Clube do Gol › Fóruns › Clube do Gol G3 › G3 – Mecânica e Manutenção › Óleo correto para Gol G3 1.0 16v
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24/02/2015 às 15:29 #30163Anônimo
Cara …. Sempre se deve usar o recomendado… Na próxima eu trocaria óleo e filtro e colocava o recomendado… 26/02/2015 às 23:15 #30164AnônimoVou fazer a troca já já, o antigo dono já falou, coloca sempre o recomendado, porque esse ai nunca viu outro óleo. 07/04/2015 às 15:26 #30165AnônimoNo meu uso o Helix HX6 15w40, quando da a partida com o carro frio ele fuma um pouco, comuniquei ao meu mecanico e ele me informou que eu teria que trocar os retentores de valvula e corrigiria o problema. 07/04/2015 às 18:43 #30166Anônimobrunoklhd wrote:No meu uso o Helix HX6 15w40, quando da a partida com o carro frio ele fuma um pouco, comuniquei ao meu mecanico e ele me informou que eu teria que trocar os retentores de valvula e corrigiria o problema.Ele flw isso pq abriu o motor? Tava usando mineral 10w40 e fui colocar o sintetico 10w40 ta fumando bastante na primeira e segunda marcha, moro em sp e nao conheço um mecânico bom que possa fazer uma avaliação descente pra eu nao gastar com bobeira… Alguem conhece?
02/06/2015 às 14:42 #30167Anônimojulio.c rodrigues wrote:Eu comprei meu gol a pouco tempo e e antes de consultar o clube eu perguntei para varios qual óleo colocava .. E como ele já estava com 144, mil .. Eu coloquei o mineral 22w50 agora vi/qe o correto era 10 w40 fiqei meio assim … Mas aço qe não deveria colocar outro devo continuar nesse ..?/complicou .. KmBom dia!
Caro companheiro. Assim como tantos outros aqui, não sou nenhum expert no assunto de mecânica, mas pesquiso bastante mesmo e me aventuro em mexer em tudo que não comprometa o carro. Desta forma, aprendi que direção não é apenas ter uma habilitação e que se atentar aos detalhes pode ajudar muito a evitar gastos desnecessários. No caso do óleo, antes mesmo de eu comprar a máquina eu pesquisei bastante á respeito sobre vários assuntos, inclusive problemas que poderiam ocorrer e sem pensar duas vezes assim que peguei a goleta, no dia seguinte eu já troquei óleo, filtro de óleo, filtro de combustível, filtro de ar e posteriormente velas e cabos de velas. E claro que coloquei o óleo especificado(ainda que não fosse o Castrol), na época foi o LUBRAX TECNO 10W40 (que em sua maioria tanto os óleos 10W40 quanto os 15W40 são semissintéticos) e vinha usando este desde então, gostei bastante do óleo. Nessa última troca eu coloquei o Castrol, por mais que a diferença de preço seja absurda. O carro assim que peguei estava com pouco mais de 148000 e hoje está com seus 166000 KM rodados e nunca tive problemas(pelo menos de motor). Viajo tranquilo com ele, inclusive faço o percurso casa x trabalho x casa. A questão de fumaçar pode ser devido a troca da tecnologia empregada no óleo, uma vez que o processo de obtenção da matéria prima é diferente entre mineral e sintético. É muito falado que o óleo mineral carboniza demais e isso pode se agravar dependendo do prazo de troca do óleo. Uma vez que a função do óleo é reduzir drasticamente o atrito das peças e isso só funcione a contento quando respeitados a especificação e o prazo de troca do mesmo, caso esse processo não seja rigorosamente respeitado isso traz ao motor um desgaste a longo prazo muito maior do que o seu normal, por isso, muitas das vezes alguns motores são retificados com 50.000 KM e outros com 300.000 KM independente do fabricante.
Essa fumaça a que muitos se referem pode ser(ou não) de folgas que possui o motor, e é aí que a maioria dos “mechânicos” orienta massivamente ao uso dos famosos “alta rodagem” ou “alta quilometragem” justamente por serem óleos mais viscosos e auxiliando assim na vedação dessas supostas folgas, onde, de imediato percebe-se que a fumaça muita das vezes para, mas, como já mencionado por nossos amigos do fórum, acaba-se criando a longo prazo problemas ainda maiores. Assim como eletroeletrônicos, eletrodomésticos e todos os outros bens que costumamos adquirir, o funcionamento deles depende quase que em 90% das vezes do seu bom uso, e pra tanto, é necessário o auxílio do manual, logo, a ordem é 1º manual e depois mecânicos(não desmerecendo nossos camaradas).
Eu não costumo dar pé antes do motor alcançar sua temperatura de trabalho ideal e é perceptível a diferença de rendimento do carro tanto em agilidade quanto em consumo, e que também, ajuda a manter as peças lubrificadas para evitar desgaste pois, com o óleo quente ele fica menos viscoso e mais fácil para a bomba trabalhar com ele. Sem contar que faz menos barulho na descarga e outros benefícios. São nesses detalhes que mantemos nossos veículos na ativa por muito mais tempo.
Pode ser que você coloque o óleo especificado e comece a dar algum problema, e caso seja de fumaça, retificar algumas peças poderá ser necessário, mas o ideal é você mesmo dar uma boa analisada com o carro frio, quente e em temperaturas ambientes diferentes e verificar os níveis ok.
Sugestões são sempre bem vindas.
:grandpaface: Abraço!
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