O lançamento oficial do Volkswagen Taos está cada vez mais próximo para o mercado brasileiro. Você já conheceu em vídeo aqui no Autoo os detalhes do novo SUV da marca, que deve chegar até junho. Para nosso mercado, o novo Taos utiliza uma derivação da plataforma MQB já vista em seu equivalente chinês, o Tharu, sempre com motores 1.4 turbinados.
No entanto, o VW Taos chegou na Europa Oriental com uma origem um pouco diferente. Na Rússia, por exemplo, o modelo acaba de ser lançado e será a porta de entrada para os SUVs da marca, uma vez que o T-Cross não é vendido por lá. Por conta disso, a novidade daquele país está mais baseada no Skoda Karoq e tem algumas diferenças importantes em relação ao Taos que será oferecido no Brasil, nos EUA e no México. Apesar de ambas usarem a plataforma MQB-A da montadora, Karoq e Taos russo terão 2,64 m de entre-eixos, contra 2,69 m do nacional.
Outras diferenças ficam por conta da oferta de motor e câmbio. Sob o capô estará sempre o velho conhecido motor 1.6 16V aspirado de 110 cv nas versões de entrada. O propulsor é o mesmo usado em modelos compactos no Brasil, como Gol, Polo e Virtus. O câmbio pode ser manual de 5 marchas ou automático de 6 velocidades, sempre com tração dianteira. No Brasil, a transmissão será sempre automática de 6 marchas.
As versões topo de linha do Taos russo também utilizarão o motor 1.4 turbo, mas se diferenciarão do carro brasileiro por conta do câmbio. Com o propulsor mais moderno, as opções de transmissão passam a ser automática de 8 velocidades ou automatizada de dupla embreagem com 7 marchas, sendo que esta traz a tração integral como opcional, algo que não será oferecido por aqui.