Rio – A Ford e a Volkswagen anunciaram, nesta sexta-feira, uma parceria para desenvolver carros elétricos e tecnologias de direção autônoma nos Estados Unidos e na Europa. Conforme anunciado no início do ano, as duas gigantes do setor automotivo devem dividir conhecimento em prol da evolução.
O anúncio foi feito pelos líderes das duas montadoras, Herbert Diess, CEO do Grupo Volkswagen, e Jim Hackett, CEO da Ford. Além da dupla, também participou da ação o presidente da Argo AI, empresa de tecnologia com plataformas para veículos autônomos.
Segundo anúncio, as montadoras terão uma participação igual na Argo AI e, combinadas, a Volkswagen e a Ford possuirão uma parte majoritária substancial das ações. O restante será de propriedade dos dois fundadores da Argo AI e de um fundo de incentivos para empregados.
Os líderes da empresa também anunciaram que a Ford usará a arquitetura de veículos elétricos da Volkswagen e a plataforma elétrica modular (Modular Electric Toolkit – MEB) para a criação de um carro com emissão zero na Europa a partir de 2023.
A montadora americana espera vender mais de 600 mil veículos com essa arquitetura MEB em seis anos. De acordo com anúncio, a ideia é dar suporte à estratégia europeia da Ford, que envolve continuar atuando no segmento de veículos comerciais, crossovers e veículos importados, como Mustang e Explorer.
A arquitetura MEB começou a ser desenvolvida pela Volkswagen em 2016. Para a produção da plataforma modular a marca projeta um investimento de aproximadamente US$ 7 bilhões.
Reportagem no site