Clube do Gol › Fóruns › Notícias Automotivas › Ford lança série Ka e EcoSport 100 anos de Brasil sem clima de festa
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13/06/2019 às 10:18 #125014
Em meio à aposentadoria de Focus e Fiesta e o fechamento da fábrica de caminhões de São Bernardo do Campo (SP), a Ford celebra os 100 anos de Brasil com o lançamento de uma série especial de Ecosport e Ka, seus dois principais produtos no mercado nacional.
Essa é sua matéria grátis do dia. Assine agora e tenha acesso ilimitado.R$ 0,99 no 1º mêsA dupla já está disponível no site oficial da marca ao preço de R$ 65.990 na opção Ka 100 anos – limitada a 1.000 unidades – e R$ 89.990 na Ecosport 100 anos – a 500 unidades.
O motor é mesmo 1.5 Dragon de três cilindros, associado à transmissão automática de seis marchas, com ligeira diferença no desempenho. No hatch rende até 136 cv (etanol), enquanto que no utilitário, 137 cv, ambos entregando 16,1 kgfm de torque máximo.
A série especial se diferencia do restante da linha pelo teto e colunas pintadas de preto, bancos com revestimento premium e o emblema prateado nas laterais, trazendo um desenho estilizado da bandeira do Brasil e o numeral 100. O encosto de cabeça também vem com a identificação da série.
Há ainda rodas de liga leve (aro 15 no Ka, aro 16 no Eco) com acabamento escurecido, além da grade dianteira e a capa dos retrovisores em preto. A carroceria de ambos exibem a cor azul Belize.
Desde a sua primeira geração o Ka já teve algumas versões especiais no Brasil, como Action, Techno e Sport. Mas esta é a primeira criada a partir do atual modelo global.
Já o Ecosport só teve uma, a FreeStyle, que depois foi incorporada à linha e acaba de ser renovada.
>> Ka Freestyle 1.0 chega para baixar preço e bombar vendas da linha aventureira
Ka 100 anos
R$ 65.990
- Direção elétrica; ar-condicionado; banco do motorista com ajuste de altura; central multimídia Sync 2.5 com tela de 7 polegadas, comandos de voz, conexão Bluetooth, USB e conectividade com Apple CarPlay, Android Auto e Waze; faróis de neblina, Isofix; piloto automático, retrovisores elétricos; volante multifuncional com ajuste de altura; abertura elétrica do porta-malas; rodas de liga aro 15 com acabamento escurecido; e travas e vidros elétricos.
EcoSport 100 anos
R$ 89.990
+ faróis com luzes de rodagem diurna; câmera de ré; tela multifuncional de 4,2” no painel de instrumentos; controle de estabilidade e de tração; assistente de partida em rampa; e sistema anticapotamento.
Aposta na rentabilidade
A Ford chegou oficialmente ao Brasil em 1919, sendo a primeira grande fabricante de veículos a se instalar no país, que ainda engatinhava no uso do automóvel.
Os modelos vinham em pedaços dos EUA e as peças eram encaixadas pelo operários, daí o termo ‘montadora’. As operações em São Paulo tiveram início em 24 de abril.
No ano do seu centenário, a Ford não tem clima para comemorações. Devido a uma estratégia global de saneamento financeiro, a marca se viu obrigada a encerrar as atividades da fábrica de São Bernardo do Campo (SP), abrindo mão de produzir e vender caminhões na América do Sul.
Também começa a refazer a linha de produtos com foco na rentabilidade. Isso significa apostar em utilitários esportivos e picapes, valorizando melhor o EcoSport e trazendo novos produtos como o Escape e o Territory.
Também atualizará a picape Ranger, que, por meio de uma parceria global com a Volkswagen, dará origem à nova geração da Amarok. É claro que o hatch compacto Ka e a sua variante sedã continuarão como a porta de entrada da marca e os responsáveis por gerar volume de mercado.
Aliás, a Ford conta os dias para estrear seus novos produtos e assim equilibrar o portfólio que está bem enxuto. Ele é formado por apenas seis modelos: Ka, EcoSport, Fusion, Ranger, Edge e Mustang. As líderes Chevrolet e Volkswagen têm 13 modelos na gama cada uma, a Fiat tem 10 e a Renault, 9.
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A oferta reduzida impactou nas vendas da Ford, que perdeu para a Renault o posto de quarta força no Brasil em vendas e já começa a ser ameaçada por Toyota e Hyundai, ambas ficaram à frente da Ford no volume de emplacamentos no mês de maio, segundo dados da Fenebrave – associação que reúne as concessionárias do país.
