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- Este tópico contém 9 respostas, 6 vozes e foi atualizado pela última vez 9 anos, 1 mês atrás por Anônimo.
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18/03/2015 às 16:36 #162011Anônimo
Boa tarde galera, tudo bem?
Depois de quase 2 anos acompanhando o fórum anonimamente, hoje chegou a hora em que eu preciso da ajuda dos mais experientes hehehe
Tenho um Gol power 1.6 2009/2010 que peguei de um parente há uns 2 anos, e essa pessoa havia feito as revisões até 50.000 km nas concessionárias.
Pelo que andei lendo no fórum, já tive alguns dos problemas crônicos: Condensadora do A/C furada, e o famoso TEC TEC TEC que o motor faz quando liga, que na próxima troca de óleo vou atentar para o filtro com a vedaçãozinha.
Acontece que de uns tempos pra cá, percebo que meu golzinho anda consumindo MUITO combustível. Quando digo muito, quero dizer mais ou menos 5km/l no álcool e 6 e pouco, quase 7 na gasolina, em uso 100% urbano, abastecendo sempre no posto de confiança e dirigindo conforme manda a cartilha do poupador de combustível.
Além disso, com o a/c ligado, ao pisar na embreagem com o carro ainda em movimento enquanto breco para parar em um sinal, por exemplo, a rotação do motor cai tão repentinamente que ele chega a chacoalhar como se fosse morrer por um instante, e inclusive já morreu em 2 oportunidades, enquanto ainda estava frio.
O carro hoje está com 71.000 Km, e desde que eu peguei ele, faço somente as trocas de óleo e filtros religiosamente.
Vocês podem me indicar o que eu posso fazer para tentar resolver esses problemas, bem como outras providências que devem ser tomadas com relação ao motor para prolongar sua vida útil, tipo, troca de correia e etc?
Agradeço muito aos que investirem um pouco do tempo pra me ajudar.
18/03/2015 às 17:58 #162013AnônimoBoa tarde galera, tudo bem?
Depois de quase 2 anos acompanhando o fórum anonimamente, hoje chegou a hora em que eu preciso da ajuda dos mais experientes hehehe
Tenho um Gol power 1.6 2009/2010 que peguei de um parente há uns 2 anos, e essa pessoa havia feito as revisões até 50.000 km nas concessionárias.
Pelo que andei lendo no fórum, já tive alguns dos problemas crônicos: Condensadora do A/C furada, e o famoso TEC TEC TEC que o motor faz quando liga, que na próxima troca de óleo vou atentar para o filtro com a vedaçãozinha.
Acontece que de uns tempos pra cá, percebo que meu golzinho anda consumindo MUITO combustível. Quando digo muito, quero dizer mais ou menos 5km/l no álcool e 6 e pouco, quase 7 na gasolina, em uso 100% urbano, abastecendo sempre no posto de confiança e dirigindo conforme manda a cartilha do poupador de combustível.
Além disso, com o a/c ligado, ao pisar na embreagem com o carro ainda em movimento enquanto breco para parar em um sinal, por exemplo, a rotação do motor cai tão repentinamente que ele chega a chacoalhar como se fosse morrer por um instante, e inclusive já morreu em 2 oportunidades, enquanto ainda estava frio.
O carro hoje está com 71.000 Km, e desde que eu peguei ele, faço somente as trocas de óleo e filtros religiosamente.
Vocês podem me indicar o que eu posso fazer para tentar resolver esses problemas, bem como outras providências que devem ser tomadas com relação ao motor para prolongar sua vida útil, tipo, troca de correia e etc?
Agradeço muito aos que investirem um pouco do tempo pra me ajudar.
Amigo, esses sintomas de consumo alto e essa facilidade do carro morrer, com certeza evidenciam algum problema.
O mais correto é vc levar esse carro até um mecânico para um diagnóstico preciso.
Quanto à correia, veja que o manual do meu carro diz que ela deve ser trocada aos 120 000 km ou 4 anos e meio. Muita gente gosta de trocar a correia precocemente, em algo em torno de 40 000 km, o que eu só acho necessário em carros que rodam frequentemente em estrada não pavimentada. No mais, o manual é a lei do carro.
