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08/04/2013 às 11:58 #159152Anônimo
Senhores, no meu 1.6, à partir de 70.000 km comecei a perceber que após uma hora de congestionamento, ou seja, com relativo tempo de uso severo, se eu desligá-lo, e após uns 10 min tentar ligá-lo, o motor de arranque vira “pesadíssimo” mas não falha. Tenho a impressão que o rotor do motor de arranque só gira uma vez e dá uma travada e em seguida motor entra em funcionamento. No mesmo cenário, se eu não aguardar os 10 Min, ou seja, desligar e ligar logo em seguida, o problema não se apresenta. Da mesma forma se eu esperar uns 30 Min também não apresenta o problema.
Bateria está nova. Filtros e combustível novos e de qualidade.
Consumo está dentro da média desde quando ele era 0 Km.
Estou desconfiado de super aquecimento de algum componente elétrico como relé, módulo, ou bobina do arranque.
Alguém já passou, está passando, ou sabe qual é o problema?
08/04/2013 às 13:03 #159154AnônimoAmigo, mande verificar o motor de arranque, pode ser desgaste prematuro nas buchas, isso é baratissimo para arrumar, se deixar muito para frente pode queimar o induzido( eixo do motor de arranque) então vai ficar bem mais caro… aproveite e mande trocas as escovas (Carvão de contato).
Abç
Editado Abril 8, 2013 por Hildegardo
08/04/2013 às 18:39 #159156AnônimoSenhores, no meu 1.6, à partir de 70.000 km comecei a perceber que após uma hora de congestionamento, ou seja, com relativo tempo de uso severo, se eu desligá-lo, e após uns 10 min tentar ligá-lo, o motor de arranque vira “pesadíssimo” mas não falha. Tenho a impressão que o rotor do motor de arranque só gira uma vez e dá uma travada e em seguida motor entra em funcionamento. No mesmo cenário, se eu não aguardar os 10 Min, ou seja, desligar e ligar logo em seguida, o problema não se apresenta. Da mesma forma se eu esperar uns 30 Min também não apresenta o problema.
Bateria está nova. Filtros e combustível novos e de qualidade.
Consumo está dentro da média desde quando ele era 0 Km.
Estou desconfiado de super aquecimento de algum componente elétrico como relé, módulo, ou bobina do arranque.
Alguém já passou, está passando, ou sabe qual é o problema?
Faz o seguinte, pega um multímetro na escala pra medir tensão.
1. Mede a tensão da bateria e anota.
2. Liga a ignição do carro. Entre o terminal do solenóide e a carcaça do motor de partida, o valor tem que dar 0 V. Se o valor der diferente disso, o chicote pode estar em curto.
3. Ainda com a chave ligada, meça a tensão entre o terminal do motor de partida e a carcaça. De novo, o valor tem que dar 0 V.
4. Agora, mede a tensão do terminal que vem do positivo (+) da bateria com relação à massa do carro – positivo do multímetro no terminal e negativo no ponto de terra da longarina. Aqui, você vai ter que achar o valor igual ao da tensão medida antes na bateria. Se der diferente, tem fuga de corrente no chicote.
5. Por último, com o multímetro conectado da mesma forma como nos passos 2 e 3, peça para alguém dar a partida no motor. Nos dois casos o valor vai ter que ser de, no mínimo, 9 V. – LEMBRA DE DESLIGAR A BOBINA ANTES.
Se algum dos valores der diferente do especificado, desmonta todos os conectores do motor de partida e da bateria e aplique limpa-contato. Verifica os chicotes também quanto a continuidade de corrente neles.
Se todos os valores coferirem mas ainda apresentar a falha, aí sim você vai precisar desmontar o motor de partida e substituir os componentes internos dele.
Abraço!
Gabriel Tavares
GMT Performance
(61) 8131-7736
10/04/2013 às 13:08 #159158AnônimoGabriel e Hildegardo,
Muito obrigado pelas respostas.
Gabriel,
Antes de procurar um bom eletricista de auto, vou fazer as verificações que você recomendou. Tenho o multímetro e sou daqueles mecânicos de final de semana que não tem medo de arriscar…
Abraços.
10/04/2013 às 15:33 #159160AnônimoGabriel e Hildegardo,
Muito obrigado pelas respostas.
Gabriel,
Antes de procurar um bom eletricista de auto, vou fazer as verificações que você recomendou. Tenho o multímetro e sou daqueles mecânicos de final de semana que não tem medo de arriscar…
Abraços.
Opa caiomca,
Naada! Precisando de qualquer coisa, basta falar.
Abraço!
Gabriel Tavares
GMT Performance
(61) 8131-7736
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