Para apertar ainda mais o cinto no Brasil, a fábrica de Camaçari (BA) abriu em fevereiro, com fechamento em abril, o programa de demissão voluntária após identificar um excedente de cerca de 700 trabalhadores.
A Ford informou à época que a planta empregava 7,4 mil funcionários diretos e indiretos, atuando em três turnos. Na unidade são produzidos o Ka e o Ecosport, inclusive as séries especiais que marcarão os 100 anos da empresa, além de motores.
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Fatos que marcaram a Ford no Brasil
1919 – A diretoria da Ford Motor Company aprova a criação da filial brasileira, no início com 12 funcionários, no centro de São Paulo. O modelo T e o caminhão TT são montados com peças importadas dos EUA. No primeiro ano foram vendidos 2.447 automóveis.
1924 – As vendas do Modelo TT registram 24.250 unidades, recorde brasileiro que durou até 1960.
1927 – Ford inaugura uma linha de produção no Rio de Janeiro. Devido à recessão, as fábricas de Recife (1925) e Porto Alegre (1927) são desativadas.
A produção do Modelo T é interrompida em todo mundo para receber o inovador Modelo A, como motor de 4 cilindros e 40 cv. O popular Fordinho trouxe novos recordes de vendas e foi uma dos veículos com a melhor relação custo-benefício da história do automóvel.
1951 – Importações em alta, com sucesso dos conversíveis Ford e Mercury.
1954 – O clássico americano Thunderbird é lançado no Brasil.
1955 – O programa de nacionalização da produção começa a dar seus primeiros passos com as cabines de picapes caminhões com o aço de Volta Redonda (RJ).
1958 – Inauguração da nova fábrica de motores V8, em São Paulo. Conhecido como ‘Power King’, possui bloco em ‘Y’ e rendia 161 cv. Acelera-se a nacionalização de automóveis e caminhões
1959 – Lançado o primeiro caminhão brasileiro da Ford, o F-350, com motor V8 e 2.670 kg de capacidade de carga.
1961 – Apresentado o primeiro caminhão com motor diesel, o F-600.
1967 – Ford lança seu primeiro automóvel brasileiro, o Galaxie 500, com motor 4.5 V8, de 170 cv. A empresa adquire a Willys-Overland do Brasil, situada em São Bernardo do Campo (SP), que produzia o Aero Willis, Itamaraty, Gordini e Interlagos.
1969 – Estreia do clássico Corcel, até hoje o automóvel de maior produção na história da Ford. O Galaxie ganha a versão de luxo LTD, com motor de 190 cv e o primeiro veículo nacional equipado com câmbio automático.
1970 – Chega às lojas a versão super luxo do Galaxie, o famoso Landau, com propulsor de 6 cilindros em linha ou V8. Também é o ano de estreia da Belina , a perua que fez enorme sucesso com a família brasileira.
1973 – É lançado a versão brasileira do icônico Maverick. Além do motor de 6 cilindros, era empurrado também pelo 5.0 V8 302, de 197 cv, emprestado do Mustang.
1976 – Inaugurada a nova fábrica de tratores em São Bernardo do Campo (SP).
1978 – Estreia do Corcel II, que estabeleceu recordes de vendas da Ford no Brasil.
1979 – Após 108 mil unidades produzidas, sai de linha o Maverick. A fabricante começa a fazer veículo movidos a álcool e a picape F-1000 a diesel.
1980 – Surge a picape Pampa, baseada na plataforma do Corcel II.
1981 – Lançado o sedã Del Rey, outro derivado do Corcel II, com requinte e sofisticação inéditos em carros médios. Foi o pioneiro em vidros e travas elétricos.
1983 – Fim da produção do Landau, único sobrevivente da linha Galaxie. Foi o último automóvel com motor V8 feito em solo nacional.
Chega ao mercado o Escort, carro global da Ford que vinha com motor 1.6 CHT, considerado à época o melhor motor a álcool no país.
1985 – Surge a linha de caminhões de cabine basculável Cargo, exportada até para os EUA.
1986 – Criada a Autolatina, joint-venture com a Volkswagen do Brasil.
1989 – O motor 1.8 da Volkswagen passa a equipar as linhas Escort e Del Rey.
1990 – Lançamento do Verona, sedã compacto derivado do Escort. Era o primeiro carro da cooperação Ford-Volkswagen.
1991 – O sedã Versailles chega para o segmento de carros de luxo, com câmbio automático como opcional. Fim da produção da Belina.
