Menu fechado

Filtro de ar ajuda na economia! (matéria)

Clube do Gol Fóruns Clube do Gol Quadrado G1 – Mecânica e Manutenção Filtro de ar ajuda na economia! (matéria)

  • Este tópico contém 17 respostas, 11 vozes e foi atualizado pela última vez 15 anos, 7 meses atrás por Anônimo.
Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 18 do total)
  • Autor
    Posts
  • #1010255427
    Anônimo
      Achei interessante a matéria e preferi levantar um tópico só pra destacar melhor a importância e dividir æ com a galera do CdGQ…

      Afinal, já existem 500 tópicos criados pelo desespero de quem tem um Quadrado beberrão.

      Claro que existe uma penca de outros fatores… Esse é só mais um.

      As vantagens da troca regular do filtro de ar

      “…Os relatórios da Cetesb revelam que, em média, a redução da poluição foi de 40% após a troca do filtro de ar em caminhões que estavam com a peça danificada.

      Demonstra que medidas simples como a troca do filtro de ar pode significar redução de emissão de poluentes, bem como economia no consumo de combustível e melhora do desempenho do motor.

      Composto por fibra de papel celulose especial, ele promove a filtragem do ar proveniente do ambiente externo que será misturado com o combustível e assim fazer o motor funcionar. A mistura do combustível com esse ar livre de impurezas garante uma performance adequada do motor, em termos de potência e consumo de combustível e ainda protege o meio ambiente. Simples, não? No entanto, uma utilização exagerada desse filtro irá comprometer o funcionamento do motor e implicará, necessariamente, numa emissão descontrolada e exagerada de gases. E é muito simples verificar a qualidade do seu filtro: de cor clara quando em bom funcionamento torna-se acinzentado pelo uso excessivo. Aí é hora de trocar. Sem protelações.

      Estudos de fabricantes de filtros de ar revelam que quando a peça está em bom estado gera economia de 10% por quilômetro rodado, além de melhorar o desempenho do veículo. Isso significa que a cada dois tanques de combustível, a economia gerada já compensa o valor pago no novo filtro de ar. Ao longo de um ano, no caso de um carro à gasolina que roda 15 mil quilômetros nesse período, a economia chega a R$ 375,00. Se o ar é impedido de passar pelo filtro por causa das impurezas impregnadas na peça, o motor terá de fazer um esforço maior para atingir a mesma potência de quando o filtro de ar está em boas condições de uso.

      Não há tempo certo para a substituição do filtro de ar, pois vai depender muito do ambiente e das condições em que o veículo está exposto. Por exemplo, em carros que circulam todos os dias pelas avenidas e corredores da cidade de São Paulo em horários de pico, chegando a ficarem parados no trânsito, o filtro de ar terá a vida útil mais curta. A saturação vem logo em função dessas condições severas de uso. Para saber como estão as condições do filtro de ar, a dica dos fabricantes é fazer o teste a olho nu já que, diferentemente de veículos a diesel, os automóveis movidos à gasolina, álcool e gás não emitem a fumaça preta que denuncia o problema.

      E não adianta dar um jeitinho, jogando jato de ar na peça ou dando uma batidinha. Os fabricantes condenam essas práticas que, além de não resolver o problema, acabam por danificar de uma vez a peça.

      Outro hábito totalmente equivocado é fazer a substituição do filtro ar na troca de óleo. Uma coisa não tem absolutamente nada tem a ver com a outra. Estamos falando de sistemas distintos: alimentação de ar e combustível e lubrificação de óleo. Essa mania existe porque não há informação suficiente sobre a importância do filtro de ar como componente fundamental para proteger o motor e evitar o desgaste prematuro do catalisador, peça importante que também controla os níveis de emissões de poluentes.

      É importante salientar que, ao trocar o filtro de ar, é imprescindível fazer substituição por uma peça que atenda às especificações do fabricante do veículo, garantindo a qualidade e eficiência do produto. As montadoras realizam inúmeros testes que comprovam a eficácia do componente, antes de colocá-lo na linha de montagem. Lembre-se disso na próxima vez que trocar o filtro de ar do seu veículo.”

      fonte: http://www.carro100.com.br

      #1010255429
      Anônimo
        eita muito massa mesmo, gostei…agora gerar 10% de economia, sera?
        #1010255431
        Anônimo
          vai saber né…

          por exemplo se o carro faz 10 na estrada, pode passar fazer 11. De repente faz.

          O bom é que a poluição tbém melhora bastante.. e obviamente a saúde do motor no geral.

          O meu tava só quiabo.. troquei hoje. Parecia uma tábua queimada. Vou observar se melhora alguma coisa.

          #1010255433
          Anônimo
            eu ando sem, o carro rende mais, deve ser pq o meu filtro tava um lixo, vou ver se descolo um esportivo vamu ver se economiza mesmo…
            #1010255435
            Anônimo
              o esportivo já não sei.. O que talvez dê alguma economia é com o original.

              Mas de qualquer maneira é bom vc colocar qualquer um… rsrs

            Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 18 do total)
            • Você deve fazer login para responder a este tópico.