Clube do Gol › Fóruns › Clube do Gol Quadrado › G1 – Mecânica e Manutenção › [DUVIDA] Turbinar com pistão a alcool?
- Este tópico contém 7 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 15 anos atrás por Anônimo.
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09/12/2009 às 09:12 #1010179973AnônimoFala galera intaum comprei um GTS 93….e toh pensando em turbinar ele…ate ai tudo bem soh q o carro jah é alcool, intaum fiquei sabendo q eu ia ter q anda com rpessão baixa tipo 0,5 ba, depois falei com um camarada e ele falo pra mim colocar pistão de carro a gasolina pq senaum eu ia ter q andar com pressão baixa mais mesmo assim quebra muito rapido…eu queria saber se isso eh verdade..se eu quiser andar tipo com 1K eu tenhu q colocar pistão a alcool, e eu quero tipo no maximo pra agora uns 250CV com essa cavalaria eh necesário forjar pistão e bielas….
na aguardo…….
abraços a todos….09/12/2009 às 10:18 #1010179975AnônimoBrunoK16 escreveu:Fala galera intaum comprei um GTS 93….e toh pensando em turbinar ele…ate ai tudo bem soh q o carro jah é alcool, intaum fiquei sabendo q eu ia ter q anda com rpessão baixa tipo 0,5 ba, depois falei com um camarada e ele falo pra mim colocar pistão de carro a gasolina pq senaum eu ia ter q andar com pressão baixa mais mesmo assim quebra muito rapido…eu queria saber se isso eh verdade..se eu quiser andar tipo com 1K eu tenhu q colocar pistão a alcool, e eu quero tipo no maximo pra agora uns 250CV com essa cavalaria eh necesário forjar pistão e bielas….na aguardo…….
abraços a todos….A taxa de compressão do motor à alcool é bem maior que a do motor à gasolina. Se você for até uma auto-peças e perdir para ver os dois tipo de pistão, vai perceber que o GASOLINA tem uma especie de rebaixo no meio (parece uma pequena bacia) e o a ALCOOL é completamente plano/reto…
Devido a essa taxa muito alta dos pistões à ALCOOL, a pressão que será aplicada no motor (no seu caso 1Kgf) teria o mesmo efeito de um motor à GASOLINA com 2Kgf de pressão. Sendo assim, caso ocorra o mínimo de falta de combustível ou mesmo pelo excesso de força disponibilizada de forma abrupta, suas bielas vão “querer dar a cara pra fora do bloco”, sem contar que a pressão na cabeça do pistão vai gerar temperaturas absurdas dentro da camara de combustão e provavelmente ocasionará em um pistão literalmente “derretido”.
Já vi um carro com este tipo de preparação (ALCOOL/ALCOOL) + turbina… A força é disponibilizada de forma muito rápida e a tendência é que em algum momento você se descuide e “tire o motor de giro”… Aí, muitas coisas podem acontecer… Válvulas, bielas… Ou seja, a pessoa tem que ter muita perícia também na “tocada”…
Sem falar em consumo, pois o motor deve andar extremamente rico “gordo” para tentar reduzir a temperatura da câmara de combustão…
Pode ser feito? Sim!
Mas a pergunta é: Qual a durabilidade que você espera desta preparação? Por que com essa configuração, ao menor descuido seu carro fica literalmente “sem motor”…
Abraço.
MarioQ.
09/12/2009 às 11:45 #1010179977AnônimoMarioQ escreveu:BrunoK16 escreveu:Fala galera intaum comprei um GTS 93….e toh pensando em turbinar ele…ate ai tudo bem soh q o carro jah é alcool, intaum fiquei sabendo q eu ia ter q anda com rpessão baixa tipo 0,5 ba, depois falei com um camarada e ele falo pra mim colocar pistão de carro a gasolina pq senaum eu ia ter q andar com pressão baixa mais mesmo assim quebra muito rapido…eu queria saber se isso eh verdade..se eu quiser andar tipo com 1K eu tenhu q colocar pistão a alcool, e eu quero tipo no maximo pra agora uns 250CV com essa cavalaria eh necesário forjar pistão e bielas….na aguardo…….
abraços a todos….A taxa de compressão do motor à alcool é bem maior que a do motor à gasolina. Se você for até uma auto-peças e perdir para ver os dois tipo de pistão, vai perceber que o GASOLINA tem uma especie de rebaixo no meio (parece uma pequena bacia) e o a ALCOOL é completamente plano/reto…
Devido a essa taxa muito alta dos pistões à ALCOOL, a pressão que será aplicada no motor (no seu caso 1Kgf) teria o mesmo efeito de um motor à GASOLINA com 2Kgf de pressão. Sendo assim, caso ocorra o mínimo de falta de combustível ou mesmo pelo excesso de força disponibilizada de forma abrupta, suas bielas vão “querer dar a cara pra fora do bloco”, sem contar que a pressão na cabeça do pistão vai gerar temperaturas absurdas dentro da camara de combustão e provavelmente ocasionará em um pistão literalmente “derretido”.
