Menu fechado

Válvula Termostática X Cabeçote (???)

Clube do Gol Fóruns Clube do Gol Quadrado G1 – Mecânica e Manutenção Válvula Termostática X Cabeçote (???)

  • Este tópico contém 43 respostas, 19 vozes e foi atualizado pela última vez 15 anos atrás por Anônimo.
Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 44 do total)
  • Autor
    Posts
  • #10087525
    Anônimo
      Fala ae Galera!

      Seguinte: Acabei de fazer o bura da minha goleta e o técnico me informou que estamos sem a Válvula Termostática e que seria bom para o meu bolso providenciar a mesma o quanto antes.

      Pois bem, já estava quase tudo certo pra colocá-la na terça-feira e um conhecido veio com a seguinte informação que me deixou intrigado e decidi recorrer a vcs pra tentar esclarecer o assunto:

      Segundo esse conhecido, geralmente quanto o motor foi feito mais de duas vezes, geralmente os mecânicos retiram a válvula termostática pq o cabeçote fica baixo e para que a água passe direto pro bloco. Caso contrário, com a válvula termostática, pode gerar um superaquecimento e queimar a junta do cabeçote enquanto ela permanecer fechada até que se atinja a temperatura ideal. :uia:

      Essa informação procede? :glare:

      Estou receoso pq a antiga dona do meu carro me disse que o motor foi feito há pouco tempo. Como tô querendo deixar a goleta no jeito não posso correr esse risco.

      Arrisco colocar a válvula termostática?

      Quem souber e puder esclarecer esse mistério desde já agradeço.

      Abraços,

      Gilgamesh

      #10087527
      Anônimo
        cara o meu ta correndo dirreito e ele ta no alcool…..

        nunca deu pau…..neese tipo de coisa…..o q eu achu ;.;;;

        S/ valvula ele trabalha na temperatura certa….c tiver friu ele naum funciona e
        c ele esquentar ele liga a ventuinha é o q acontece comigo

        uma goleta gti no alcool …….

        mais eu nunca tive problema desse tipo no meu…..seu mecanico deve ta falando asnera pra ele ganha dinheiro….

        pois o meu disse q em uma ´´ estrada o motor trabalharia meui ´´friu q é bom para o desempenhu mais naum sei c isso é verdade…..

        mais o pessual do forum vai t dah uma aliviada nunca tive um carburado por isso naum sei t informar corretamente…

        #10087529
        Anônimo
          Gilgamesh, q eu saiba… Quando faz motor vc não rebaixa o cabeçote, me corrijam se eu estiver errado! Não entendi como ele arrumando o carburador viu que está sem a válvula termostatica… :doido: Esse kra não ta querendo ganhar um dinheiro nas suas costas não ??!!

          A função dessa válvula, é fazer o motor aquecer mais rapidamente, para que o mesmo trabalhe na temperatura ideal o mais rápido possível.
          Ela funciona assim: Com o carro frio, ela fica fechada, fazendo a água circular por todo sistema, menos o radiador, por isso esquenta rápido!!! Depois que aqueceu, ela fica abrindo e fechando para manter sempre a temperatura ideal!
          E Haruzo, seu mecânico falou :tacafogo: :bleh:, sem a válvula na estrada, seu motor vai ficar frio, o óleo vai afinar e com o RPM alto, isso faz a vida útil do seu motor diminuir muito!
          Motor quente – óleo grosso
          Motor frio – óleo fino – assim lubrifica + rápido todo o motor!

          Um assunto só pra vc entender: Lembra nos carros que tinha ventilador no lugar da ventoinha elétrica ? Tipo chevett, caravan, marajó… Esses carros no engarrafamento, q precisavam do ventilador girando rápido pra compensar o carro parado, o ventilador tava girando pouco na velocidade da marcha lenta! Costumavam ferver!!! Ate pq o radiador não era selado (agua fervia a 100C), assim não funcionavam como o sistema da panela de pressão, q aumenta o ponto de ebulição da agua.
          Cada vez + pressão, mais alto fica o Ponto de Ebulição!
          Já na estrada, que o motor tem q ficar quente, ficavam frio, pq o ventilador rodava muito rápido!!! Por isso foi substituído pela ventoinha elétrica, alem de ser perigoso e roubar potencia do motor.

          Se eu fosse vc, colocaria a válvula termostatica, mas quando ele for instalar, fica olhando pra ver se realmente está sem!!! Ja que vai drenar o sistema, aproveita e coloca uma mangueira no reservatório e deixa a agua circular para limpar o sistema, isso com o carro desligado!!! Depois coloque as mangueiras e coloca agua com aditivo a base de etilenoglicol.
          Tem o paraflu, bardahl, draft. Pega concentrado de preferencia!
          Esse aditivo, faz previnir o superaquecimento e o congelamento do líquido do sistema de refrigeração, aumenta o P.Ebulição e diminui o P.Fusão, lubrifica a bomba d´água e reduz a corrosão do sistema.

          No gol pega na faixa de 5litros de agua, coloca essa agua num pote limpo, e deixa descansar uns 30min para evaporar o cloro!! Depois coloca no reservatorio com 1litro de aditivo!

          Vlw, qualquer duvida, posta ai!!!

          #10087531
          Anônimo
            PedroRJ

            Cara, vc disse tudo e mais um pouco.

            Parabens!

            #10087533
            Anônimo
              pow galera… cuidado com os mitos…

              válvula termostática é indispensável pra saúde do motor. é ela que mantém a temperatura ideal de funcionamento do motor. sem ela o carro vai trabalhar abaixo da temperatura ideal, aumentando o consumo, reduzindo a potência, e o principal de tudo, prejudicando a lubrificação do motor, pois o óleo não consegue atingir a temperatura de trabalho.

              a válvula termostática tá no pé da bomba de água, logo na saída daquela mangueira q entra por baixo do radiador. portanto, o motor tá cheio de água, e há água circulando, mas por aquela mangueira q entra por cima do radiador. se sua ventoinha tá disparando legal, a temperatura no painel se mantém estável e não vaza água pela tampa do reservatório (supondo-se tudo em perfeito estado, inclusive a válvula) não há com o q se preocupar…

              mas, pra acabar com isso e tirar sua dúvida por completo:

              como fica a marcação de temperatura no seu painel? fica parada no meio ou fica variando??? qdo vc pega velocidade o ponteiro abaixa?

              se variar, vc tá sem a termostática. se não variar, vá curtir seu quadrado despreocupado!!!!
              :D

            Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 44 do total)
            • Você deve fazer login para responder a este tópico.