O leitor Eduardo me escreveu:
“Tenho um gol G5 2009/2010, está com 90.000 Km, sou o único dono. De um tempo para cá, quando esquenta está acendendo a luz do óleo em marcha lenta. Já foi feita a troca do interruptor do óleo, mas continua. Nível de óleo normal, a troca do óleo foi feita e só rodei uns 1000 km, sempre utilizei o óleo descrito no manual do carro. Poderia ajudar? “
Eduardo, o seu caso é parecido com alguns que já apareceram por aqui. Você tem a seu favor que o carro é seu desde 0km e você tem usado o óleo correto para o motor, seguindo o manual.
Neste caso, há duas causas mais prováveis, partindo da sua descrição de que o óleo é novo, a luz acende somente em marcha lenta e que o sensor de pressão (cebolinha) foi trocada, elas são:
- perda de eficiência na bomba de óleo.
- desgaste nos componentes lubrificados (mancais e camisas)
A perda de eficiência na bomba pode se dar por desgaste da própria bomba (bem provável) ou por dificuldade de “sugar o óleo do carter” (possível, mas improvável, pois imagino que trocando o óleo especificado e na quilometragem correta, não deva haver formação de borra no fundo do carter). Neste caso trocar a bomba e/ou
limpar o carter seriam as ações para resolver cada uma das hipóteses.
No caso do desgaste das partes lubrificadas, a solução é mais complicada, pois envolve retífica de eixo (manivelas e/ou comando) e/ou de camisas. Se for isto, a luz acende por que a folga aumenta entre os componentes e a pressão de lubrificação cai, o que é mais sensível em baixa rotação, quando a pressão da bomba já é normalmente mais baixa.
Um mecânico confiável pode te ajudar a identificar a origem e sugerir a alternativa a ser atacada.
Boa sorte.
Curtir isso:
Curtir Carregando…
Relacionado