Já vi um carro com este tipo de preparação (ALCOOL/ALCOOL) + turbina… A força é disponibilizada de forma muito rápida e a tendência é que em algum momento você se descuide e “tire o motor de giro”… Aí, muitas coisas podem acontecer… Válvulas, bielas… Ou seja, a pessoa tem que ter muita perícia também na “tocada”…
Sem falar em consumo, pois o motor deve andar extremamente rico “gordo” para tentar reduzir a temperatura da câmara de combustão…
Pode ser feito? Sim!
Mas a pergunta é: Qual a durabilidade que você espera desta preparação? Por que com essa configuração, ao menor descuido seu carro fica literalmente “sem motor”…
Abraço.
MarioQ.
Opa MarioQ…intendi o q vc quis dizer intaum a minha pergunta eh a seguinte como eu faço para turbinar sem riscos troco para pistões a gasolina ou tem outras coisas para serem feitas tb?
Abraço.
09/12/2009 às 12:01 #1010179979AnônimoBrunoK16 escreveu:MarioQ escreveu:BrunoK16 escreveu:Fala galera intaum comprei um GTS 93….e toh pensando em turbinar ele…ate ai tudo bem soh q o carro jah é alcool, intaum fiquei sabendo q eu ia ter q anda com rpessão baixa tipo 0,5 ba, depois falei com um camarada e ele falo pra mim colocar pistão de carro a gasolina pq senaum eu ia ter q andar com pressão baixa mais mesmo assim quebra muito rapido…eu queria saber se isso eh verdade..se eu quiser andar tipo com 1K eu tenhu q colocar pistão a alcool, e eu quero tipo no maximo pra agora uns 250CV com essa cavalaria eh necesário forjar pistão e bielas….na aguardo…….
abraços a todos….A taxa de compressão do motor à alcool é bem maior que a do motor à gasolina. Se você for até uma auto-peças e perdir para ver os dois tipo de pistão, vai perceber que o GASOLINA tem uma especie de rebaixo no meio (parece uma pequena bacia) e o a ALCOOL é completamente plano/reto…
Devido a essa taxa muito alta dos pistões à ALCOOL, a pressão que será aplicada no motor (no seu caso 1Kgf) teria o mesmo efeito de um motor à GASOLINA com 2Kgf de pressão. Sendo assim, caso ocorra o mínimo de falta de combustível ou mesmo pelo excesso de força disponibilizada de forma abrupta, suas bielas vão “querer dar a cara pra fora do bloco”, sem contar que a pressão na cabeça do pistão vai gerar temperaturas absurdas dentro da camara de combustão e provavelmente ocasionará em um pistão literalmente “derretido”.
Já vi um carro com este tipo de preparação (ALCOOL/ALCOOL) + turbina… A força é disponibilizada de forma muito rápida e a tendência é que em algum momento você se descuide e “tire o motor de giro”… Aí, muitas coisas podem acontecer… Válvulas, bielas… Ou seja, a pessoa tem que ter muita perícia também na “tocada”…
Sem falar em consumo, pois o motor deve andar extremamente rico “gordo” para tentar reduzir a temperatura da câmara de combustão…
Pode ser feito? Sim!
Mas a pergunta é: Qual a durabilidade que você espera desta preparação? Por que com essa configuração, ao menor descuido seu carro fica literalmente “sem motor”…
Abraço.
MarioQ.
Opa MarioQ…intendi o q vc quis dizer intaum a minha pergunta eh a seguinte como eu faço para turbinar sem riscos troco para pistões a gasolina ou tem outras coisas para serem feitas tb?
Abraço.
Bruno,
Como disse depende da durabilidade que você deseja… Digamos que quando montamos ALCOOL/ALCOOL estamos no “fio da navalha”… Ou seja, a felicidade é temporária… Uma hora, sem que a gente espere, tudo “vai pelos ares”…rs
Eu aconselho que troque seus pistões para gasolina. Aproveita que vai abrir o motor já faz uma revisão geral (bronzinas, aneis, etc), e deixa tudo redondinho pra poder instalar o kit…
Com os pistões a GASOLINA, e um motor bem montado e revisado, a possibilidade de problemas mais sérios é reduzida quase a zero… Claro que tudo depende da sua “tocada”… Se prentende mesmo andar com 1Kgf de pressão, acredito que num motor bem acertado isso deve durar por um longo tempo…
Numa segunda fase, em se tratando de um motor AP, acredito que um cabeçote de 2.0 ou um retrabalho no seu mesmo vão trazer alguns cavalos a mais e deixar o carro mais esperto… Mas isso é para o futuro…rs
Qualquer dúvida, estamos aí….
Abraço,
MarioQ.
09/12/2009 às 12:31 #1010179981AnônimoOpa Mario valew as dicas ai hein muito obrigado….e uma segunda duvida com q cavalaria eu jah posso pensar em forjar o motor?Abraços……
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