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O novo Volkswagen Golf R é um GTI com 320 cv, tração nas quatro rodas e modo drift | Carros

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      Proprietários de Mercedes Classe A e BMW Série 1 na Europa fiquem atentos: o novo Volkswagen Golf R pode passar voando na Autobahn, as famosas rodovias alemãs com trechos sem limite de velocidade. Isso porque são 320 cv, 42,8 kgfm de torque, tração integral, 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e 250 km/h de velocidade máxima.

      É com essas credenciais que surge o novo hot hatch, a versão mais potente da oitava geração do famoso modelo. O esportivo se situa acima das variantes GTI (245 cv) e da limitada Clubsport (310 cv). Lá fora, vai concorrer com os poderosos Renault Megane RS Trophy, Hyundai i30N e até mesmo com Mercedes-AMG A 35 e o inédito BMW 128ti.

      A VW conseguiu extrair esses números do conhecido motor quatro cilindros 2.0 TSI, que também equipa o GTI. Em comparação à geração passada, são 20 cv e 4,1 kgfm a mais. A expectativa da força perto dos 400 cv era grande, ainda mais depois do conceito de nome sugestivo, R400, da geração anterior. Mas ficou para a próxima, quem sabe…

      Na Europa e outros mercados, o Golf R será oferecido com duas opções de câmbio: manual de seis marchas ou o conhecido DSG, de dupla embreagem e sete marchas.

      Volkswagen Golf R tem visual agressivo com rodas de 19″, saias laterais e para-choques exclusivos — Foto: Divulgação

      A tração 4Motion consegue dividir o torque em 50% para cada eixo, caso haja necessidade. Nessa nova geração, o sistema – juntamente com o vetorização de torque – pode variar também a quantidade de torque para as rodas traseiras e enviar até 100% dele para a roda que estiver do lado de fora da curva (no modo Drift).

      Isso ajuda a diminuir o raio da curva e o subesterço, além de tornar o carro mais ágil que o antecessor. A suspensão ainda foi mexida para estar 2 cm mais perto do chão. Já as molas estão 10% mais rígidas que o modelo anterior. O chassi foi acertado no icônico Nürburgring Nordschleife e a VW diz que, em seus testes, o novo Golf R foi até 17 s mais rápido que o antecessor.

      O interior tem acabamentos com simulação de fibra de carbono, volante multifuncional e alavanca de câmbio igual a Porsche — Foto: Divulgação

      Por fora, o Golf R faz jus aos 320 cv, mas sem exageros. Os para-choques são novos, há saias laterais, rodas de 19 polegadas, spoiler integrado ao teto, difusor e quatro saídas de escapamento. Tudo para separar o visual em relação ao GTI normal.

      Dentro, enquanto o GTI aposta no tom vermelho, o R vai de azul nas costuras, logotipo nos bancos e volante de Nivus. O painel de instrumentos é digital com novos grafismos, central multimídia de 10,2 polegadas e “alavanca do câmbio” ao melhor estilo de Porsche 911. Dificilmente veremos o Golf R nas ruas brasileiras. O que poderemos ver de oitava geração do Golf por aqui é a variante GTI e híbrida plug-in GTE.

      Os bancos podem vir, opcionalmente, em couro do tipo Nappa. As costuras azuis e o logotipo R no encosto são de série — Foto: Divulgação

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