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Óleo Correto Gol G5

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  • #135437
    adenilson707
    Membro

    Está em dúvida sobre qual óleo correto para o seu VW Gol G5? Nós podemos te ajudar!

    Bom galera, vou falar um pouco do tipo de óleo correto para o gol g5

    O que o manual recomenda são óleos que atendam a especificação VW 502.00
    Essa especificação está em uso desde 2002 na VW.
    No manual fala as viscosidades do óleo, que é 5W40, 10W40 e 15W40 API SJ ou superior. Apenas eles. Nem pensem em colocar um 20w da vida, pois vai matar seu motor.

    Como o gol g5 exige a mesma atenção de manutenção similar a do Polo, temos que fazer a troca de óleo no tempo certo, pois no ano de 2009, gol g5 e voyage 1.0, Fox 1.0 tiveram problemas com motor, que batiam aos 5000 km, e segundo a VW, foi a especificação errada do óleo que causavam problemas.

    Então, com esse histórico negativo do carro (o gol g5 foi lançado em julho de 2008), não devemos descuidar da manutenção do motor, principalmente no quesito óleo.

    Apesar de o manual recomendar as viscosidades 10w40 e 15w40, o óleo correto, o que se dá bem no motor do gol g5 é o 5w40.

    Pq isso? Por experiência própria, eu desde que tenho o carro (peguei zero km), sempre usava (e uso) o 5w40, mas entre na revisão de 30 e de 45 mil rodados, usei o óleo 15w40 API SL, marca Selenia.

    O carro ficou manco e beberrão, além do mais, ao acordar, os tuchos demoravam a encher. Como o óleo é mais grosso, demorava mais pra lubrificar. Me retei e coloquei de volta o 5W40.

    Então, pra não haver problemas, sugiro alguns óleos 5W40. Meu carro tem 65 mil rodados e só uso o sintético. Um bom exemplo é meu cunhado, que tem um Polo 1.6 2002/2003, com 96 mil rodados e SÓ usa óleo 5W40. E tá redondinho.

    Bom, chega de conversa, vou sugerir alguns óleos que são facilmente encontrados no mercado. O maior defeito dele é o PREÇO ELEVADO. Aqui em SSA, um Mobil 5W40 API SN custa R$ 34,00 o litro. Já em Brasília, em Taguatinga, Setor H Norte, numa loja de óleo, um Elaion Full Perfomance 5W40 API SM custa R$ 57,00 o litro. O Militec custando quase R$ 100,00.

    Falei, falei. Vou colocar as opções de óleo

    CASTROL SLX PROFESSIONAL API SL 5W40

    Ao que sei, é o único 5W40 SL. Vende nas concessionárias. Uma porcaria

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    Lubrax Sintético API SM 5W40

    Muito bom e tem um bom preço

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    Lubrax Supera 5W40 API SN
    Dizem que é um dos melhores óleos do mercado. Esse é a versão moderna do famoso Lubrax Sintético

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    Pentosinthy 5W40 API SM
    Soube que é o óleo usado pela Audi. Esse óleo achei na Saga-DF por R$ 27,00, vendido no balcão da concessionária

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    Havoline® Ultra 5W-40 com Deposit Shield API SM.
    Óleo muito bom, mas raro de encontrar.

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    ELAION

    A Repsol, fabricante da Elaion, tem dois óleos 5W40, um API SL e outro API SM

    Plus Sintético 5W40 API SL(Embalagem verde)
    As concessionárias usavam até 2009 este. Muito bom

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    Elaion Full Perfomance 5W40 API SM
    Eu uso esse. Muito bom. Custa R$ 23,00 o litro(Itabuna-BA). Esse é o melhor óleo da lina Elaion

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    Motormax MOTOR TREATMENT SYNTH SAE 5W 40 API SM

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    Motul 1lt 100% Sintetico 8100 X-Cess 5w40 API SM

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    Mobil Super Sintético 5W40 API SN
    É o óleo nacional mais avançado que há hoje, pois é o ÚNICO que vem com a classificação API SN. Já cogito a possibilidade de usá-lo

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    Petronas Sinthyum 3000 5W40 API SM
    Achei no Extra, por 34 reais o litro. Petronas era fornecedora da Formula 1. Agora ñ sei se a Williams a utiliza.

    petronas+syntium+3000.jpg

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    Selenia Perform 5W40 API SM
    Selenia é o óleo da Fiat, assim como o AC Delco é da Chevrolet. Mesmo assim, eles fizeram para a Volkswagen, pois atende a especificação VW 502.00. Então, pode usar sem medo

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    Shell Helix Ultra 5W40 API SN
    Muito bom. Nunca usei, mas o Helix é original da Ferrari

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    Ipiranga F1 Master Sintético SM 5W40

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    As opções são muitas. Só estou mostrando alguns.

