Clube do Gol › Fóruns › Clube do Gol Quadrado › G1 – Mecânica e Manutenção › Rodas e alteração das medidas
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29/12/2008 às 05:45 #1010226823AnônimoTenho essa dúvida desde muito tempo. Quero aproveitar esse canal pra ouvir a opinião da galera aqui do fórum.
Todo carro é projetado pra ter um certo diâmetro de roda. Nada menos, nada mais para o qual foi projetado. Alterações no diâmetro podem causar falsa aferição no velocímetro e no odômetro. O aumento do diâmetro do aro pode ser compensado com pneu de costado mais baixo, mas nem sempre isso é respeitado. Assim como podemos utilizar um pneu 185 X 65 X 14, também podemos usar um 185 X 60 X 14. Essa diferença de 65 para 60 indicaria um pneu com perfil mais baixo. A consequência disso seria que, em cada giro de 360º do eixo da roda, o percurso seria menor, haja vista o menor diâmetro e menor circunferência. Tomemos como exemplo o aro 14″, cuja medida da circurferência é 223,31 cm. Já o aro 13″ é 207,36 cm. Se essa diferença não for compensada na medida do perfil do pneu, o carro andará mais com o aro 14″ do que com o aro 13″, não concordam? Acredito que isso poderá ocasionar falsa leitura de, até, velocidade.
Alguém já pensou nisso?29/12/2008 às 13:24 #1010226825Anônimorealmente, alterar as rodas e pneus do carro sem critério nenhum como a maioria faz realmente traz esses problemas..a mudança de rodas aro 13 pra 14 ou então de perfil 60 para 65, não acho que traga grandes diferenças pro carro, porém, rodas muito maiores que as originais podem trazer um bom erro de leitura no velocímetro, e além disso com rodas muito grandes, o carro fica mais lento de arrancada, (porém ganha em velocidade final)
29/12/2008 às 17:44 #1010226827AnônimoFujiwara escreveu:… com rodas muito grandes, o carro fica mais lento de arrancada, (porém ganha em velocidade final)Concordo plenamente.
12/01/2009 às 18:07 #1010226829AnônimoNo Best Web Site tem uma calculadora legal para isto…Do lado esquerdo vc colocar os valores de pneu e rodas orignais do carro. E no lado direito vc vai testando outros valores que se aproximem mais do original.
No caso do gol 1.6 e 1.8 originais são aro 13″ pneu 175/70 R13
Outras opções sem mudar o diametro externo são: 185/60 R14 ou 195/50 R15
Pode fazer várias outras opções sem mudar o diametro externo. O ideal que a diferença entre os diametros externos dos pneus não ultrapasse 2% para não prejudicar as leituras do velocímetro e odometro.
http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/pneu16.htm
Falow
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