Menu fechado

Ford anuncia dois novos SUVs elétricos com plataforma da Volkswagen

Clube do Gol Fóruns Notícias Automotivas Ford anuncia dois novos SUVs elétricos com plataforma da Volkswagen

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #1010837055
    ClubedoGolClubedoGol
    Mestre

      ‘Uma mão lava a outra’, esse é o lema da atual relação da Ford com a Volkswagen. Depois dos americanos ‘dividirem’ o projeto da Ford Ranger para servir de base para a nova Volkswagen Amarok, chegou a hora da fabricante alemã dar uma ‘mãozinha’ para a colega.

      Para aumentar sua gama de elétricos na Europa, a Ford usará a plataforma MEB, usada pela família ID da Volkswagen. Como fruto disso, a montadora está projetando dois novos SUVs elétricos: um “crossover médio” e outro com pegada esportiva. O acordo entre as montadoras permite à Ford fabricar até 1,2 milhão de veículos com a plataforma da rival em um prazo de seis anos.

      Até agora, pudemos ver apenas parte da silhueta dos modelos em uma imagem promocional que a Ford divulgou, que além dos estreantes, também mostra novas versões do SUV Puma e do Mustang March-E, além da linha dos novos utilitários Transit, Tourneo e e-Transit, todos elétricos.

      Novos modelos totalmente elétricos da Ford
      Divulgação/Ford

      Na escala hierárquica, o Puma elétrico estaria mais abaixo, logo atrás do novo SUV médio. Na sequência viria o novo crossover esportivo e no topo o Mustang Mach-E. 

      Os novos modelos serão fabricados na fábrica de Colônia, na Alemanha, substituindo o Fiesta na linha de montagem. A planta receberá um investimento de 1,5 bilhões de libras (cerca de 9,6 bilhões de reais) e passará a ser exclusivamente usada para montar veículos elétricos.

      Continua após a publicidade

      A arquitetura MEB pode receber baterias de até 77 kWh e já está confirmado que o SUV médio terá cerca de 500 km de alcance, provavelmente, no ciclo WLTP – como o VW ID.4. O novo modelo poderá ter tração traseira ou integral, podendo variar entre os 145 cv e 295 cv, e os faróis têm assinaturas finas em forma de ‘L’ invertido. Já seu design é mais quadrado e robusto se comparado ao ID.4, que deverá servir como base do projeto.

      No caso do crossover esportivo, não seria estranho se estivesse alinhado com o ID.5 GTX, que tem 299 cv, mas nenhuma característica foi confirmada oficialmente até o momento. Seus faróis têm assinatura mais arredondada, que lembra o símbolo de parênteses e seu visual segue a pegada ‘parruda’ do SUV médio.

      Volkswagen Amarok
      Nova Amarok também é fruto da parceria entre Ford e Volkswagen e foi feita baseada na Ranger Divulgação/Volkswagen

      Aliás, a Ford garante que, em questão de design e dirigibilidade, seus modelos serão bem originais e distantes dos ‘irmãos’ da Volkswagen. “Deixe-me garantir a você, esses produtos terão absolutamente a aparência e a dirigibilidade dos Fords”, disse Stuart Rowley, chefe da Ford Europa.

      Compartilhe essa matéria via:

      Os dois modelos serão apresentados em breve. O crossover médio será apresentado ainda esse ano e as vendas começarão em 2023, enquanto o esportivo deve dar as caras só em 2024, assim como a nova linha de utilitários.

      Ford Puma
      Ford Puma será totalmente elétrico Divulgação/Ford

      Sobre a outra novidade, o Puma elétrico, também pouco foi mostrado. A única coisa que sabemos é que ele será fabricado na Romênia, substituindo o EcoSport, que será descontinuado em breve na Europa.

      Continua após a publicidade

      Quatro Rodas pelo menor preço do ano!

      PRORROGAMOS A BLACK FRIDAY!
      Ainda dá tempo de assinar um dos títulos Abril e também ter acesso aos
      conteúdos digitais de todos os outros*
      Lançamentos, comparativos, notícias e o conteúdo certo para cuidar bem do seu carro ou escolher melhor o próximo.

      *Acesso digital ilimitado aos sites e às edições das revistas digitais nos apps: Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Placar, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. **Pagamento único anual de R$52, equivalente à R$1 por semana.



      Reportagem no site

    Visualizando 1 post (de 1 do total)
    • Você deve fazer login para responder a este tópico.