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[MOTOR] Regular as valvulas

  • Este tópico contém 14 respostas, 10 vozes e foi atualizado pela última vez 14 anos, 8 meses atrás por Anônimo.
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  • #10082955
    Anônimo
      É, o meu falou a mesma coisa ¬¬

      eu comprei a tal “tinta altas temperaturas” e pintei a tampa e mais algumas coisinhas ( dps q começa a pintar é dificil parar hehe )

      CROMADOOOOOOOOO não fica… mas eu gostei pra caramba

      #10082957
      Anônimo
        retirei de um outro forum:

        Para retirar a tampa é simples, remover as 3 porcas da tampa e soltar o cabo do acelerador e do respiro do óleo.
        Imagem
        Após a retirada, limpar a tampa internamente e trocar a junta (de borracha) do seu alojamento. Como as válvulas ficarão à mostra, se necessário pode-se proceder a regulagem das mesmas.

        Tomando a foto abaixo como base, onde está marcado no cabo de vela o número 1, a válvula da direita é de escape e a da esquerda é de admissão. No número 2, inverte-se a posição, sendo a da direita admissão e a da esquerda escape. Número 3, inverte-se novamente, esquerda admissão e direita escape. Número 4, direita admissão e esquerda escape.
        Imagem

        Observar que os balancins devem estar “livres” de pressão (sem estarem pressionando a válvula) para regulá-los. Para isso siga este procedimento: freio de mão solto, quarta marcha engatada e empurrando o carro para frente ou para trás, se o espaço permitir (e no plano), assim consegue-se girar o motor e consequentemente o comando de válvulas. Procure deixar no ponto médio de aliviamento, ou seja, gire o motor até que o ponto de aliviamento fique na metade entre os dois pontos onde fica tensionada.

        Para regular é muito fácil. É so medir a folga do válvula (utilize um calibre de lâminas como o da foto) de um lado do balancim e ajustar com o parafuso e contra-porca do outro.
        Imagem
        Os valores das folgas nas válvulas de admissão e de escape seguem na tabela abaixo:
        Motor AP 1800/1800S
        admissão …………. 0,20 ± 0,05 mm
        escapamento ……. 0,40 ± 0,05 mm
        Motor AE 1600
        admissão …………………… 0,15 mm
        escapamento ……………… 0,20 mm

        Valores para regulagem com o motor frio.

        Com a junta nova na tampa, encaixe a tampa no lugar com cuidado para que a junta fique em seu alojamento e e bem assentada no cabeçote (não pode ficar virada, senão vaza). Com as novas borrachas e arruelas das porcas (sim , tbm devem ser trocadas), fixe a tampa definitivamente. O aperto deve ser firme, porém não muito pois a tampa pode amassar.

        Remonte o cabo do acelerador e o respiro de óleo.

        #10082959
        Anônimo
          E aí Mathias!!

          Cara, eu aconselho você levar seu carro pra fazer essa regulagem de válvulas em alguém especializado nisso!!!
          Tive que fazer no meu!!!! As válvulas de escape do cilindro 1 e 4 estavam presas e a caranga não tava andando nada!!!!
          As válvulas do meu ficaram bem reguladas e a caranga agora tá andando normalmente!!!
          Parece fácil!!!! Mas não é tão simples assim, só pra quem conhece!!!
          Valeu!!!
          Abraços!!!

          #10082961
          Anônimo
            Legal… só uma dúvida.

            Apertar a tampa….. “apertar firme, mas não apertar demais para não empenar a tampa.” OK! Mais quanto seria esse “apertar firme”?
            Se eu utilizar um torquimetro, quando de carga posso colocar? 5… 10…15…20…100 Newtons?

            Tô precisando saber isso para trocar a junta do meu (GOL-CL-1.8-94).

            Obrigado!

            #10082963
            Anônimo
              amigo aperta ateh encosta e vc sentir q pegou um tork e ja era
              e outra compra junta boa hem esse d 5 reais ta parecendu mutiu barata
              pq c naum logo vc vai ter q compra outra pq eskenta muitu
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