AnônimoAe amigo, que uma configuracao boa, que uso a 8anos !? rsrs ( ja é o Terceiro Motor )Primeiro:
Ap 1.8Turbo turbina .42.48 com Booster … 1Kg normal e 1,5Kg no Booster – Aguentou 3meses somente … Explodiu o Motor na estrada comigo a 130km/H … Nao achei nem as Bielas na Rodovia !!!Segundo Motor:
Ap2.0 Com Pistoes Metal Leve Turbina .42.48 Com 1Kg no pé Direto sem Booster .. ( Rodei por 6 anos no carro !!!! ) Só tirei Pq o numero é raspado !!! rsrs ( ta guardado aqui )Terceiro Motor:Ap1.8 Com Pistoes Metal LEve Turbina .42.48 pulsativa rodando com 1Kg Direto !!! ( Estou a 2anos usando, e olha q tucho o pé e ainda tiro uns pega aqui na cidade …rsrs ) Haaa e viajo direto …. !!!
Bom pra mim ja é o Suficiente, creio que para voce começar a andar e gostar, creio que essa configuracao ja ajudara muito voce !!!
Monta um Ap 1.8 com Pistoes + Bielas + Pinos Forjados !!! e Coloque um Turbina .50 Pulsativa SUPER …. Ou a Biaggio ou a Master Power …. Coloque um Comando 290 no maximo …. e useo 2E e nao o 3E … ( 2E + facil de lidar ) …. agora se puder pular logo pra FT, ja va logo pra FUelTech
Se quiser dar uma olhada nas fotos te encaminho a do meu motor … e faço um Video pra vc ver andando !!
16/04/2012 às 14:18 #1010173231AnônimoFala galera.Em primeiro lugar, obrigado por todas as respostas. Acabei me envolvendo muito com o CdGQ no Facebook e quase não vinha aqui.
Vamos lá.Levei a goleta hoje no mecânico que preparou a Quantum do meu primo. Esta indo para 4 anos, sendo necessário trocar apenas embreagem quando abre o bico(creio que seja normal neah…) Config dela ?
1.8 original de cabeçote, todo refeito no metal leve, sobrealimentado por um kit 42×48 e um 2E. Ele roda com 1.2… 1.5… 1.8 até de vez em quando. + tudo na porca de regulagem mesmo… sem booster.
Bom, meu motor esta batendo saia e rajando. O cabeçote não esta bom, jogando óleo para cima, no respiro da tampa do comando de válvulas.
Para “fazer” o motor certinho e aguentar uma preparação logo mais… seria algo por volta de R$ 2.500,00 porem não é o que eu pretendo gastar.O que estou pensando é o seguinte.
O mesmo mecânico tem lá um bloco com vira STD, pistões (gasolina, um que teria uma chapinha… mais difícil de quebrar) e biela metal leve. Isso ele pegou como pagamento de um cliente que ficou devendo, e quer vender para desocupar espaço. Só um vira STD usado por aqui sai por volta de 450dilma$… ele me faz o bloco como esta por 500 por ser conhecido e tal.
Tem também um cabeçote 2.0 já pronto para turbo.. que eu não cheguei a ver pessoalmente pois estou em Ribeirão Preto e o carro ficou com o meu primo em Franca para ver essas coisas por lá.Enfim, a ideia seria usar o meu motor da forma como esta. Ou até abrir o bico ou até o outro motor ficar pronto. (alguém ai tem ideia quanto eu consigo nele como esta?)
Nisso eu fecho a compra do bloco pedindo um desconto pois não vou querer os pistões. Quero montar 1.9… (acham que é válido eu procurar outros pistões e mudar para 1.9 ou não da tanta diferença assim de um 1.8 ? Lembrando que de qualquer forma vai rodar com o cabeçote do 2.0)
Já não me preocupo com as peças inferiores, e gasto mais uns 400 das demais peças para o bloco… bombas novas… essas coisas.O cabeçote já achei vários que servem. Estava até vendo de comprar o do GTi por ter a furação para os bicos, + a questão da FT vai ficar para um próximo stage… vou montar com 2E inicialmente.
Quanto seria aceitável pagar por um cabeçote “bom” do 2.0 com válvulas 40×35 ? (ainda não sei se são essas. Se forem menores eu pago menos…)
Ainda quanto ao cabeçote, da muita diferença entre o do 1.8 e o 2.0 nas 40×35 ?Bom, falamos do motor. Seria isso…
Nesse ponto eu estaria usando peças Metal Leve mesmo. Como não vou de FT e tudo mais que eu pensava no inicio, vou com o brinquedo mais tranquilo e subindo a config sempre que possível.
