Clube do Gol › Fóruns › Notícias Automotivas › O que esperar do Volkswagen Tarek, que chega em 2020 para concorrer com o Jeep Compass? – AUTO ESPORTE
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
25/04/2020 às 10:19 #1010590011
No início do ano, prever o futuro dos lançamentos de carros no Brasil era uma missão mais previsível. Segundo a Fenabrave (Fenabrave Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores) a expectativa era das vendas aumentarem 9% em relação a 2019. Mas a pandemia do coronavírus veio como uma avalanche na economia e o otimismo foi trocado por incertezas. Mesmo assim, Volkswagen confirmou dois lançamentos de peso para 2020.
O Nivus, SUV compacto, chegará até junho. Já o Tarek é prometido para o final do ano e deve chegar para tentar a difícil missão de desbancar a segunda geração do Jeep Compass, que desde seu lançamento em setembro de 2016, não viu nenhum utilitário incomodá-lo na liderança entre os SUVs médios – sendo que em 2017 e 2018 foi o SUV mais vendido do Brasil no geral.
Se depender da Volkswagen, essa hegemonia pode estar com os dias contados.
Importado da fábrica de Pacheco, na Argentina, o Tarek será derivado do modelo chinês, chamado de Tharu, e ficará posicionado entre o T-Cross e o Tiguan Allspace — este, por sua vez, deve perder as versões iniciais para abrir espaço ao “irmão”.Porém, o carro vendido no País terá estilo diferente. Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen, confirmou que o Tarek terá alterações de design externas e internas em relação ao modelo chinês.
Essas alterações devem chegar o carro mais chamativo, pensando que o Compass tem um design de personalidade e que caiu no gosto do brasileiro. O mais provável é que a maior parte das alterações externas sejam na parte frontal e na traseira.
Talvez lanternas interligadas façam parte do pacote. Mas, as laterais devem permanecer como estão. Mudar o visual dessa parte do carro seria muito caro.
O motor será o já conhecido 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm, com câmbio automático de seis marchas. O propulsor turbo é utilizado em vários modelos nacionais da marca como o T-Cross, Jetta, Tiguan Allspace e os modelos da linha GTS, Polo e Virtus.
O Compass tem duas opções de motor, um 2.0 flex aspirado de até 166 cv e 20,5 kgfm, e outro turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm.
Os preços do Tarek deverão ficar na faixa dos Compass intermediários, justamente a fatia mais vendida do carro. Os motores flex começam em R$ 119.490 e vão até R$ 149.990. Enquanto os turbodiesel vão de R$ 165.990 a R$ 199.990.
Em comparação caseira, a versão topo de linha do T-Cross, a Highline 1.4 TSI, custa R$ 109.990, enquanto a versão de entrada do Tiguan Allspace, Comfortline 250 TSI, parte de R$ 136.650.
Em relação a tamanho, o Tarek tem 4,45 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,63 m de altura e 2.68 m de entre-eixos. Para efeito de comparação, ele é 3,7 cm mais comprido e 5 cm maior no entre-eixos que o Compass.
Autoesporte testou na China o carro na versão 2.0 TSI – motorização que não deve vir por aqui.
Não temos como prever o que vai acontecer, mas quando o Volkswagen Tarek chegar no final deste ano o cenário deve ser bem desfavorável pelos reflexos econômicos gerados pela pandemia. Porém, podemos esperar um rival de peso para o Compass.
Outro rival que vem para brigar pelo segmento é o Ford Territory. O utilitário é uma versão do chinês Yusheng S330. O motor será o 1.5 Dragon turbo. A potência deve ser de 145 cv e torque de 22,9 kgfm.
Visualmente ele terá alterações, o que é positivo, levando em consideração que o modelo chinês traz linhas mais simples e seu principal concorrente por aqui é reconhecido pela beleza.
O motor 1.4 TSI do novo VW já é muito bem reconhecido pelo público brasileiro e sua aceitação é praticamente unanime a quem for questionado. O preço ficará em uma zona esperada para ganhar mercado. E seu espaço interno pode ser um de seus maiores destaques. Ou seja, o Tarek vem com tudo na disputa pela liderança do segmento.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.