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    Anônimo
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      Limpeza indevida dos bicos injetores é golpe. Saia dessa

      Em todo o Brasil está sendo praticado um verdadeiro assalto ao bolso do consumidor. É que
      algumas oficinas estão apelando para o antes que seu carro falhe e lhe deixe na mão, submeta-o a
      uma limpeza dos bicos injetores. Outras incluem o “serviço” na conta do cliente, que levou o carro
      para uma checagem geral, sem ao menos consultá-lo. Tenha cuidado, pois a limpeza das válvulas
      injetoras somente é necessária em alguns casos específicos. Saiba quais são esses casos, como
      funciona esse componente e a opinião de algumas montadoras de automóveis e fabricantes de
      bicos.

      O que é bico injetor

      É um componente do sistema de alimentação do motor. A válvula injetora, que é chamada
      popularmente de bico, tem a função de pulverizar o combustível no coletor de admissão ou
      diretamente na câmara de combustão. Nos motores à gasolina, os bicos funcionam por meio de
      eletroímãs, comandados por uma central eletrônica. São componentes de extrema precisão, pois
      dosam o combustível de acordo com a necessidade do motor, desde a marcha lenta até os
      regimes de potência máxima.

      Magneti marelli

      Segundo Eduardo A. Campos, gerente comercial da empresa fabricante de válvulas injetoras, não
      há necessidade de limpeza preventiva dos bicos. Somente recomendamos que, nas revisões
      programadas pelo fabricante do carro, seja verificados os parâmetros de funcionamento dos
      injetores. Se não houver nenhum inconveniente, não é necessária a limpeza, esclarece.

      Bosch

      A Bosch, fabricante de válvulas, faz distinção entre “bicos novos” (produzidos a partir de 1996) e
      “antigos” (fabricados antes de 1995). Os antigos são suscetíveis à formação de depósitos e, na
      ocasião, o combustível brasileiro, de má qualidade, potencializava o problema. Os novos não têm
      necessidade de espécie alguma de limpeza.

      Fiat

      A limpeza não é um item da manutenção preventiva programada. Ela é recomendada somente
      quando há problema de funcionamento irregular do motor, esclarece Carlos Henrique, engenheiro
      da Fiat Automóveis.

      Volkswagen

      Segundo Paulo Sanches, gerente de assistência técnica daquela montadora, a VW não recomenda
      a limpeza, como manutenção preventiva. Somente se o carro apresentar alguma anomalia e,
      mesmo assim, depois de uma verificação completa no sistema de injeção.

      General motors

      A GM do Brasil não recomenda a limpeza dos bicos injetores e esse procedimento não consta no
      plano de manutenção preventiva dos veículos Chevrolet.

      Ford

      Também não recomenda a limpeza dos bicos em quilometragem alguma, sob a alegação de que
      os mesmos são autolimpantes. É a única montadora que explica isso no Manual do Proprietário do
      carro.

      Quando fazer

      Algumas montadoras e os dois fabricantes de válvulas injetoras citaram alguns casos nos quais a
      limpeza dos bicos poder ser recomendada, mesmo assim depois de um diagnóstico mais completo.
      Um deles é o abastecimento prolongado com combustível adulterado, cujos sintomas são:
      funcionamento irregular do motor, consumo elevado, perda de potência ou dificuldade de partida a
      frio. Outro problema corriqueiro é o entupimento do bico, devido ao acúmulo de partículas no seu
      filtro ou bloqueio (aberto ou fechado), provocado pela entrada de corpos estranhos em seu interior.

      Tipos de limpeza

      Os bicos podem ser limpos de duas formas, a saber: com o sistema montado ou desmontado. A
      limpeza, no primeiro caso, é feita por meio de um líquido, que é injetado na galeria, com o motor
      em funcionamento. No segundo, é feita com os bicos desmontados. Nesse caso, o engenheiro
      Eduardo Campos, da Magneti Marelli, recomenda que, além das válvulas, também sejam limpos os
      componentes periféricos que tenham contato com as mesmas (galeria de combustível, também
      chamada de flauta ou fuel rail; coletor de ar; cabeçote do motor, no caso do bico estar montado
      fora do coletor de ar; e regulador de pressão). Segundo os engenheiros da Bosch, o método que
      apresenta melhores resultados é o de limpeza por ultra-som.

