Menu fechado

Problema de Aterramento

  • Este tópico contém 6 respostas, 6 vozes e foi atualizado pela última vez 5 anos atrás por Anônimo.
Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 6 do total)
  • Autor
    Posts
  • #26722
    Anônimo

      Boa tarde galera. Acabei de dar um jeito no meu G3, um problema que me deixava maluco e nenhuma oficina resolveu… graças a minha curiosidade e o youtube consegui resolver, e vim aqui passar essa experiência a vocês.

      Bom, tenho um gol ano 2001 8v que comprei peladão, sem nada. Aos poucos equipei ele com ar, direção e travas eletricas, daqui uns meses coloco os vidros elétricos e ai sim ele ficará do meu jeito! Só que havia um treco nele que eu nao resolvia de jeito nenhum: toda vez que a ventoinha armava o motor ficava xoxo, perdia potencia, e a noite, o farol meio que escurecia, o motor rateava… era um inferno!

      Mandei pra uma oficina resolver e disseram que era aterramento; ate entao ele disse que tinha resolvido, mas o problema persistiu e eu já tava ficando doido pq o carro de um tempo pra ca ficava acelerando sozinho… desligava cabos de bateria, programava o tbi e nada feito!

      Num belo dia pra cá, pesquisei no youtube a respeito do aterramento (pois os caras que instalaram o ar condicionado falaram a mesma coisa), então procurei averiguar.

      nos videos os carros em questão estavam com os mesmos problemas (assisti varios), e foi nesse aqui :

      [youtube]https://www.youtube.com/watch?v=ZKko-psLKdo[/youtube] que encontrei a minha luz.

      Falava sobre resistência e aterramento; visto que ele testa todos os pontos do motor do carro, constatei que não basta o carro estar aterrado, mas sim todos os pontos que continham

      aparelhos eletricos (sendo assim: bobina, alarme, luzes, a propria bateria), tanto como a massa do chassi, caixa de marchas e bloco do motor.

      Dai entao, parti pro teste… o video explica que a resistência tem que ser no maximo de 70ohms e todos os pontos marcavam coisa de ate 30, maximo 40.

      Quando testei o alternador, o mesmo marcava coisa de “59”, quando a ventoinha armava o bicho pulava para “140”. Matei a charada!!!! Era a carcaça do alternador que estava sem aterramento….!!!

      sendo isso, limpei todos os contatos do terra do motor e o problema persistiu; fiz um reforço no alternador com um fio em forma de “V” cujas pontas iriam partir do chassi do alternador para dois pontos: a carroceria e o bloco do motor.

      Fiz esse mesmo esquema saindo da bateria: uma ponta vai pra carroceria e a outra pro bloco do motor.

      feito isso fiz o teste e BATATA!!!! o problema acabou!!!! a resistência do alternador caiu para “29”.

      Então o que acontecia??? pela falta de massa no alternador todo esforço ficava para bateria fazer (toda parte eletrica: do ar condicionado até o centelhamento das velas!!!)

      por isso que ele vivia fraco e mais fraco ainda quando a ventoinha armava!!! Com a falta de energia da bateria o sistema de injeção ficava todo maluco! o carro acelerava sozinho

      rateava e tudo o mais!!!!

      Então quem tem um multímetro, basta colocá-lo na faixa de “200 ohms” ,ligar o carro e todas suas partes eletricas e ir testando com uma ponta no negativo da bateria e a outra nos pontos de massa do carro ate encontrar uma resistência superior a “70 ohms” e dali fazer o reforço do aterramento…

      Beleza pessoal, espero que minha experiência possa ajudar a alguem do forum!!!!

      Abraços!!!

      #30897
      Anônimo

        Cara ótimo informativo,

        O meu é um G3 2004 Álcool básico também e painel de G2, ( hoje só falta ar e direção / até os faróis eu automatizei. )

        Ttive um caso bem parecido nele.

        Oscilava muito a aceleração, principalmente quando você ia pra trocar marcha.Por exemplo erá só pisar na embreagem pra trocar de marcha que a aceleração subia na casa dos 2500/3000 RMP do nada e abaixa continuamente, no minimo umas 3 vezes. Estava com o alternador original de 65Ah em perfeito funcionamento. Até que um mecânico passou no aparelho e a unica coisa que acusou foi bateria fraca, coloquei uma bateria Heliar 65Ah NOVA.

        Na traca da bateria ficou bom por uns 3 dias.

        Fiz varias regulagens no tbi pelo raster. Retirava o cabo da bateria, resolvia por uns 3 dias no máximo.

        O funcionamento da ventoinha era lento, os faróis diminuam bem a luminosidade quando ela armava. ninguém resolveu.

        Certo dia minha mãe chega em casa com o carro numa noite chuvosa, e nessa hora a parte elétrica estava com carga total, (“limpador diant./tras.,ventilação interna,faróis,ventoinha,desembaçador,radio, etc, tudo ligado) Com o carro ainda funcionando abro o capo e vou dar uma olha na bateria, sendo que a unica parte que manda positivo pro carro inteiro são 2 fios de 4mm² com terminais argola fixado no terminal grande positivo da bateria. O fio grosso do positivo é só pro arranque/partida e o que vem do alternador é ligado nele.

        Então. Por conta do tempo esses 2 terminais, meio que deram uma isolada/oxidaram, e quando vou dar uma olha eles estavam começando a ficar preto e ressecados próximos do terminal ( O mesmo que ocorre em muitas casas, com fios de chuveiros mal ligados / o plastico do fio fica até quebradiços ) sendo assim entre o terminal argola e o fio tava muito “quente”, quente mesmo. Acabei me queimando. Até fez bolha no dedo kkkk, o curiosidade, e ali estava o problema do carro todo. Pra resolver peguei e estanhei eles sem cortar a fiação original, BINGO. Agora pode ligar com carga total que eles mal ficam aquecidos. E o funcionamento do carro é outro.

        Então também tem esta dica mas do lado da coisa o positivo. Essa da medição de massa com o multímetro eu não sabia.

        Outra coisa que fiz, foi dar upgrade na parte elétrica com um alternador do Jetta de 140Ah, Comprei no ano passado. Paguei num usado 350,00 + frete no mercado livre. Este alternador é perfeitamente idêntico ao de 65Ah original, podem pesquisar, acho que ninguém fez isso antes. Pois não encontrei nada a respeito ainda.

        E fica a dica, é Só comprar tirar um e colocar o outro. Mas somante para os Gol 1.0 8V OU 16V TODOS.

        #30898
        Anônimo

          Boa tarde galera!!

          Pois e, eu tambem tinha feito um reforco no fil do alternador do meu gol (comprei um alternador original dele de 90ah comprei no mercado livre mas nao tinha resolvido ate que eu descobri esse problema de massa e fio terra…

          Mas ta valendo, otima dica essa sua tambem!

          Espero que essas experiencias ajudem outros donos de goletas como os nossos…

          Abracos!

          #30899
          Anônimo

            Valeu a dica Allan, o meu tem apresentado os mesmos defeitos e vou fazer como tu fez para ver se soluciono de vez este problema.

            Abração a todos do Clube do G3!!

            #30900
            Anônimo

              Makes reading, writing better.

            Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 6 do total)
            • Você deve fazer login para responder a este tópico.