Clube do Gol › Fóruns › Clube do Gol G3 › G3 – Mecânica e Manutenção › Gol G3 com cubo de roda traseiro NOVO (TUTORIAL) *FOTOS*
- Este tópico contém 11 respostas, 5 vozes e foi atualizado pela última vez 8 anos, 4 meses atrás por Anônimo.
-
AutorPosts
-
14/10/2015 às 16:13 #30383Anônimo
Boa Tarde Amigo! Excelente trabalho!
Eu estava justamente pensando se era possível fazer isso no Gol G4.
Comecei a pesquisar preços, medidas das peças, falar com mecânicos, até que te achei.
Preciso saber uma informação:
Você usou alguma tabela de torque para apertar todos os parafusos? Você tem essa informação para me passar?
Obrigado!
15/10/2015 às 19:09 #30384AnônimoBoa tarde amigo, Só me lembro do aperto da porca do cubo 220 N.m. (22kpm, mkp)
E os de roda, que foram 100 N.m (10kpm, mkp)
Agora os 4 parafusos que fixa a ponta de eixo, não encontrei nada, apertamos como recomendado a medida do parafuso e meio no “zóiometro” mesmo fazer o que,
Vou conversar com o colega que me ajudou. Qualquer novidade lhe aviso.
17/10/2015 às 00:08 #30385AnônimoOk! Por gentileza, lembre-se de verificar isso pra mim.
Já consegui todas as peças para fazer o “upgrade” (deve ser assim que se escreve). Agora falta só saber este detalhe do torque dos parafusos do eixo.
Obrigado e um Abraço!
17/10/2015 às 00:18 #30386Anônimo… Mas, me diz uma coisa…
Você precisou fazer geometria (alinhamento) no carro depois de mexer nas pontas de eixo traeiras?
Pois, teoricamente isso pode afetar o alinhamento geral.
Se as rodas traseiras sofrerem alguma mudança na sua convergência a tendência é o carro querer andar em linha reta e a direção acabar ficando torta para corrigir a trajetória.
E aí…?
02/11/2015 às 16:23 #30387AnônimoECOMOTION wrote:…Mas, me diz uma coisa…
Você precisou fazer geometria (alinhamento) no carro depois de mexer nas pontas de eixo traeiras?
Pois, teoricamente isso pode afetar o alinhamento geral.
Se as rodas traseiras sofrerem alguma mudança na sua convergência a tendência é o carro querer andar em linha reta e a direção acabar ficando torta para corrigir a trajetória.
E aí…?
E ai tudo joia?
Seguinte, a parte do eixo traseiro dos Gol’s não há nenhum tipo de regulagem original que eu conheça, é tudo fixo. Então só fiz a troca dos itens, que ficaram como original.
Mas uma coisa que ocorre com o passar dos anos é a fadiga do eixo traseiro (IMAGEM 1), que altera a sua cambagem, a deixando negativa. Simplesmente as rodas ficam com “as pernas abertas”.
Um paliativo que existe e muitos alinhadores fazem, são calços colocados entre a ponta de eixo (IMAGEM 2) e o eixo traseiro (IMAGEM 1), para corrigir diferenças pequenas na cambagem. Agora se as rodas estiverem muito “tortas/abertas” o recomendado é a troca do eixo. Mas também existe a recuperação do eixo com uma ferramenta “especial” (VIDEO 1) que simplesmente força o eixo a voltar no seu estado “normal”, coisa que eu não faria no meu carro. Imagine como ficaria a firmeza/rigidez de um material como o aço sendo “voltado”. Ele já esta com fadiga de uso. Prefiro deixar o carro com as “perninhas” meio aberta a ter que fazer isso.
VIDEO 1:
https://www.youtube.com/watch?v=OaZZ8G382Z8https://www.youtube.com/watch?v=OaZZ8G382Z8” class=”bbcode_url”> IMAGEM 1:
[img]http://uploaddeimagens.com.br/images/000/537/943/original/download.jpg?1446480848 [/img] IMAGEM 2:
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.