1994 – Começa a importação do Taurus americano e do Mondeo europeu, no segmento de alto luxo.
1995 – Início da importação da picape média americana Ranger, que dava o pontapé para o acirrado mercado de picapes. Autolatina é dissolvida.
1996 – Começa a produção do Fiesta nacional na fábrica de São Bernardo do Campo.
1997 – Lançado o compacto Ka. No mesmo ano inicia a produção da picape pequena Courier, derivada do Fiesta.
1998 – Lançada a nova linha Série F de caminhões e picapes. No ano seguinte estreiam a F-350 e a F-250.
2000 – Surge o Focus, que revolucionou a imagem e design da marca, sendo um dos carros mais premiados no Brasil e no mundo.
2001 – Inaugurada a fábrica de Camaçari, na Bahia.
2003 – Ford lança o primeiro SUV feito no Brasil, o Ecosport, com motores 1.0, 1.6 e 1.8. Foi por um longo período o carro chefe de vendas da marca no país.
2006 – O sedã de luxo Fusion estreia no Brasil para suceder o Mondeo.
2008 – O Ka entra na segunda geração mais espaçoso e com motor 1.0 flex.
2010 – Fusion estreia a versão híbrida, sendo o primeiro carro vendido no país com essa tecnologia.
2014 – Renovado por completo, o Ka só manteve o nome. Pela primeira vez, é oferecido com quatro portas. Começa a brigar diretamente entre os carros mais vendidos no país. Atualmente, é o terceiro do ranking.
2018 – A sexta geração do Mustang marca a importação oficial do esportivo no Brasil. Rapidamente o modelo ganhou a preferência do público neste nicho e assumiu o posto de mais vendido entre os esportivos.
2019 – Ford anuncia o fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo. Com isso, deixa o mercado sulamericano de caminhões e aposenta o Fiesta. O Focus é descontinuado no país com o fim da produção na Argentina.
Depois de um longo período como a quarta força no país, a marca norte-americana perde o posto para a Renault.
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KA AVENTUREIRO + BARATO Depois de ganhar câmbio automático, o Ka recebeu outra novidade para se aproximar da briga com os líderes de mercado Chevrolet Onix e Hyundai HB20 – o hatch da Ford é o terceiro no pódio. A versão FreeStyle vem agora equipada com o motor 1.0 flex, de 85 cv e 10,7 kgfm de torque, associado ao câmbio manual de 5 velocidades. Até então, a opção aventureira estava disponível apenas na 1.5, de 136 cv e 16,1 kgfm, com transmissão automática de seis marchas. Com isso, o preço de entrada do Ka FreeStyle passou a ser R$ 56.690 (o 1.5 sai por R$ 67.840). Ele fica abaixo em R$ 2,6 mil do recém-lançado Fiat Argo Trekking, com motor 1.3, de 109 cv e 14,2 kgfm, e logo acima do Fox Xtreme 1.6, de 105 e 15,6 kgfm. É um dos mais acessíveis entre os modelos com apelo aventureiro. A Ford também aproveitou para atualizar o visual da EcoSport 1.5 FreeStyle. A versão ganhou teto, capa do retrovisor e grade frontal pintados em preto, roda usinada aro 16, faróis com máscara negra, entre outros. Em contrapartida, perdeu a luz diurna em led. O preço varia de R$ 87.290 no câmbio manual e R$ 93.290 no automático. Hatches aventureiros ➡️Renault Kwid Outsider 1.0 – R$ 43.290 ➡️Fiat Uno Way 1.0 – R$ 47.990 ➡️Fiat Uno Way 1.3 – R$ 52.990 ➡️Volkswagen Fox Xtreme 1.0 – R$ 56.090 ➡️Ford Ka Freestyle 1.0 – R$ 56.690 ➡️Fiat Argo Trekking 1.3 – R$ 58.990 ➡️Sandero Stepway 1.6 – R$ 60.790 ➡️Chevrolet Onix Activ 1.4 – R$ 62.290 ➡️Hyundai HB20X1.6 R$ – 63.990 ➡️Ford Ka Freestyle 1.5 – R$ 64.090 ➡️Citroën C3 Urban Trail 1.6 – R$ 65.990 ➡️Toyota Yaris X-Way 1.5 – R$ 78.990 #fordka #kafreestyle #fordecosport #ecosportfreestyle #hatchaventureiro #carrocompacto #carros #automoveis #cargram #instacar #gazetadopovo 📷#fordbrasil
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