Menu fechado

Quem leva a melhor, Toyota Corolla Cross, Volkswagen Taos ou Jeep Compass?

Clube do Gol Fóruns Notícias Automotivas Quem leva a melhor, Toyota Corolla Cross, Volkswagen Taos ou Jeep Compass?

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #1010687240
    ClubedoGolClubedoGol
    Mestre

      [embed]https://www.youtube.com/watch?v=4i-87URbpQY[/embed]

      O segmento dos SUVs mdios est prestes a pegar fogo com a chegada do Toyota Corolla Cross, alm do Volkswagen Taos, que deve ser lanado em junho. E o campeo do segmento, o Jeep Compass, no quer ser pego com as calas nas mos, por isso ser reestilizado em breve para se manter competitivo. Vamos analisar esses modelos por diversos ngulos para ver se algum se mostra favorito.

      MOTOR O Corolla Cross herdou todo o conjunto mecnico do sed que lhe deu origem. As verses de entrada trazem motor 2.0 flex, com at 177cv de potncia e 21,4kgfm de torque, e cmbio automtico CVT. O desempenho no ruim, mas, por ser aspirado, este motor fica um pouco atrs dos seus oponentes. Vale lembrar que o SUV da Toyota tambm tem uma verso hbrida, combinando motor 1.8 a combusto com um eltrico, que juntos tm 123cv, com desempenho mais focado na baixa emisso e consumo de combustvel.

      Quem leva a melhor?(foto: Arte Jorge Lopes/EM/D.A Press com fotos de divulga
      Quem leva a melhor? (foto: Arte Jorge Lopes/EM/D.A Press com fotos de divulgao)

      No caso do Compass, que est prestes a ser reestilizado, precisamos levar em conta a nova motorizao do modelo, que passar a trazer o motor 1.3 turbo da famlia Firefly, com potncia provvel na casa dos 185cv. O cmbio ser automtico do tipo CVT. Tambm vale lembrar aqui que as verses do Compass equipadas com motor a diesel no entram nesse comparativo, tanto pela performance superior quanto pela faixa de preo, cuja verso de entrada j esbarra nos R$ 200 mil.
      J o Taos vai trazer sob o cap o motor 1.4 turbo, de 150cv e 25,5kgfm de torque, com cmbio automtico de seis marchas. Em suas outras aplicaes, a motorizao passa longe do desempenho afiado, podendo sem classificado apenas como ok.

      Jeep Compass reestilizado(foto: Jeep/Divulga
      Jeep Compass reestilizado (foto: Jeep/Divulgao)

      DESIGN Este quesito o mais subjetivo de todos. O Compass reestilizado muda muito pouco por fora: grade, faris, para-choque dianteiro e rodas (mas tudo isso fica muito parecido com o que era). O modelo vai melhorar mesmo por dentro, o que j se fazia necessrio. Com linhas horizontais, o painel ganha um elemento central que imita couro e uma tela flutuante de 10 polegadas.

      Volkswagen Taos(foto: Volkswagen/Divulga
      Volkswagen Taos (foto: Volkswagen/Divulgao)

      O Taos tem porte robusto, com vincos bem marcantes. As linhas so conservadoras, apesar dos detalhes esportivos, como antenas tipo barbatava de tubaro, spoiler e grandes sadas de escape falsas. A cereja do bolo a linha de LED que corta a grade do modelo. O interior mais convencional, e, apesar da o detalhe horizontal em couro, abusa do plstico duro.

      Toyota Corolla Cross(foto: Toyota/Divulga
      Toyota Corolla Cross (foto: Toyota/Divulgao)

      J o Corolla Cross aposta em um porte menos robusto, mas suas linhas so mais ousadas. O principal elemento a “gradona” esportiva. Os faris estreitos tambm so marcantes. O interior “cpia carbono” do sed da Toyota, apesar de o acabamento deixar um pouco a desejar.

      Interior Jeep Compass reestilizado(foto: Jeep/Divulga
      Interior Jeep Compass reestilizado (foto: Jeep/Divulgao)

      ESPAO INTERNO O destaque quanto distncia entre-eixos, medida que sugere bom espao interno, do Taos, com 2,68 metros. Enquanto isso, o Corolla Cross tem entre-eixos de 2,65m, e o Compass, 2,63m. Pode parecer pouco, mas, nesse quesito, cada centmetro vale muito para se obter um melhor espao interno.

      Interior Volkswagen Taos(foto: Volkswagen/Divulga
      Interior Volkswagen Taos (foto: Volkswagen/Divulgao)

      O VW Taos se destaca tambm quanto ao volume do porta-malas, de 498 litros. Em segundo lugar vem o Corolla Cross, com 440 litros, e em seguida o Compass, que tem 410 litros. Vale lembrar que estamos considerando aqui as propores do Compass atual, j que a chance desses nmeros mudarem em uma reestilizao muito remota.

