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Mangueira do Radiador espirrando água. Isto é normal?

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  • Este tópico contém 20 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 9 anos, 7 meses atrás por Anônimo.
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  • #26473
    Anônimo

      Pessoal,

      O carro não é meu, é de um amigo (Gol 97 1.0)…mas como ele já bateu cabeça, me pediu pra dar uma olhada…

      O problema é de aquecimento…a ventoinha não ligava, foi trocado o cebolão por um mecânico e o problema continuou.

      Ao analisar reparei que a partir do giro acima da ML, aquela mangueira fina que liga o radiador ao reservatório, começa a espirrar…e quanto mais acelera mais ela espirra…essa é minha dúvida…isto é normal?

      Creio que ela espirra devido a pouca passagem (por obstrução) nos caninhos do radiador…ou não?

      Ao testar o cebolão trocado pelo mecânico, constatei que ele estava alterado, ligando com 103°C, quando deveria ligar com 92°C.

      #30002
      Anônimo

        Cara, o procedimento padrão para novos visitantes é se apresentar, portanto seu tópico deveria ser trancado. Mas como vc disse que nao é para voce, vou tentar ajudar:

        cara, esse problema de aquecimento é tipico nesses motores 1.0 16v (nao sei se o motor em questao é 16v)

        Esse lance da mangueira espirrar nao é normal nao. A situaçao ideal para o sistema de arrefecimento é que o nível de agua/aditivo nao baixe (mas sabemos que em carros mais “antigos” isso nao acontece).

        Primeiro de tudo: troca esse cebolão pq vai dar merda :jack:

        Segundo: Vai nessas casas de radiadores e manda ver se o radiador nao ta obstruído, ou algum outro ponto do sistema de arrefecimento.

        Outra coisa que pode estar acontecendo é que nessa de vazar água, está entrando ar no sistema de arrefecimento (talvez até por isso esteja espirrando água).

        Manda dar uma revisada no sistema, as vezes tem alguma mangueira furada e tal. Quando eu tinha o Gol, desmontei as mangueiras tudo, lavei, depois coloquei no lugar e coloquei aditivo e naquela mangueira mais em cima, fiquei puxando o ar com a boca, ate esgota-lo totalmente do sistema de arrefecimento.

        Espero que tenha conseguido te ajudar, tem uns outros tópicos sobre isso aqui no fórum que podem te ajudar tambem!

        Abraçao!

        E fala pro seu amigo postar umas fotos do Golzao dele aqui depois :lollol:

        #30003
        Anônimo

          arthurbrandao0,

          Obrigado pelo retorno e peço desculpas a todos pela falta da apresentação…é que sou forista do CC Club (Corsa), e de acordo com a situação citada certamente não serei mais visto aqui após o acerto do carro de meu amigo…

          Vapt-vupt…sou hobysta em marcenaria, mecânica e tornearia…detalhista, aposentado e agora com tempo pra tudo (virei um “Jaque”)…rs!

          Complementando o problema… o líquido não baixa e nem vasa, troquei o cebolão que era novo, pois como disse ao testá-lo (fervendo no fogão e conferindo a temperatura com termômetro de imersão), constatei que ele, mesmo novo, está acionando bem fora de sua inscrição (92°C)…cebolão trocado e aparentemente a coisa normalizou, porém essa da mangueirinha espirrar dentro do reservatório está me pondo dúvida quanto a fluides do líquido no radiador, ao menos descartou a bomba…

          Eu sempre olhei essas mangueirinhas como uma espécie de alarme de obstrução no radiador e também para a saída de ar do sistema…mas na realidade nunca constatei essa situação…e trocar (sou favorável a troca), o radiador num carro que não é meu sem ter uma razoável certeza…é brabo…

          Este Gol é 8V 1.0 e não tem indicador de temperatura, mas tem uma lâmpada de alarme que meu amigo disse nunca ter acendido…tem um sensor (NTC?) no cabeçote…seria este?

          Não sei se este sistema da VW, faz com que sempre ocorra problema com o cebolão, mas como sou neurótico com temperaturas altas no meu motor (Corsa), acabei estudando bem o assunto e interagindo com o técnico da MTE-Thomson, que me confidenciou que os cebolões não são previstos para altas amperagens (uma ventoinha consome em torno de 10A), e que o cebolão deveria acionar um relé auxiliar e este sim, com capacidade de contato para 20,30 ou 40A, acionar a ventoinha…não identifiquei nenhum relé no Gol…e pode estar aí a causa da falha rápida do novo cebolão.

          Esse meu amigo não é muito cuidadoso com o carro…só usa água no radiador, o motor tá todo babado de óleo (ainda não confirmei, mas a origem parece ser da conexão do respiro do óleo para a admissão – anti-chama?), a ML tá mancando…mas aí são outros problemas…

          #30004
          Anônimo

            O meu amigo era pra ter vindo hoje, mas ligou informando que só amanhã…

            Enquanto isto já retirei o anti-chama (todo emporcalhado e com os O-ring’s endurecidos…daí o vazamento), descobri que a borracha de vedação da mangueira de vácuo da cuíca tá rasgada (entrada falsa de ar), tem um barulhinho que parecia ser a descarga vazando…mas não é…(esse barulhinho pode dar trabalho…), vou retirar o TBI pra limpar, pois está imundo…

            Se alguém puder ir comentando alguma coisa eu agradeço, pois não conheço esse motor…(MI AT 1.0 8V)…após o almoço vou conferir o sincronismo…de vez em quando venho aki…

            #30005
            Anônimo

              Continuando a saga…

              O carro não tem a VT, retirei o radiador e o mesmo está com aqueles macarrões que ficam dentro dos tubinhos, se desfazendo (esfarinhando), certamente alguns dever ter quebrado e vedado alguns tubos, prejudicando a passagem do líquido (agora eu posso condená-lo), e também que já existe um micro vazamento em sua base (visão do ferrugem).

              Terei que rever o barulho na descarga, pois está faltando um parafuso de fixação (extrema direita), podendo ser a origem…

              Peguei na Net, o esquema do sincronismo e aparentemente (ficou escuro) tá normal, mas e pra conferir o centelhamento sem uma lâmpada de teste ???

              Arthur, HELP!

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