E observe que o no seu caso, o prazo de quatro anos e meio já passou, portanto ela deve ser trocada, juntamente com o tensor. Será que essa correia não “quebrou” um dente e saiu fora do ponto? Pode ser a causa dos seus problemas, como pode também não ser.
Pode ser alguma coisa na injeção eletrônica, como bicos entupidos, mas se vc troca filtro de combustível religiosamente é difícil… Mas pode ser.
Pode também ser algum problema de ignição. Velas devem ser trocadas por volta de 40 000 km. Os cabos e a bobina devem também ser analisados.
Na pior das hipóteses uma junta de motor, enfim, só um mecânico mesmo olhando seu carro pra verificar o que é.
Mas como eu disse, sem dúvidas a sua correia deve ser trocada, em razão do tempo (4 anos e seis meses).
Eu utilizaria uma correia genuína, comprada em concessionária, para evitar ao máximo problemas de barulhos depois de instalada. Não é uma peça muito cara. Mas também há peças de qualidade no mercado paralelo.
18/03/2015 às 18:07 #162015AnônimoAmigo, esses sintomas de consumo alto e essa facilidade do carro morrer, com certeza evidenciam algum problema.
O mais correto é vc levar esse carro até um mecânico para um diagnóstico preciso.
Quanto à correia, veja que o manual do meu carro diz que ela deve ser trocada aos 120 000 km ou 4 anos e meio. Muita gente gosta de trocar a correia precocemente, em algo em torno de 40 000 km, o que eu só acho necessário em carros que rodam frequentemente em estrada não pavimentada. No mais, o manual é a lei do carro.
E observe que o no seu caso, o prazo de quatro anos e meio já passou, portanto ela deve ser trocada, juntamente com o tensor. Será que essa correia não “quebrou” um dente e saiu fora do ponto? Pode ser a causa dos seus problemas, como pode também não ser.
Pode ser alguma coisa na injeção eletrônica, como bicos entupidos, mas se vc troca filtro de combustível religiosamente é difícil… Mas pode ser.
Pode também ser algum problema de ignição. Velas devem ser trocadas por volta de 40 000 km. Os cabos e a bobina devem também ser analisados.
Na pior das hipóteses uma junta de motor, enfim, só um mecânico mesmo olhando seu carro pra verificar o que é.
Mas como eu disse, sem dúvidas a sua correia deve ser trocada, em razão do tempo (4 anos e seis meses).
Eu utilizaria uma correia genuína, comprada em concessionária, para evitar ao máximo problemas de barulhos depois de instalada. Não é uma peça muito cara. Mas também há peças de qualidade no mercado paralelo.
Caramba. Obrigado pela complexidade da resposta @Filipe Sta_Catarina. São muitas hipóteses pelo visto heheh
Agora meu problema passa a ser achar um mecânico de confiança aqui em Santos/SP.
Editado Março 18, 2015 por felipencs
18/03/2015 às 18:12 #162017AnônimoCaramba. Obrigado pela complexidade da resposta @Filipe Sta_Catarina. São muitas hipóteses pelo visto heheh
Agora meu problema passa a ser achar um mecânico de confiança aqui em Santos/SP.
Essa parte é difícil, tem muito picareta.
18/03/2015 às 20:31 #162019AnônimoRealmente amigo o ideal é achar um mecânico pra dar diagnósticos mais precisos, de preferência um BOM mecânico mesmo que tenha boas ferramentas e rastreador, veja só… Só para o consumo alto temos as hipóteses:
Bicos, velas, cabos de vela, sonda lambda, corpo de borboleta sujo entre várias outras…
Sobre a correia, sou a favor dos que trocam “precocemente” porque não acho que 40~50 mil km é precoce. Já tive problemas de correia em um Palio 1.0 16v e sei do prejuízo! Pra mim correia dentada é nessa km aí ou 2 anos (correia dentada, tensor, correia de acessórios, rolamentos…)! Porém, não sabemos QUANDO a sua foi trocada, então o ideal é procurar saber!
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