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Partida Pesada com Motor Quente

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  • #159152
    Anônimo

      Senhores, no meu 1.6, à partir de 70.000 km comecei a perceber que após uma hora de congestionamento, ou seja, com relativo tempo de uso severo, se eu desligá-lo, e após uns 10 min tentar ligá-lo, o motor de arranque vira “pesadíssimo” mas não falha. Tenho a impressão que o rotor do motor de arranque só gira uma vez e dá uma travada e em seguida motor entra em funcionamento. No mesmo cenário, se eu não aguardar os 10 Min, ou seja, desligar e ligar logo em seguida, o problema não se apresenta. Da mesma forma se eu esperar uns 30 Min também não apresenta o problema.

      Bateria está nova. Filtros e combustível novos e de qualidade.

      Consumo está dentro da média desde quando ele era 0 Km.

      Estou desconfiado de super aquecimento de algum componente elétrico como relé, módulo, ou bobina do arranque.

      Alguém já passou, está passando, ou sabe qual é o problema?

      #159154
      Anônimo

        Amigo, mande verificar o motor de arranque, pode ser desgaste prematuro nas buchas, isso é baratissimo para arrumar, se deixar muito para frente pode queimar o induzido( eixo do motor de arranque) então vai ficar bem mais caro… aproveite e mande trocas as escovas (Carvão de contato).

        Abç

         

         

        Editado Abril 8, 2013 por Hildegardo

        #159156
        Anônimo

          Senhores, no meu 1.6, à partir de 70.000 km comecei a perceber que após uma hora de congestionamento, ou seja, com relativo tempo de uso severo, se eu desligá-lo, e após uns 10 min tentar ligá-lo, o motor de arranque vira “pesadíssimo” mas não falha. Tenho a impressão que o rotor do motor de arranque só gira uma vez e dá uma travada e em seguida motor entra em funcionamento. No mesmo cenário, se eu não aguardar os 10 Min, ou seja, desligar e ligar logo em seguida, o problema não se apresenta. Da mesma forma se eu esperar uns 30 Min também não apresenta o problema.

          Bateria está nova. Filtros e combustível novos e de qualidade.

          Consumo está dentro da média desde quando ele era 0 Km.

          Estou desconfiado de super aquecimento de algum componente elétrico como relé, módulo, ou bobina do arranque.

          Alguém já passou, está passando, ou sabe qual é o problema?

           

          Faz o seguinte, pega um multímetro na escala pra medir tensão.

           

          1. Mede a tensão da bateria e anota.

           

          2. Liga a ignição do carro. Entre o terminal do solenóide e a carcaça do motor de partida, o valor tem que dar 0 V. Se o valor der diferente disso, o chicote pode estar em curto.

           

          3. Ainda com a chave ligada, meça a tensão entre o terminal do motor de partida e a carcaça. De novo, o valor tem que dar 0 V.

           

          4. Agora, mede a tensão do terminal que vem do positivo (+) da bateria com relação à massa do carro – positivo do multímetro no terminal e negativo no ponto de terra da longarina. Aqui, você vai ter que achar o valor igual ao da tensão medida antes na bateria. Se der diferente, tem fuga de corrente no chicote.

           

          5. Por último, com o multímetro conectado da mesma forma como nos passos 2 e 3, peça para alguém dar a partida no motor. Nos dois casos o valor vai ter que ser de, no mínimo, 9 V. – LEMBRA DE DESLIGAR A BOBINA ANTES.

           

          Se algum dos valores der diferente do especificado, desmonta todos os conectores do motor de partida e da bateria e aplique limpa-contato. Verifica os chicotes também quanto a continuidade de corrente neles.

           

          Se todos os valores coferirem mas ainda apresentar a falha, aí sim você vai precisar desmontar o motor de partida e substituir os componentes internos dele.

           

          Abraço!

           

          Gabriel Tavares

           

          GMT Performance

           

          (61) 8131-7736

          #159158
          Anônimo

            Gabriel e Hildegardo,

             

            Muito obrigado pelas respostas.

             

            Gabriel,

             

            Antes de procurar um bom eletricista de auto, vou fazer as verificações que você recomendou. Tenho o multímetro e sou daqueles mecânicos de final de semana que não tem medo de arriscar…

             

            Abraços.

            #159160
            Anônimo

              Gabriel e Hildegardo,

               

              Muito obrigado pelas respostas.

               

              Gabriel,

               

              Antes de procurar um bom eletricista de auto, vou fazer as verificações que você recomendou. Tenho o multímetro e sou daqueles mecânicos de final de semana que não tem medo de arriscar…

               

              Abraços.

               

              Opa caiomca,

               

              Naada! Precisando de qualquer coisa, basta falar.

               

              Abraço!

               

              Gabriel Tavares

               

              GMT Performance

               

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