Clube do Gol › Fóruns › Clube do Gol Quadrado › G1 – Mecânica e Manutenção › [MOTOR] Regular as valvulas
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08/07/2007 às 18:35 #10082955AnônimoÉ, o meu falou a mesma coisa ¬¬
eu comprei a tal “tinta altas temperaturas” e pintei a tampa e mais algumas coisinhas ( dps q começa a pintar é dificil parar hehe )
CROMADOOOOOOOOO não fica… mas eu gostei pra caramba
08/07/2007 às 20:31 #10082957Anônimoretirei de um outro forum:Para retirar a tampa é simples, remover as 3 porcas da tampa e soltar o cabo do acelerador e do respiro do óleo.
Após a retirada, limpar a tampa internamente e trocar a junta (de borracha) do seu alojamento. Como as válvulas ficarão à mostra, se necessário pode-se proceder a regulagem das mesmas.Tomando a foto abaixo como base, onde está marcado no cabo de vela o número 1, a válvula da direita é de escape e a da esquerda é de admissão. No número 2, inverte-se a posição, sendo a da direita admissão e a da esquerda escape. Número 3, inverte-se novamente, esquerda admissão e direita escape. Número 4, direita admissão e esquerda escape.
Observar que os balancins devem estar “livres” de pressão (sem estarem pressionando a válvula) para regulá-los. Para isso siga este procedimento: freio de mão solto, quarta marcha engatada e empurrando o carro para frente ou para trás, se o espaço permitir (e no plano), assim consegue-se girar o motor e consequentemente o comando de válvulas. Procure deixar no ponto médio de aliviamento, ou seja, gire o motor até que o ponto de aliviamento fique na metade entre os dois pontos onde fica tensionada.
Para regular é muito fácil. É so medir a folga do válvula (utilize um calibre de lâminas como o da foto) de um lado do balancim e ajustar com o parafuso e contra-porca do outro.
Os valores das folgas nas válvulas de admissão e de escape seguem na tabela abaixo:
Motor AP 1800/1800S
admissão …………. 0,20 ± 0,05 mm
escapamento ……. 0,40 ± 0,05 mm
Motor AE 1600
admissão …………………… 0,15 mm
escapamento ……………… 0,20 mmValores para regulagem com o motor frio.
Com a junta nova na tampa, encaixe a tampa no lugar com cuidado para que a junta fique em seu alojamento e e bem assentada no cabeçote (não pode ficar virada, senão vaza). Com as novas borrachas e arruelas das porcas (sim , tbm devem ser trocadas), fixe a tampa definitivamente. O aperto deve ser firme, porém não muito pois a tampa pode amassar.
Remonte o cabo do acelerador e o respiro de óleo.
12/07/2007 às 18:21 #10082959AnônimoE aí Mathias!!Cara, eu aconselho você levar seu carro pra fazer essa regulagem de válvulas em alguém especializado nisso!!!
Tive que fazer no meu!!!! As válvulas de escape do cilindro 1 e 4 estavam presas e a caranga não tava andando nada!!!!
As válvulas do meu ficaram bem reguladas e a caranga agora tá andando normalmente!!!
Parece fácil!!!! Mas não é tão simples assim, só pra quem conhece!!!
Valeu!!!
Abraços!!!15/07/2009 às 15:07 #10082961AnônimoLegal… só uma dúvida.Apertar a tampa….. “apertar firme, mas não apertar demais para não empenar a tampa.” OK! Mais quanto seria esse “apertar firme”?
Se eu utilizar um torquimetro, quando de carga posso colocar? 5… 10…15…20…100 Newtons?Tô precisando saber isso para trocar a junta do meu (GOL-CL-1.8-94).
Obrigado!
15/07/2009 às 16:11 #10082963Anônimoamigo aperta ateh encosta e vc sentir q pegou um tork e ja era
e outra compra junta boa hem esse d 5 reais ta parecendu mutiu barata
pq c naum logo vc vai ter q compra outra pq eskenta muitu -
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