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Volkswagen Taos estreia oficialmente com LED na grade, interior de Nivus e porte de Jeep Compass | Lançamentos

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      Espaço e segurança são dois dos aspectos mais valorizados do Taos, SUV concorrente do Jeep Compass que a Volkswagen começa a vender no Brasil no segundo trimestre. Em apresentação técnica para a imprensa, José Loureiro, gerente executivo de Desenvolvimento da montadora, destacou medidas e recursos tecnológicos do modelo que será montado na Argentina para ocupar o espaço entre T-Cross e Tiguan All Space.

      Com 4,46 metros de comprimento, o Taos tem 26 cm mais que o T-Cross e é 6,7 cm mais longo que o Compass. Seus 1,84 m de largura acrescem 2,2 cm sobre o Jeep; na altura, é menor 7 milímetros: 1.626 ante 1.633 mm. Com 2,68 metros de distância entre os eixos, o novo SUV bate o concorrente por 4,4 cm, e o gráfico exibido mostra o perfil de uma pessoa no banco traseiro com boa área para as pernas. Boa vantagem também no porta-malas, que na comparação da VW oferece 88 litros a mais de espaço para bagagem (498 l x 410 l).

      Gráficos exibidos durante a apresentação revelam boa capacidade para superar terrenos irregulares e rampas. O Taos guarda 18,5 centímetros de distância do solo na dianteira, 20,6 cm na traseira e 24,6 cm entre os eixos. No balanço dianteiro, o VW tem 90 cm entre o eixo da roda e a extremidade do para-choque, medida 5 milímetros menor que a do Jeep Compass. Já no balanço traseiro, o Taos é 2,8 cm maior (881 x 853 mm).

      Os ângulos de transposição são de 19 graus de entrada, 26,3 de saída e 20,1 de rampa, suficientes, segundo Loureiro, para a classificação do Taos como um SUV. O veículo conta ainda com proteções inferiores. A apresentação, porém, aponta que esses dados são preliminares, teóricos e válidos para o carro vazio. O chefão da engenharia da VW lembra ainda que uma mola pode ter uma variação de 10 milímetros.

      Volkswagen Taos está disponível apenas com tração dianteira — Foto: Divulgação

      O quarto modelo da “ofensiva SUV” da VW chega com a nova assinatura de luz, diretamente inspirada nos elétricos ID da marca: um fio de led que cruza toda a grade entre os faróis até junto do logo central. Loureiro afirma que “há leds e leds”, e fez mistério quanto a outras novidades que o lançamento deve trazer, como recursos e acabamento no interior. Mas falou de uma possível apresentação exclusiva para explorar recursos de iluminação.

      A luz ambiente, por exemplo, vai acompanhar o modo de condução. O motorista do Taos poderá escolher entre quatro: Econômico, Normal, Sport e Individual. Eles alteram as respostas de motor, transmissão, direção elétrica, ar condicionado, controle de cruzeiro adaptativo e… iluminação ambiente, desde um suave azul ao vermelho. Recursos de estilo à parte, os faróis de Led do Taos serão equipados com facho alto automático: as luzes “aumentam e abaixam” quando não há carros vindo em sentido contrário.

      A VW promete ainda recorrer à eletrônica para tornar a vida dos ocupantes do Taos mais segura e confortável. O SUV vai alertar o motorista sobre a pressão alterada dos pneus, monitorada a partir de sua frequência de vibração. Se necessário, o condutor será “convidado” a fazer uma pausa pelo Detector de fadiga.

      Medidas externas são maiores do que as disponíveis no Jeep Compass — Foto: Divulgação

      Radares monitoram o entorno do Taos em baixas velocidades e previnem o motorista pelo detector de ponto cego da aproximação de outro carro a até 20 metros. A mesma distância é coberta em manobras de ré, quando o carro pode se freado automaticamente para evitar colisão. E a montadora anuncia que a segurança se estende a quem está nas ruas. Acima de 30 km/h, o reconhecimento de pedestre alerta o motorista com sons e ícones sobre a presença de pessoas na via; abaixo dessa velocidade, caso o condutor não reaja aos sinais, o Taos é freado automaticamente.

      O sistema ACC (controle de cruzeiro adaptativo) do lançamento conta com o recurso stop and go: além de manter velocidade constante e distância segura do veículo adiante, permite paradas e faz retomadas de aceleração. Já o Front assist alerta quando há aproximação rápida do veículo à frente, pode dar um toque no freio e, caso o motorista não reaja, fazer uma frenagem de emergência.

      O novo SUV da VW será equipado com freio de estacionamento eletromecânico. O conforto prometido vai além de imobilizar o carro por um botão. Caso o motorista comece a rodar sem notar uma porta aberta, o sistema EPB aciona o freio a 3 km/h. E o assistente dinâmico DAA libera automaticamente o freio na primeira partida do dia ou ao se acelerar. Em caso de acidente, o Post collision Brake, acionado com a deflagração dos air bags, imobiliza o carro para evitar colisões seguidas.

      Volkswagen Taos ficará entre o T-Cross e o Tiguan em posicionamento de preço — Foto: Divulgação

      O Taos será equipado com motor 1.4 250 TSI turbo de injeção direta, 150 cavalos de potência máxima a 5 mil rpm e 25,5 mkgf de torque a partir das 1.500 rpm. Loureiro exibiu gráficos com as curvas de toque e potência que revelam respostas muito semelhantes tanto para gasolina como para etanol. Segundo a VW, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos e atinge a velocidade máxima de 194 km/h. A transmissão automática AQ250 de seis marchas oferece função Sport, e borboletas para trocas no volante vão equipar todas as versões.

      Com peso de 1.420 kg, Loureiro reforça que o Taos é 136 kg mais leve que o Compass e tem a melhor relação entre torque e peso frente a seus concorrentes diretos de EUA, Japão e Coréia do Sul: 55,69 kq/kgmf. 25% do consumo de um veículo, afirma o engenheiro, vem do seu peso.

      Sistema Kessy de reconhecimento, que destrava a porta e libera a ignição mesmo com a chave no bolso, é um dos itens de conforto. O Taos terá ainda sistema multimídia de 10,1 polegadas e painel digital de 10,2 polegadas. Será possível desativar o sistema start stop com um toque na tela, por exemplo. O teto-solar será panorâmico.

      Painel digital tem 10,2 polegadas, um pouco maior do que a tela da central multimídia — Foto: Divulgação

      O novo SUV contará com tração dianteira, suspensão frontal McPherson e traseira multibraços. Sensor de inclinação vai contribuir para a estabilidade. As rodas de liga aro 18 polegadas serão calçadas com pneus 215/55. Os freios serão a disco nas quatro rodas. O tanque de combustível terá capacidade para 51 litros.

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