Eu não montaria com o kit turbo agora. Iria rodar com o carro para amaciar o motor e quando achar o kit certinho eu levaria para fazer a instalação.
Sobre o Kit:
Eu queria muito um kit para iniciar a pressão positiva aos 3.000RPM e vejo que a 42×48 entra na casa dos 2.200 na quantum do meu primo. Isso faz com que, estando a 110km/h @ 3.000 RPM a turbina fique pressurizando…
Sei que uma config de turbina para entrar nessa rotação(3.000) não vai ter o mesmo tempo de resposta na cidade, porem eu vou pegar a rodovia praticamente todo FDS e ir trabalhar com o mesmo 3 ou 4x durante a semana…Nosso colega Tourimn me falaou que para começar a encher nessa casa de RPM seria uma .50x.62. O que me falam ?
Pretendo rodar com 1.2… 1.5 de pressão.
Fique com medo do booster depois do coment do nosso colega JorgeLuizFilho. Ah, manda as fotos e vídeo sim… será muito útil !Outra questão e o escapamento.
A dimensão dele vai estar diretamente relacionada com a turbina e demais componentes, certo ? (qual cabeçote, 1.8 ou 1.9, .42x.48 ou .62x.50)Quem puder trocar ideia não só aqui no forum, vejo o CdGQ no facebook várias vezes ao dia. Júnior Matos
—— EDIT ——
Bom galera, falei com o mecânico por telefone hoje para entender melhor a questão de se da tanta diferença mesmo entre o 1.8 e o 1.9.
A resposta dele é que sim, principalmente em alta rotação. Para rodar na cidade tipo um carro montado para farol-a-farol, faz pouca diferença. Porem…
Segundo ele, para rodar com pistão do 2.0 o indicado seria optar por forjados pois(segundo ele) mesmo os 2.0 que tem a “chapinha” não aguentam tanto como os 1.8 com a bendita da chapinha.
Isso meio que me broxou a montar o 1.9, pois não vou montar um misto de pistão forjado com biela metal leve. Se for usar forjado tem que ser o kit todo, já deixando o motor preparado para o futuro. Nisso já são mais “mil.e.tralalá” de investimento…
Procede essa informação galera ? Os pistões do 2.0 metal leve não são tão indicados assim para preparação ?Bom, outra coisa que discuti com ele é sobre o bloco que ele tem lá.
Esta montado com um vira alemão ou argentino, não lembro bem… sei que ele falou que é dos que aguenta mais, com menor chance de quebra.. e esta STD mesmo. Ótimo.
O que tem que fazer nele seria brunir e trocar os anéis por um zerados, porem o bloco em si não tem nota. Já tirei de cabeça, já que pretendo documentar tudo para deixar alguns policiais vermelhos quando eu for parado…
A opção seria abrir o meu motor, torcer para que o bloco(que já esta no documento da goleta) estar bom e tal… aproveitar o miolo do bloco que o mecânico tem lá e montar no bloco atual… por isso da pergunta anterior… já que esse seria o momento de colocar pistões maiores…Como vou andar aspirado inicialmente, ele falou que posso rodar com o meu mini progressivo de boa que vai tranquilo. Falou inclusive que mesmo rodando sem a taxa apropriada ele vai ficar mais forte em relação ao meu motor atual, já que no ano de fabricação do meu motor eles eram mistos tendo o vira do 1.6 e o resto do conjunto móvel 1.8…
A cotação das peças que é indicado trocar para a preparação de um motor que será turbo:
Bomba de óleo original VW(marca homologada): R$ 129,00
Bronzina do Mancal (Metal Leve): R$ 56,00
Bronzina da Biela (Metal Leve): R$ 43,00
Jogo de Anel (também de marca confiável): R$ 99,00
Total parcial: R$ 327,00, onde consigo um desconto de 20% e parcelam em 3x(sem chorar ainda…rs)
Total real: R$ 261,60 ou 3x de R$ 87,20… perfeito… posso até comprar outras peças zero para aproveitar o embaloUma coisa que certamente vou precisar também é das camisas para o bloco, né… por volta de + R$ 100,00~150,00
Fora isso ele indica utilizar a junta de aço da própria VW. Sai por volta de R$ 160,00 para parcelar ou R$ 120,00 no $$. Isso eu resolvo na hora…
Ah, o cabeçote.
