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[DUVIDA] Inspeção Veicular ´CONTROLAR´

Clube do Gol Fóruns Clube do Gol Quadrado G1 – Mecânica e Manutenção [DUVIDA] Inspeção Veicular ´CONTROLAR´

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  • #1010248153
    Anônimo
      a proposito, não sei bem ao certo como é a vistoria ai, mas um amigo meu q ia fazer vistoria num caminhão me disse q não adianta querer deixar o motor quase morrendo pra fazer o teste de emissão de gases… o teste é feito numa faixa de rotação meio alta…
      a sorte dele q ele conseguiu transferir o caminhao pro mato grosso..
      #1010248155
      Anônimo
        adianta siim, eles fazem o teste a 4 mil rpm, mesmo assim tem umas manhas aiii….

        e muda a targeja nao vale a pena ano q vem sera em todos os estados…

        melhor melhorar agora pra nao ter que gastar tanto ano que tem :D

        #1010248157
        Anônimo
          Estou participando de um curso de injeção eletronica no SENAI da minha cidade e foi lá que eu vi a máquina usada na inspeção veicular (o que prova que vai chegar por aqui tb). Eles estão treinando o pessoal do DETRAN e um amigo meu está fazendo este curso (tomara que seja ele a vistoriar meu carro…). Ele me disse por alto que o teste consiste de:

          1. vistoria visual: Vazamentos em geral; Presença do catalizador para aqueles que saiam de fábrica; Presença de abafador; Presença e funcionabilidade do Cânister; Marcha lenta regular (tem que retirar aquele teu comadão 288 viu! :bye: ); Vai verificar se o carro tem problema de partida (ponto muito adiantado) e etc…

          2. vistoria do equipamento: a uma certa RPM (ele não me disse quanto) é colocado um sensor bem dentro do escapamento (uns 50cm) e este mede desde a temperatura até a quantidade de CO2, H2O, Nitratos e etc. Não adianta misturar álcool com a gasolina pois a máquina vai entender que a junta do cabeçote está queimada, por exemplo, e está jogando água pela descarga. Na queima de álcool, o resíduo de água é maior que na queima de gasolina.
          Tá F0d4 mesmo. ele me disse que é melhor colocar o catalizador novo e diminuir consideravelmente os giclês/injetores e retirar os vazamentos, se houverem, e chegar lá com uma marcha lenta suave. O teste demora no máximo uns 30min, depende da habilidade do vistoriante…

          #1010248159
          Anônimo
            Hoje esse lance da Controlar é somente para veículos registrados na cidade de SP e é apenas para verificar os níveis de poluição do seu veículo, outros tipos de inspeções não cabe a eles.
            Quem for reprovado ou estiver rodando sem efetuar a inspeção, corre risco de ser multado em 550 conto e não poderá licenciar o veículo no ano seguinte (transf. tb não).
            No site da Controlar tem todas as informações do que é necessário e de como é feito a inspeção e apenas complementando o que o colega disse acima a inspeção consiste em:

            Primeiro o veículo deverá estar em conformidade com o documento (cor, mecânica, tipo de combustível, etc…)

            Depois passa pela inspeção visual onde é verificado o estado do escapamento (furos, corrosão, etc…), vazamentos de óleo ou água, estado das mangueiras e fumaça visível saindo pelo escape, se até aí não for reprovado é feito o teste de emissão de gases (eletrônico).
            Este teste mede o % de poluição de acordo com uma tabela para o ano e combustível do veículo. Primeiro a medição em marcha lenta, depois a medição com rotação em 2.500rpm.

            A inspeção total não dura mais do que 5 minutos e o resultado sai na hora (leva o selo ou não). O motorista acompanha o teste a distância.

            Caso seja reprovado, o motorista tem 30 dias para corrigir os problemas e reagendar nova vistoria, passando este prazo, deverá pagar nova taxa.

            Sei que já deram várias dicas de como ajustar para passar o carro, mas vou dar a minha já que considero o combustível o maior vilão nessa história, acredito que primeiro deveriam fiscalizar o combustível que é vendido depois os veículos…

            Vamos lá, considerando que seu carro não esteja fumando, escape em bom estado e sem vazamentos aparentes (já que estes itens reprovam), um dia antes da inspeção abasteça pelo menos meio tanque em um posto confiável e leve o carro no seu mecânico de confiança para fazer uma regulagem, pois a qualidade do combustível interfere na emissão de poluentes.

            Espero que seja útil e boa sorte.

            #1010248161
            Anônimo
              nossa num sabia dessa lei, bom pelo menos aqui onde moro num to sabendo de nada!
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