      Bico injetor – Fim da picaretagem?
      Boris Feldman – Estado de Minas

      Montadora afirma ser desnecessária a limpeza de bicos, desmascarando concessionárias
      que a incluem nas revisões periódicas.
      Está mais complicado as oficinas das concessionárias enganarem seus clientes ao incluir a
      “limpeza de bicos injetores” na relação de serviços das revisões periódicas, pois já há pelo
      menos uma montadora afirmando objetivamente, no manual do proprietário, que a operação
      é desnecessária.
      A receita para o faturamento desonesto é simples: como o automóvel deve ser levado à
      oficina autorizada para uma revisão “gratuita” sob pena de perder a garantia do fabricante,
      os recepcionistas (consultores técnicos) são instruídos a incluir – entre os itens previstos no
      manual – outros serviços rigorosamente desnecessários, como a tal limpeza de bicos. Outros
      preferidos das concessionárias são a descarbonização (que algumas chamam de
      descontaminação) do motor, higienização do ar-condicionado, limpeza do sistema de
      refrigeração, troca do fluido de freio, reaperto geral, lubrificação de portas e maçanetas, etc.
      Alguns devem ser realizados de fato, mas jamais na revisão de 10 ou 15 mil quilômetros. A
      limpeza de bicos e a descarbonização, por exemplo, raramente são necessárias.
      A conseqüência desta enrolação é que uma revisão obrigatória, que deveria custar cerca de
      R$ 200 a R$ 300, acaba beirando ou ultrapassando os R$ 1 mil.

      Reprodução/Manual da Ford

      Conforme manual do Ford Focus Flex, limpeza de bicos é dispensável.

      No manual

      As oficinas das concessionárias, para convencer os motoristas a aprovar o serviço,
      costumam alegar que a recomendação parte da própria montadora. Como ninguém confere
      no manual se o item está relacionado ou não, o serviço acaba sendo autorizado.
      Mas agora, pelo menos uma montadora, a Ford, preocupou-se com o bolso do consumidor e
      resolveu ser objetiva em seu manual, afirmando expressamente não ser necessária a
      limpeza de bicos injetores nas revisões periódicas, pois eles são autolimpantes. A
      explicação dos engenheiros das montadoras é que os bicos (o nome técnico é válvula
      injetora) são submetidos a pressões elevadíssimas na passagem do combustível e, por isso,
      é difícil ou quase impossível a formação de resíduos em seu interior. Afirmam também que
      existe de fato a possibilidade de problemas nos bicos, mas que, neste caso, a solução é
      quase sempre sua substituição. Além disso, a eventual limpeza de bicos só é necessária caso
      o motor apresente um problema de desempenho: difícil de pegar, marcha lenta irregular ou
      com variação de rotações. E nunca “preventivamente”, como insinuam os consultores.

      E as outras?

      Se vale para a Ford, vale para as outras montadoras, por um simples raciocínio: existem
      duas grandes fabricantes de sistemas de injeção (que incluem os bicos) no Brasil, a Bosch e
      a Magneti Marelli. Que fornecem para a Ford e também para outras marcas. Portanto, a
      observação da Ford em seu manual vale para praticamente todos os demais modelos.
      Quando um automóvel é levado para a revisão periódica e a concessionária inclui no
      orçamento algumas operações não previstas pela montadora, o dono deve negar e não
      autorizar sua execução, para evitar pagar por um serviço totalmente desnecessário. Se a
      oficina insistir, basta pedir que seja verificada a relação oficial de itens prescritos para a
      revisão.

      Empurroterapia

      Muitas concessionárias aplicam uma fórmula simples de estimular os recepcionistas da
      oficina a empurrar serviços desnecessários no momento em que o carro é levado para a
      revisão: eles são comissionados pelo faturamento conseguido à custa do desconhecimento
      do cliente. A limpeza de bicos é justificada pela gasolina adulterada e a descarbonização
      (ou “descontaminação”) fica por conta do excesso de enxofre ou do óleo lubrificante. Até
      na hora de receber o carro zero quilômetro o cliente é vítima de golpe baixo: é quando se
      tenta enganá-lo com o “espelhamento” da pintura, totalmente inútil e que prejudica a
      camada protetora aplicada pela montadora quando o carro deixa a linha de montagem.

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      #1010255465
      Anônimo
        Vivendo e aprendendo… Eu sou Encarregado de transportes de uma empresa, inumeras vezes os prestadores de serviços mecanicos incluiram limpeza de bicos nos serviços mecanicos. Agora vendo esse artigo nao vou mais pagar por isso.. ou melhor vou baixar uma resoluçao pra que nem tirem mais os bicos sem que eles esteja apresentando falhas!!!

        Muito bom o topico Roma.. muito ultil mesmo. Parabens

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