    Ah! Lembrando que nas embalagens dos óleos que citei acima, elas vem escritas bem assim ” VW 502.00″


    Ficou com alguma dúvida? Ainda tem dúvida sobre qual óleo correto para o Gol G5? Deixe sua pergunta abaixo! 🙂

    #140899
    Bruno Dias
    Membro

    Rapaiz, belo topico!

    Sei que o óleo é super importante, mas confesso que quando mandei o o carro para a primeira revisao nem olhei nada, nem perguntei o que foi colocado. acredito que seja o recomendavel pela VW

    #135439
    v1eira
    Membro

    Meu pai comprou uma caixa com 24 x 1 Litro do Castrol na concessionária, já que nós dois temos gol.

    Saiu bem em conta, além de ser muito fino, exelente mesmo.

    #135441
    ssluciano
    Membro

    muito boa sua observação, eu também simpatizo com o mobil, alguém sabe dizer se eu posso exigir a especificação do óleo na ccs? abraço a todos!

    #135443
    SRR
    Membro

    Belo tópico, valeu!

    #135445
    dpfmarinho
    Membro

    tenho uma duvida quanto a que oleo usar, no manual, como já foi dito aqui, pode-se usar oleo 10W40 API SJ ou superior, pois bem, eu uso o Mobil Flex 10W40 que é API SM, logo superior à SL, mas tem gente q diz q faz mal porque não é 100% sintetico e sim semi-sintetico, a meu ver não há problema uma vez que com as mesmas especificações das normas SAE e API os oleos devem ser iguais, inclusive miscíveis, o que pode mudar é a durabilidade, mas como troco a cada 5000 Km oleo e filtro acho q não tem nenhum problema, alguem entendido do assunto pode esclarecer se estou certo ou errado? desde já agradeço.

    a diferença de preço é gigante, aqui em Fortaleza-CE, o Mobil Flex 10W40 custa R$ 16,00 o litro, comprado a granel, e o Mobil One 0W40 custa R$ 38,00 a garrafa de 1 litro

    #135447
    PHJ
    Membro

    Troquei o óleo do meu na concessionária tem 1 mês, eles estavam usando Elaion 5W40, mas como lá mesmo, nas outras duas vezes fora colocado Castrol SLX 5W40, disse que fazia questão do mesmo óleo que era usado antes. Resultado, tiveram que comprar porque não tinha.

    #135449
    znetrj
    Membro

    Vale a pena colocar o aditivo que as css oferecem na revisão, qual seria o melhor, alguém já colocou fora da css.

    Abç

    #135451
    adenilson707
    Membro
    Vale a pena colocar o aditivo que as css oferecem na revisão, qual seria o melhor, alguém já colocou fora da css.

    Abç

    Qual é? Aditivos condicionadores de óleos? As concessionárias daqui de SSA usam o da Wurth.

    Se for colocar por fora, tem esses aqui no mercado. Preço médio de R$ 30,00

    Bardahl B12,Bardahl Power Racing o STP Oil Treatment e o Draft Motor Treatment.

    Esses aditivos NÃO ENGROSSAM o óleo. Os que engrossam são o Bardahl Prolonga, STP Smoke Treatment e Draft Eliminador de Fumaça, pois servem pra motores cansados, que estão fumando, queimando óleo. São aditivos encorpantes do óleo, recomendado apenas quando se quer adiar uma já inevitável retífica de motor, quando o carro bate tucho, fuma e queima óleo (baixa o nivel), estando o motor com suas folgas mecânicas bem acentuadas. E efeito é de curta duração.

    B12, Oil Treatment e Draft Motor Treatment são aditivos complementares para o óleo. Não aumentam o período de troca nem muito menos dispensam os cuidados básicos. Você deve continuar a trocar o óleo/filtro na Km correta e usar o óleo padrão do seu motor. Eles se misturam ao óleo, mas mantém suas propiedades, ou seja atua independente.