      Interior Corolla Cross(foto: Toyota/Divulga
      Interior Corolla Cross (foto: Toyota/Divulgao)

      CONTEDO O Corolla Cross traz como itens de srie airbags frontais, laterais, de cortina e de joelho; cmera de r; controle de estabilidade e trao; assistente de partida em rampa; sensor de estacionamento traseiro; faris com acendimento automtico e ajuste de altura eltrico; faris de neblina; ar-condicionado digital com sada traseira; retrovisores eltricos, retrteis e com rebatimento; e sistema multimdia com tela ttil de oito polegadas e conexo com smartphones.

      J a verso de topo traz itens como ar-condicionado digital de dupla zona; banco do motorista com regulagem eltrica; carregador por induo para celular; estribo lateral; e sensor de estacionamento dianteiro. Mas os itens que se destacam so alerta de ponto cego; alerta de trfego traseiro; sistema de pr-coliso frontal (alerta + assistncia de frenagem); alerta de mudana de faixa; faris altos automticos; e controle de cruzeiro adaptativo.

      Jeep Compass reestilizado(foto: Jeep/Divulga
      Jeep Compass reestilizado (foto: Jeep/Divulgao)

      Ainda cedo para “cravar” o novo contedo de srie do Compass reestilizado, mas, devido nova concorrncia, o modelo sofre a presso de no ganhar preo e, ao mesmo tempo, se manter atraente. Porm, comparado ao Corolla Cross, os equipamentos de srie da atual verso de entrada so competitivos: airbags dianteiros; controle de trao e estabilidade (incluindo para trailer); controle anticapotamento; acendimento automtico de faris; assistente de partida em rampa; sensor de chuva; sensor de estacionamento traseiro; cmera traseira; monitoramento da presso dos pneus; faris e lanterna de neblina; retrovisores eltricos; ar-condicionado de dupla zona; sistema de udio com tela ttil de sete polegadas e conexo com smartphones; e chave presencial.

      Em sua verso de topo Limited (que a mais equipada a trazer o motor 2.0 flex), o Compass tem ainda airbags laterais, de cortina e de joelho; banco do motorista com ajustes eltricos; faris em xnon; partida remota; sensor de estacionamento dianteiro, sistema de udio com tela ttil de 8,4 polegadas; monitoramento de ponto cego; e sistema de estacionamento semiautnomo. Espera-se que esta verso possa ganhar alguns itens que j estrearam em outros mercados, como carregador sem fio para celular, quadro de instrumentos digital, viso 360 graus ou novos recursos semiautnomos.

      Volkswagen Taos(foto: Volkswagen/Divulga
      Volkswagen Taos (foto: Volkswagen/Divulgao)

      Tambm ainda no se sabe com exatido a lista de equipamentos do VW Taos. Porm, como o modelo foi mostrado apenas na verso especial Launch Edition, podemos saber o mximo que poder trazer, como quadro de instrumentos digital de 10 polegadas, teto solar panormico, banco do motorista com ajustes eltricos, freio de estacionamento por boto, ar-condicionado de dupla zona com sada para o banco traseiro e luzes ambiente. E as funes semiautnomas tambm esto nessa lista: alerta de coliso frontal; alerta de trfego cruzado traseiro; frenagem de emergncia com deteco de pedestre, assistente de ponto cego; controle de cruzeiro adaptativo e frenagem ps-coliso.

      Toyota Corolla Cross(foto: Toyota/Divulga
      Toyota Corolla Cross (foto: Toyota/Divulgao)

      PREOS A estratgia de preos do Corolla Cross competir com o Compass com as verses 2.0 XR (R$ 139.990) e 2.0 XRE (R$ 149.990). Da para a frente, as verses hbridas – 1.8 XRV (R$ 172.990), 1.8 XRX (R$ 179.990) e 1.8 Special Edition (R$ 183.980) – j tm um pblico mais especfico, mais focado na baixa emisso.A Volkswagen ter a vantagem de lanar seu novo SUV mdio antes que os concorrentes, podendo se beneficiar da estratgia de fazer a fama do custo/benefcio para depois ir equalizando o preo. Para o modelo, so esperadas duas verses, a Comfortline (por volta dos R$ 140 mil) e a Highline (na casa dos R$ 180 mil). Ainda haver a verso especial de lanamento Launch Edition.

      Como j citamos, o Compass no poder mudar muito o preo das verses, que j trazem boa oferta de equipamentos, devendo continuar mais ou menos como agora: 2.0 Sport, R$ 135.990; 2.0 Longitude, R$ 150.990; e 2.0 Limited, R$ 172.990. Para as verses equipadas com motor a diesel, a histria outra.

      Reportagem no site

    Visualizando 1 post (de 1 do total)
    • Você deve fazer login para responder a este tópico.