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28/10/2020 às 17:18 #1010646095
O Volkswagen Nivus foi lançado há poucos meses e já chama a atenção pelo grande interesse que vem despertando nos consumidores. A pré-venda, no fim de junho, foi um sucesso – as reservas das 200 unidades da edição de lançamento esgotaram em sete minutos. Com pouco mais de três meses de mercado, ainda é cedo para entrar na lista de SUVs mais vendidos, mas o caminho está sendo pavimentado para isso. No mês passado foram emplacadas 2.149 unidades, e de julho a setembro passaram a circular 5.876 Nivus pelo país.
Volkswagen Nivus Comfortline tem motor 1.0 turbo de até 128 cv (André Schaun/Autoesporte)
É claro que o carro tem seus méritos pelo bom custo-benefício e ótima dirigibilidade. Mas se você está de olho nele, saiba que existem opções de seminovos que podem ser mais interessantes dependendo do que você prioriza, seja espaço, motor mais forte ou um SUV mais parrudo, já que o Nivus não tem o porte alto que caracteriza os modelos desse segmento, posicionado mais na esfera dos crossovers.
A versão de entrada Comfortline 200 TSI parte de R$ 87.350 e traz equipamentos como direção elétrica, seis airbags, ar-condicionado, câmera de ré com sensor de estacionamento traseiro, controle de velocidade de cruzeiro, alerta de frenagem de emergência, trio elétrico, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e som com tela de 6,5″ sensível ao toque. O motor 1.0 turbo de três cilindros entrega até 128 cv com etanol e 20,4 kgfm de torque e casa bem com o câmbio automático de seis marchas.
Hyundai Creta 2.0 Prestige 2019 pode ser encontrado na faixa de R$ 85 mil a R$ 90 mil (Marcos Camargo/Autoesporte)
Nessa faixa de preço nossa escolha seria o Hyundai Creta Prestige 2019. É possível encontrar várias opções oferecidas entre R$ 85 mil e R$ 90 mil. Equipado com motor 2.0 de até 166 cv e 20,5 kgfm e câmbio automático de seis marchas, o SUV tem na lista de série direção elétrica progressiva, seis airbags, controle de velocidade de cruzeiro, volante com regulagem de altura e profundidade, ar-condicionado automático digital, rodas de liga leve aro 17, sensor de estacionamento traseiro com câmera de ré, controles de tração e estabilidade, chave presencial, partida por botão e central multimídia BlueNav.
Em termos de espaço, há quase um empate, com leve vantagem para o Creta. O porta-malas do coreano tem 431 litros, contra 415 litros do rival, enquanto a distância entre-eixos é de 2,59 metros, contra os 2,56 m do Nivus. Mesmo os desempenhos são bem parecidos: zero a 100 km/h em 9,7 segundos e velocidade máxima de 188 km/h para o Creta e 10 segundos e 189 km/h, respectivamente, para o alemão.
Interior do coreano é sofisticado e bem equipado (Marcos Camargo/Autoesporte)
O Nivus se dá melhor no consumo, com médias de 8,5 km/l com etanol e 11,9 km/l com gasolina. O concorrente faz 7,5 km/l e 10,7 km/l com os mesmos combustíveis.
Agora se seu objeto de desejo é a versão Highline, que parte de R$ 99.950, uma sugestão é pesquisar também um Jeep Compass 2018 na série especial Night Eagle, com ofertas de R$ 95 mil a R$ 100 mil, de acordo com nossa pesquisa. O modelo tem pintura preta brilhante nas rodas de 18 polegadas, na grade dianteira, nas molduras dos faróis de neblina e em todos os emblemas. No interior, o mesmo tom também aplicado nas molduras do console central e das saídas de ar.
Jeep Compass Night Eagle tem visual “total black” (Divulgação)
O Nivus de topo tem a mesma mecânica do modelo de entrada, mas sua lista de equipamentos é composta por itens mais sofisticados como ar-condicionado digital, ACC com frenagem de emergência e sistema de monitoramento frontal, faróis de neblina de LEDs, painel de instrumentos digital, rodas de liga leve aro 17, chave presencial, partida por botão, volante multifuncional com shift paddles e central multimídia VW Play, com tela colorida de 10” sensível ao toque e compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay.
Enquanto isso o modelo mais vendido na categoria de SUVs premium traz somente dois airbags, ar-condicionado de duas zonas, bancos revestido de couro, câmera de ré, controle de tração e estabilidade, sensor de estacionamento traseiro, paddle shifts, chave presencial, sensor de chuva, faróis com acendimento automático, faróis de xenônio e sistema de som Beats com nova alto-falantes integrado à central multimídia com GPS, Bluetooth, Android Auto e Apple CarPlay.
Highline tem a mesma mecânica da versão de entrada, mas equipamentos mais sofisticados (Christian Castanho/Autoesporte)
O motor 2.0 flex rende até 166 cv e 20,5 kgfm e trabalha aliado ao câmbio automático de seis marchas. Com 410 litros, o porta-malas é um pouquinho menor que o do Nivus, mas a distância entre-eixos é 7 cm maior (2,63 m). O desempenho também é equivalente, com 10,6 segundos para chegar aos 100 km/h e 192 km/h de velocidade máxima. Porém, se escolher o Compass, saiba que ele é mais beberrão: roda 6,8 km/l de média com etanol e 9,8 km/l com gasolina.
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