    A principal caracteristica é se manter aderido nas partes metálicas altas do motor (ex: cabeçote e componentes) c/ o motor em repouso. Ele demora + p/ decantar, assim mantém td lubrificado, até a partida do dia seguinte. Evitando desgaste momentâneo da 1ª virada. Aquele barulhinho de tuchos enchendo pela manhã, sabem? É 1 aditivo muito conhecido, e está há mais de 50 anos no mercado(o Bardahl).

    A história do Bardahl B12 começa na 2ª guerra. Os Aliados usavam um produto secreto que ia no motor dos veículos(jipes, caminhões e tanques), onde se forem atacados e o óleo baixar, o motor continuava a funcionar até o reparo mais próximo.

    O melhor que eles só Militec, que adere no metal(condicionador de metais) e dura 20 mil rodados. O único defeito dele é o alto preço. Custa no ML R$ 65,00. Achei em BSB por R$ 90,00

    Pode sim.

    #135453
    SRR
    Membro

    Na revisão dos 10.000km a cc aqui de floripa colocou o petronas, estava usando só o castrol, hoje é que vi devido a etiqueta no parabrisa, não gosto de trocar de marca de oleo, sempre uso a mesma, notei que é mais escuro que o castrol, quanto ao desempenho/barulhos do motor por enquanto esta igual.

    #135455
    arturgoes
    Membro

    Como eu perdi a minha 3a. revisao pelo tempo, comecei eu mesmo a fazer as revisões, ou seja, coloquei o mobil sintético. Vou te dizer que esse óleo é duca….. o carro ficou beeem mais macio e mais redondo. E detalhe a minha revisão era de 15 em 15k, porém acabei fazendo essa 3a revisão com 40k e vou te dizer que o estado do óleo estava lastimável! Um absurdo! 15k nunca mais!

    Sempre fiz as trocas dos meus carros com 7,5k com semi sintéticos e 10k sintético, pois dependia do carro.

    Abraços.

    PS: também usso millitec de 20k em 20k. Eu recomendo.

    #135457
    Andre
    Participante

    Na minha revisão de 30.000km o malandrinho da concessionária (Disbrave – Aeroporto DF ) colocou um tal de GULF TECH (mesma viscosidade 5W40), coisa de R$33,00 o litro… nunca ouvi falar nessa marca, MAS…… quando vi já estava feito e resolvi deixar quieto….

    Bando de FDP!

    #135459
    BLACK-POWER
    Membro

    Olá amigos,

    Sempre tive dúvidas, dai fuçando no lixo que é o site da VW, achei isso. Espero que ajude na hora de cobrar a qualidade do serviço na autorizada.

    Especificação e marcas de óleos aprovados pela VWB:

    http://www.volkswagen.com/br/pt/servico … uidos.html

    Plano de Manutenção e revisões com preços tabelados, cuidado para não serem explorados pela concessionária, na revisão:

    Digite aqui o modelo e Km de seus veículos e depois vejam os preços fixos de suas revisões, sendo que estes itens são considerados tanto pela VW como pela Concessionária VW como básicos para a manutenção da garantia do veículo. Não sendo necessário mais manutenções adicionais e aumento de custo da revisão*.

    *Claro que o valor e os itens podem variar, caso o veículo apresente algum problema fora do especificado pelo fabricante.

    Segue o link e fiquem espertos com os abusos:

    http://www.volkswagen.com/br/pt/servico … encao.html

    #135461
    fellipelang
    Membro

    Qual o óleo recomendado pela vw? 5 w40 ou 10 w40?

    se colocar o óleo que não for recomendado não perde a garantia?

    #135463
    BLACK-POWER
    Membro

    Camaradas,

    Então segue a especificação do site descrito no site da VW:

    http://www.volkswagen.com/br/pt/servico … uidos.html

    Outras Marcas também recomendadas pela VW:

    http://www.vwbr.com.br/siteCms/oleosefluidos/op2.html

    Então, se não me engano para que não perca a carantia dos 3 anos as revisões devem se feitas em concessionárias. Ainda mais se tratando de VW com o histórico de graves problemas nos motores. Recomendo sempre utilizarem o óleo especificado pelo fabricante, pois caso o veículo ainda esteja em garantia e ocorre um problema no motor e que teoricamente seria problema de projeto. Ao constatarem o uso de lubrificante fora da especificação, corre-se o risco de perder a garantia e ainda ficar com um baita prejuízo.

    Portanto, devemos analisar bem os termos e os riscos do uso de lubrificante e peças não recomendadas pelo fabricante. :wtf:

    oleosvw.png

    Outros óleos que são reconhecidos pela VW:

    oleosvw2.png

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