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30/11/2010 às 11:19 #1010244167AnônimoGalera com muita alegria estou criando este tópico. O tópico original é do amigo digo_rp de São José do Rio Preto.
Cerca de seis meses atrás meu carro (CHT 1.6 1992) apresentou uma zica no painel. Toda vez que eu ligava as setas o ponteiro do conta-giro oscilava. Algumas vezes eu estava andando e do nada o ponteiro ía para 7000rpm. Era um defeito intermitente que incomodava demais. Algumas vezes até o led da temperatura acendia. Chateava-me muito, pois sou Bacharel em Mecânica e sabia que havia uma interferência (ruído, fuga de corrente) que afetava o painel, porém não o achava em lugar nenhum!!!
Apresento agora todo o dinheiro que gastei tentando resolver na sequência em que fui gastando e o problema continuava:1- Troca do regulador de voltagem do painel;
2- Troca da malha elétrica do painel;
3- Troca do painel completo;
4- Troca do sensor de temperatura (cebolinha), pois as vezes piscava a luz da temperatura;
5- Rotor do distribuidor;
6- Tampa do distribuidor;
7- Mesa do distribuidor;
8- Cabos de velas;
9- Velas; e
10- Muita fita isolante.Ítens que ainda seriam trocados:
1- Caixa de fuzíveis; e
2- Regulador de tensão do alternador.Mas hoje navegando pelo fórum li um tópico do amigo citado acima sem nem imaginar do que se tratava, pois o tópico de nosso amigo dizia:
“apenas uma experiência aos amigos”.
Vejam:
“Amigos, neste sabado passado dia 27/11/2010 resolvi comprar um painel do santana para colocar no meu GQ, que é um gl 1.8 1994. seguinte, aparentemente seria tudo ok, basicamente um pelo do plug-and-play. porem nao foi… o conta-giros, estava maluco, as vezes funcionava e quando funcionava, se desse seta daí a coisa engrossava mesmo, se ligasse a luz então putz. que vontade de picar o pé em tudo….
agora vai a dica… Ninguem vai acreditar…. adivinha da onde tive de puxar o sinal para o conta-giros ? o fio vermelho e preto ?
do negativo da bobina….. hahaha não não e não. dava uma baita interferencia no contagiros…. tive de puxar do sinal que sai do sensor hall do distribuidor…. imaginem só…. sem interferencia nenhuma e tudo funcionando corretamen. agora vai a dica…..
cuidado ao colocar a bobina do gol MI nos seus goletas…. não sei o porque, quando descobrir venho postar a resposta, essa bobina não deve funcionar do mesmo jeito das bobinas antigas para automoveis com sistema de ignição eletrônica. elas nao devem possuir algum tipo de diodo interno para evitar o efeito spurios…. tipo aquele choque quando se energisa a bobina….”
Não perdi tempo, larguei o computador ligado e fui na garagem.
Um alicate, um pedaço de fio e uma fita isolante e pronto!!!
Problema solucionado em 10 minutos!!! Após ler o tópico do digo_rp parei parar pensar que realmente coincidia o início do problema com a instalação da bobina MI. Deixo aqui este tópico para facilitar a busca futura de quem instalou a MI e está com o mesmo problema.Ressalvo que em meu carro coloquei o fio vermelho e preto que vem do painel direto no fio verde que entra no sensor hall do distribuidor. Em motores AP não sei se é o mesmo fio verde que coloquei, mas isso é fácil de resolver com uma lâmpada de teste verificando qual chega negativo no sensor hall.
Moderadores irei colocar esse post aqui, na página principal e na manutenção, pois sei que há inúmeros usuários com o mesmo problema e isso facilitará que muitos leiam.
Já estava quase vendendo o quadradinho de tanta raiva e tristeza. Obrigado digo_rp!!!
Abraço a todos.
30/11/2010 às 17:09 #1010244169Anônimoou, coloca umas fotos de como faz, vai ajudar mto a galera que tem esse problema e não saca nada de elétrica, ou n sabe oq é, e nem onde fica o sensor hall (como eu xD)30/11/2010 às 18:04 #1010244171AnônimoDepois eu coloco umas fotos. Mas para adiantar, sensor hall é a bandeja que tem dentro do distribuidor. Distribuidor é o local de onde saem os cabos de vela para o motor. Há três fios chegando no distribuidor. No motor CHT um deles é verde, basta tirar o fio vermelho e preto que tá ligado na bobina e ligar direto no verde próximo ao distribuidor.21/06/2011 às 12:59 #1010244173AnônimoOla amigo vc falou desse problema p/motor cht e pro motor ap sera q é assim tb?21/06/2011 às 17:18 #1010244175AnônimoMesma coisa. Coloca o cabo do conta-giro (se não me engando é vermelho e preto) ligado direto em um dos fios (não sei qual, mas testa em um e outro até funcionar, fica tranquilo que não queimará nada não) bem próximo ao distribuidor. Desta maneira ele não recebe um pequeno pulso da bobina que o faz oscilar.
Abraço,
Madson. -
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