Menu fechado

Fim do Toyota Etios – Modelo deve Sair de Linha • Carro Bonito

Clube do Gol Fóruns Notícias Automotivas Fim do Toyota Etios – Modelo deve Sair de Linha • Carro Bonito

  • Este tópico contém 5 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 5 anos, 5 meses atrás por ClubedoGol.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #113041
    ClubedoGolClubedoGol
    Mestre

      Montadora deve encerrar a produção do modelo.

      A Toyota é uma das mais renomadas fabricantes de carros do mundo, conta com três fábricas no Brasil. Uma em São Bernardo do Campo, de 1962, outra em Indaiatuba, de 1998, e a mais nova, a fábrica de Sorocaba, que foi instalada em 2012 e já atendia os novos padrões da empresa japonesa, o conceito Eco Factory, com altos critérios de padrão e eficiência ambiental.

      A fábrica de Sorocaba, no interior paulista, é responsável pela fabricação da linha Etios e conta com mais de dois mil colaboradores em todos os setores. Mas a história da fábrica pode estar prestes a mudar.

      Foi anunciado, em uma nota oficial da Toyota, um Programa de Demissão Voluntária (PDV) para dispensar mais de trezentos funcionários de uma só vez na fábrica de Sorocaba. O PDV é uma forma de reduzir o quadro de funcionários, racionalizando gestão de pessoas e uma otimização dos custos.

      Essa decisão talvez seja pelo baixo número de vendas do Etios ultimamente. A Toyota lançou um novo modelo, na mesma linha do Etios, chamado Yaris. Entre janeiro e abril o Yaris já vendeu cerca de vinte mil unidades, enquanto o seu parceiro vendeu apenas a metade no mesmo período.

      Alguns especialistas dizem que o Etios não emplacou as vendas no Brasil, por seu design e acabamento. Mesmo que ainda tenha o motor e bom funcionamento de qualquer outro Toyota. O modelo está no mercado desde 2012, e apesar da queda nas vendas, sempre foi sinônimo de durabilidade e qualidade – as principais características da fábrica japonesa.

      Mas é difícil entender a decaída de mercado. O modelo Etios entrega tudo que promete. Seu modelo 2019 garantia controles de tração e estabilidade, um assistente de arranque em subida e até mesmo um visual diferenciado do modelo anterior.

      Além do mais, o modelo também contava com itens tecnológicos. O sistema de tração conseguia reconhecer os tipos de pista. Por exemplo, em um piso com baixa aderência, as rodas poderiam patinar e nesse caso o sistema reconheceria e diminuiria o giro de motor, podendo aplicar também o freio em apenas uma das rodas, transferindo a força para a roda que apresentasse maior aderência ao piso.

      Em 2018 o Toyota Etios apareceu em terceiro, na lista de hatches mais queridos de seus donos, ficando logo atrás do Volkswagen Up! e do Renault Kwid. Os critérios de avaliação foram a modernidade do projeto, design e velocidade de arranque. Este último foi sua melhor nota, comparada com os concorrentes.

      Os últimos anos tinham sido bons para os modelos sedã e hatch. Mas entre seu lançamento, em 2012, e o ano de 2016, as coisas já não eram tão boas para o modelo Toyota.

      No primeiro ano de vendas, 2013, o modelo hatch era o 28º carro mais vendido do Brasil. O sedã ficava ainda mais para trás, sendo o 34º. Apenas em 2015 conseguiram a colocação entre os vinte mais vendidos do país. Em 2017 o hatch teve seu melhor desempenho: 15º da lista.

      O ponto sempre criticado foi o desenho do carro. O Etios ainda é considerado por muitos admiradores da marca, um modelo feio. Mas foi com esse mesmo modelo que subiu, e agora desceu, de posição nas vendas.

      Seu concorrente direto, o Toyota Yaris, tem um desenho diferente. Mas ainda conta com as opções sedã e hatch, assim como o Etios. E opções de motor 1.3 e 1.5. Claro que o Yaris tem seus diferenciais, como sete airbags, um porta-malas de mais de quatrocentos litros e amplo espaço interno. Um sistema multimídia completo e um preço popular para um carro dessa categoria.

      Logo com o lançamento do Yaris, o Etios apareceu com um novo posicionamento no site da Toyota. Os modelos só estão disponíveis nas versões X e X plus. Com um motor 1.3 no hatch e motor 1.5 no sedã.

      Talvez seja a hora de dar adeus ao Etios e um olá para o seu mais novo Yaris.

      Stephanie Caroline Meyer de Quadros

      Reportagem no site

    Visualizando 1 post (de 1 do total)
    • Você deve fazer login para responder a este tópico.