Menu fechado

texto sobre volante aliviado.nao tenho nada com isso! achei!

Clube do Gol Fóruns Clube do Gol Quadrado G1 – Mecânica e Manutenção texto sobre volante aliviado.nao tenho nada com isso! achei!

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    Posts
  • #1010178459
    Anônimo
      Loko, em Aug 16 2005,
      Seguinte… Para tudo existe “prós e contras”.

      O “volante do motor” além de servir para dar a partida no motor, tmb é uma peça que armazena energia cinética do manco ( lembre-se que, em um motor 4T vc tem só meia volta do vira produzindo força… O tempo de combustão. A outra “volta e meia”, só serve para “roubar” energia do manco… ) e uma coisa que nos esquecemos: Ele é a parte que aguenta toda a “força” que o disco de embreagem faz para tracionar o manco, qnd o platô “aperta” ele.

      Acontece que, em muitas “aliviadas”, nego ou não balanceia ele descentemente, ou tira material de áreas que não seria nada recomendável “aliviar”, pois essa perde sua resistência original. Aqui morre aquelas histórias de volantes que simplesmente “pulam” pra fora da caixa seca e fazem um reg@ço que não é brincadeira… ( Simplesmente imagine uma peça de uns 25kg, girando descontroladamente a uns 6000 RPM e tendo sua borda cheia de dentes, como em uma serra… Imaginou? Pois é… :(

      Se vc fosse fazer um carro exclusivamente para arrancadas, eu até recomendaria… Mas como nossos mancos são para o dia-a-dia, o alívio não é interessante pois, o funcionamento do motor torna-se mais “áspero” ( começa a vibrar o motor e por consequência o carro ), deixa as saídas nas rampas mais “chatas” e nas trocas de marcha o manco até poderá perder velocidade pois esse disco não terá tanta massa para “empurrar” o câmbio, enquanto vc não volta a pressionar o acelerador. corre-se o risco de perder/trincar mais facilmente o disco, etc e talz…

      Sinceramente?

      Há mais coisas, mais prioritárias inclusive, do que um simples alívio de volante.

      #1010178461
      Anônimo
        agora uma duvida

        o volante do AP Mi eh mais pesado q do carburado neh? 2kg se ano me engano. e a troca deles eh plug em play, tipo do mi no carburado e do carburado no mi?

        #1010178463
        Anônimo
          Eu ja vi nego aliviar o volante em carro turbo, e isso é uma prática comum em aspirados, porém, ainda assim há opiniões divergentes, muitas pessoas preferem faquear o vira-brequim.

          O carro turbo que vi com o volante aliviado, o mesmo saiu pra fora e fez um arregaço que nunca tinha visto, cortou tudo, do bloco a roda passando a longarina.

          Só uma opinião, de créditos a fonte de extraiu o texto.

          Estou transferindo o tópico para área correta.

          Abraços

          #1010178465
          Anônimo
            tem outras opções tbm…existem volantes de aluminio forjado que são beem mais leves e bem resistentes…

            []s

          Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
          • Você deve fazer login para responder a este tópico.