Clube do Gol › Fóruns › Clube do Gol Quadrado › G1 – Mecânica e Manutenção › [DUVIDA]Pinças de freio Voyage GLS = do Santana 2.0?
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20/10/2012 às 10:03 #1010125853AnônimoricardoCL escreveu:cara eu já troquei as pinças dianteiras do meu ex voyage, as pinças do santana são bem maiores e o diametro do disco tbm é maior vai ter que mecher no suporte das pinças e tal, acho q não compensa vc ficar mexendo nas astilhas não, até prq a pinça de nossos quadrados por ser menor não vai pressionar os discos com a mesma força que as pinças do santana e já que vai comprar os discos msm já compra as pinças tbm nos dismanches daki é 200 conto essas pinças com disco e pastilha…
Não precisa mexer em suporte nenhum. só tirar o original e espetar o do Santana
20/10/2012 às 14:49 #1010125855AnônimoSeguinte: Tem os freios dos Santana até 88, que são iguais aos dos Gol, Voyage e Passat (Flash e Pointer) com motor 1.8 (discos sólidos de 239mm, êmbolos de 48mm e pastilhas Teves banana de 19mm de espessura). A partir de 89, Santana ( e depois o Versailles e Gol GTi) passaram a usar discos ventilados de 239mm, pinças com êmbolos de 48mm e pastilhas banana de 15mm de espessura, para compensar a maior espessura do disco. O cavalete tem também a fenda onde encaixa o disco maior. As pinças são as mesmas. A partir do Santana novo (93 ou 94, não lembro), passaram a usar aro 14″, pois os novos freios não cabiam nas 13″, com discos de 256mm, pinças com êmbolos de 54mm, e pastilhas banana maiores, e sistema Teves. Mais tarde, também para Santana (e Gol bola), surgiu o sistema Varga (que não gosto), com os mesmso discos de 256mm, porém com cavalete, pinças e pastilhas diferentes (com grampos). Freio é Teves, deixe a Varga com discos, cilindros-mestre e burrinhos…
Resumindo, as pinças banana Teves (Gol, Voyage, Saveiro, Parati e Passat 1.8, Santana antigo) podem ser utilizadas com discos ventilados de 239mm, desde que o seu cavalete tenha a sua fenda aumentada para que entre o disco de maior espessura. Não tem segredo, é só botar o cavalete na morsa, marcar quanto desbastar e meter a serra! Fiz isso há uns 20 anos atrás em um Passat 84 que tinha pinças do 1.8 e coloquei discos ventilados.
Ah, tem tambérm as pinças Teves banana dos Gol Bola, não lembro a partir de que ano (tem que caçar catálogos Ferodo, Cobreq, Ecopads para ter certeza), que usam disco de 239mm, mas com pinças e pástilhas Teves banana para êmbolo de 54mm (se quiser manter rodas 13″).
Agora, qual vai usar (239 ou 256) depende de como você utiliza o carro. Se faz frenagens fortes repetidas em alta velocidade, esqueça os de 239. Se utiliza os freios de maneira normal, sem exageros, mesmo com motor turbo, pode até ser o original.26/10/2012 às 08:39 #1010125857AnônimoMarcos, valeu pela ajuda…um abraço!26/10/2012 às 20:55 #1010125859AnônimoDisponha!04/12/2012 às 16:17 #1010125861Anônimohenrique.viel escreveu:Marcos, valeu pela ajuda…um abraço!….to na duvida em que turbina usar no meu projeto….50 na parte fria eu já decidi,agora na quente .58 pulsativa,ou .63 mono,ou 70 pulsativa, ou 50 mono?da 1 olhada no meu tópico que tem a foto de 1 turbina holset que talvez use… Qual sua opinião??
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