Segundo ele a medida esta perfeita para a preparação. Ficou de confirmar certinho qual é e me falar.
Quer R$ 350,00 nele e falou que tenho que mandar trocar os vedadores e uma outra coisa alem de polir.
Bom, com o valor que ele quer + as peças e o serviço(que ele já teria cotado anteriormente) tudo ficaria em R$ 552,00… com a garantia de que tudo fica 100% para o meu projeto.A mão de obra dele para fazer o serviço com o acerto para o motor aspirado normal seria de R$ 600,00… mesmo valor que ele cobrou do meu primo.
Bom, chegamos em algo por volta de R$ 1.723,60 total… Ainda tenho uma outra opção que seria comprar um cabeçote do 2.0 GTi pelo PagSeguro parcelado para ajudar… + ainda estou vendo certinho…rs
(Claro que seria isso fora as eventuais surpresinhas né…)Quem ai já fez o seu, me ajuda… esses valores estão legais para apenas o motor aspirado(original, tirando o cabeçote) ?
Consigo as peças mais baratas em algum lugar sem ser usada ? (já com o frete será ?)Abraços !
17/04/2012 às 18:49 #1010173233AnônimoMano, Li meio que por cima a sua historia, só li pois vc me pediu uma força pelo face…..
Em questão de preparação voce está no caminho certo, existem milhares de receitas e vc está seguindo uma receita comum.
Sobre valores é isso ai mesmo, mais barato somente peças de 2º linha.Não entendi muito bem, mas vc vai continuar com o mini progressivo e usar o carro no dia a dia cidade X estrada?
Se for isso, troca pra 2e, pois a regulagem será bem mais facil e renderá melhor e já que vc vai usar no dia a dia nao pense em nada exagerado, mesmo quando vc colocar turbo, 1kg já é muito.Voce tem que levar em conta o projeto final… não dá pra pensar em aspirar pra depois turbinar se não algumas coisas não ficará 100%, comando cabeçote, pistão.
Você pode optar por pegar coisas que tenham um custo beneficio bom mas já pensando no turbo futuro e não no rendimento no aspro.
não precisa montar um mili-nove todo cheio de frescuras. Pra pouca pressão (que é o que eu recomendo) pode usar pistão forjados já com a sua config original do motor mesmo. 1.8, cabeçote original polido com um comando um pouco mais agressivo, nem que seja o 49G já tá ótimoMas o mais importante de tudo e o preparador. A technoforce, onde eu montei o meu, já montou um ap todo original com uma 3e e 1,6kg no pé e até agora que eu saiba nao teve quebras.
Não sei se eu tirei todas suas duvidas, mas com certeza irá lhe ajudar um pouco.
Abraços
17/04/2012 às 19:00 #1010173235AnônimoOpa Romario… Ajudou sim man.Vou tentar melhorar a história.
Eu queria montar alguma coisa para chegar em potência problemática… para andar na rua eu só teria quebra pois não teria $ para investir tanto ao ponto de não quebrar.
Optei agora por montar o motor inicialmente. Vou tentar deixar o mais próximo possível do final… falando do motor fechado.
Hoje, seria:1.8 – conjunto móvel Metal Leve e cabeçote do 2.0 com válvulas 40×35.
1.9 – vira std original e demais componentes do conjunto móvel forjados(IAPEL + IASA) e cabeçote do 2.0 bla bla bla.Não pretendo montar aspro mexido e depois ir para turbo, vou montar o motor para turbo porem andar sem o kit turbo… apenas “originalmente” aspirado… nesse tempo eu vou com o mini progressivo.
Quando achar o kit ideal e tiver o $ para comprar e pagar a instalação, ai vou para o 2E… sem dúvidas !
Quanto a pressão, é isso mesmo. Pouca coisa… uma vez ou outra que der aquela vontade eu subo um fds e depois volto ao normal mesmo.
Até o comando vou manter um simples na época aspirada… quando for turbinar ai abro a tampa do comando e já troco.
Acha que a config .50x.62 é uma boa para o que pretendo cara ? Você que já teve, o que me fala ?
Qual era a config de turbina sua ?Valeu man… muito legal poder contar com a sua ajuda !
Obrigado !
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